10 de dez. de 2015

fungicida do leite crú




Recomenda-se limpar os seios antes da amamentação, pois o leite materno também é um fungicida natural e essa limpeza dos mamilos pode prevenir a criação ou transmissão para a boca no neném de algumas bactérias existentes na pele do seio.
E porque não nas plantinhas?
O leite crú não é um contaminante do ambiente ou dos alimentos, conseqüentemente, pode ser utilizado em qualquer modelo de agricultura. 
Numa cultura orgânica é indispensável pois não deixa traços e substitui venenos.
Inseticida Natural Contra Cochinilas e pulgões 
Leite de vaca sendo usado na agricultura.
O leite pode agir como fungicida em mais de uma maneira de ação para controlar o Oídio
O controle dos Oídios é realizado por meio do uso de variedades resistentes ao fungo e de fungicidas. 

Uso de fungicida
No caso dos fungicidas, apesar da eficiência, ocorrem diversos problemas relacionados com a seleção de linhagens resistentes do patógeno e com a contaminação ambiental, do alimento e do aplicador. 

Leite fresco pode ter efeito direto contra a Sphaerotheca fuliginea devido às suas propriedades germicidas.
O leite contém diversos sais e aminoácidos, induzindo a resistência das plantas ajudando a controlar a doença estimulando o controle biológico natural na própria planta.
Aplicando o leite diluído semanalmente a concentração utilizada pelos agricultores tem variado de 5 a 20%, dependendo das condições específicas de cada cultura, o ambiente e inclusive considerando a severidade do ataque da doença .

Porque funciona?
O leite devido às suas propriedades naturais, agrega-se à planta formando um filme microbiano na superfície da folha cobrindo-a e protegendo .
A pulverização do leite de vaca cru, uma vez por semana, nas concentrações de 5% e 10%, dependendo da severidade da doença, controla o Oídio da abobrinha e do pepino de forma semelhante aos fungicidas recomendados para a cultura destes.
A concentração de 10% deve ser utilizada quando a infestação de Oídio for alta. 
Ex: Para se obter um volume total de 1000 ml. ( 1 litro)
Concentração de  5%:  são 50 ml de leite para 1000 ml de água.
Concentração de 10%: são 100 ml de leite para 1000 ml de água. 

O que é um oídeo?

Dá-se o nome a um elevado número de fungos unicelulares pertencentes à família dos erisifáceos e dá-se o nome de oídio às doenças das plantas provocadas por aqueles fungos.
Oídios são fungos altamente evoluídos, sendo todos eles parasitas biotróficos obrigatórios, ou seja, só crescem no tecido vivo das plantas. 

Embora esses fungos raramente causem a morte de plantas, eles reduzem o potencial produtivo das culturas e podem também afetar a qualidade do produto. 
Os Oídios, também são conhecidos como cinza ou míldio pulverulento, são facilmente reconhecidos, pois formam colônias esbranquiçadas e de aspecto pulverulento na superfície das plantas, principalmente sobre a superfície das folhas.
Os oídeos estão entre os principais fitopatógenos, ocorrendo em todas as regiões do mundo na maioria das espécies vegetais e hortaliças cultivadas como pepino, abobrinha, alface e quiabo, tomates, mudas de Eucalyptus, em pimentão e outras hortaliças, em roseiras e plantas ornamentais.
http://rubenatureza.link>Jardinagem é um prazer que compensa 
A doença ocorre na parte aérea da planta, principalmente nas folhas.

Sintomas do ataque
Os sintomas de ataque por oídeos são um crescimento branco pulverulento, formado por micélios, conidióforos e conídios do fungo, ocupando inicialmente pequenas áreas do tecido e podem tomar toda a extensão devido à coalescência das manchas.
As plantas atacadas pelos oídeos tem a sua produção prejudicada.
se você gostou compartilhe, e não deixe de ver outros assuntos relacionados nos links abaixo:

Postagem em destaque

MEDITAÇÃO CRÍSTICA

#MEDITAÇÃO CRÍSTICA. #APRENDA_MEDITAR Ao  meditar, assuma uma postura confortável. P ara obter um estado m...