4 de dez. de 2015

MUDAS POR ALPORQUIA

Como fazer alporquia
A alporquia é um sistema de enraizamento que demora entre 90 e 120 dias mais ou menos, ou a propagação vegetativa de uma muda de uma árvore frutífera na própria planta. 


Em que consiste o sistema de alporquia?
Basicamente consiste em retirar uma muda de uma árvore fazendo com que o ramo a ser retirado como muda possa criar suas próprias raízes antes de ser separado e replantado.

Na alporquia interrompe-se a circulação propositadamente da seiva da planta. 
Ao tirar a casca em volta do galho, onde se colocará o material, esfagno, o fluxo da seiva será interrompido nesse ponto ramo e assim impede-se a volta da seiva ao galho pela circulação.
Esse procedimento força a planta em questão a criar raízes para essa seiva naquele ponto através das células chamadas meristemas.

Não é um processo difícil, mas requer uma certa dose de paciência para dependurar o esfagno com um barbante amarrado nas extremidades. Esse ponto em que o galho será cortado deverá estar posicionado à uma distância de pelo menos trinta centímetros do tronco desse ramo.
Amarra-se uma das pontas de um saquinho, daqueles de laranja rasgado a partir do meio do mesmo para dar sustentação ao material da alporquia.


Após o enraizamento poderá ser separada da planta mãe. As mudas reproduzidas por alporquia podem ser colocadas, devido ao seu porte menor, em vasos ou mesmo no chão num espaço menor. 
A muda nova irá produzir frutos ao mesmo tempo que a planta mãe e produzirá frutos tão bons e com as mesmas características da planta mãe.

passos:
Na época apropriada em que a vegetatividade das plantas é mais intensa, por exemplo primavera e verão, e principalmente das chuvas. Lembre-se que algumas plantas hibernam e no inverno frio a circulação da seiva torna-se mais lenta ocasionando em lentidão também na formação de novas raízes.
Depois da escolha de um ramo bonito e saudável e que já produza frutos, melhor ainda os que produzem mais frutos que outros, nunca no tronco principal e sempre de um ramo lateral para não prejudicar a planta, e procedendo à limpeza da casca e da aplicação do hormônio enraizador igual ao que é naturalmente produzido pela própria planta e a respectiva cobertura dessa parte com esfagno umedecido e envolvendo-o com um plástico aderente.

Temos disponibilizado um hormônio sintético que também facilita o enraizamento de nome: ácido indol-acético, ácido indol- butírico e é encontrado na forma de liquido, gel ou pó e pode ser adquirido em lojas especializadas, como agropecuárias.

Inicialmente, coloca-se o esfagno ou xaxim e envolve o mesmo com o barbante, deixando a ponta do barbante do outro lado subjacente ao fim do volume da alporquia.
O que é o esfagno?

O sphagnum é um tipo de musgo que é encontrado em lojas agropecuárias e de produtos para floristas.
Existem alguns substitutos que podem ser areia, turfa, casca de arroz carbonizada ou coxim (pó de coco). Coxim substitui o xaxim antes de usar é preciso deixar de molho na água e trocar esta várias vezes para a retirada das substâncias que podem prejudicar as mudas.

O gel é ideal para quem tem pouca prática. Ao pó recomenda-se misturar com lanolina em pasta para tornar mais fácil sua colocação no alporque sem desperdícios.

Preparo do esfagno
Umedeça o esfagno, num balde com água, numa quantidade necessária para cobrir todo material esperar alguns minutos para que fique bem encharcado retirando o excesso de água, para ficar apenas úmido.

Não tem esfagno?
O esfagno pode ser substituído por materiais como o coxim, areia, casca de arroz carbonizada substrato, húmus, terra local que deverão reter a umidade, sem que se perca por escorrimento

Fazendo o alporque
Esterilize  instrumento de corte, canivete, estilete ou faca  no fogo ou álcool e faça o corte como um anel no galho.
Faça dois anéis e retire a casca do ramo a uns 30 cm de distância do caule.
Faça o anelamento preferencialmente num mesmo tamanho do diâmetro do galho, ou com pelo menos 2 cm. Não aprofundar o corte no lenho pois somente a parte da casca é retirada totalmente, descobrindo o câmbio e com atenção para a parte do corte em direção aos ramos que deve ser muito bem circundado porque é esta parte que fica mais afastada  do caule da planta mãe e é a que receberá o hormônio enraizador passado com um pincel fino.
Faça um envoltório com o esfagno sobre a seção da alporquia no galho centralizando no anel e de forma que não deslize e cubra o envoltório com um filme plástico pvc ou mesmo plastico comum .
Prenda as pontas com barbante deixando uma entrada para água ou injete a água com uma seringa

Deixar uma das pontas mais solta junto do ramo, convém observar a carga gravitacional para retenção da água quanto ao sentido que deverá estar para introduzir água periodicamente.

Tanto o esfagno como o xaxim são fáceis de manusear, mas a turfa, areia ou casca de arroz carbonizada são soltos, talvez seja conveniente pedir auxílio para outra pessoa na hora de colocar o material e o plástico com o barbante ou então usar um processo descrito com um barbante.

Em torno de 70 a 120 dias, ou conforme o tipo de planta e o clima do local já deverá, haver produção de raízes.
Inspecionar aos 70 ou 90 dias, observando como estão, abrir cuidadosamente o embrulho e verifique o estado do enraizamento do alporque. Se ainda estiverem ralas, umedeça o esfagno e cubra novamente, aguardando mais alguns dias até que se fortaleçam, então corte o ramo antes da alporquia com relação à arvore e plante na terra ou em vaso. Pode limpar ou deixar como estiver, mas é bom que as raízes não estejam muito emboladas entre si.

Transportando o alporque para um vaso

Para que a muda sobreviva depois de retirada da planta mãe as raízes deverão estar fortes e com autonomia para captar os nutrientes do substrato.
Após o corte, faça assepsia no ramo da planta que deve ser coberta, evitando assim um ataque de brocas e doenças. Adubar bem a planta antes e depois da retirada do alporque, e observar a ocorrência de insetos porque a planta estará mais sensível.





 ... se gostou compartilhe com seus amigos.
Existem outros assuntos relacionados aqui embaixo:





links 
http://rubenatureza.link>Jardinagem é um prazer que compensa
http://rubenatureza.link>Glossário de hidroponia
http://rubenatureza.link>Elixir de alecrim e sálvia
Como  você pode fazer-mussarella-queijo-frescal





http://rubenatureza.link> Inseticidas naturais
http://rubenatureza.link>Cultivo de tomates

Postagem em destaque

MEDITAÇÃO CRÍSTICA

#MEDITAÇÃO CRÍSTICA. #APRENDA_MEDITAR Ao  meditar, assuma uma postura confortável. P ara obter um estado m...