O corpo humano é sustentado pelos ossos, esses ossos suportam a carne os ligamentos e os tendões e músculos e mantém os órgãos estáveis em seus devidos lugares.
O globo ocular possui em seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas concêntricas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção.
O sistema muscular
O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano; juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa.
Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento ao longo do tubo digestório, promover a circulação do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos, rir, respirar...
A nossa capacidade de locomoção depende da ação conjunta de ossos, articulações e músculo, sob a regulação do sistema nervoso.
Músculos que não são usados exercitam pouco e ficam enfraquecidos podendo atrofiar devido ao desuso e enrijecem requerendo que se faça uma fisioterapia, ou recomece naturalmente a retomar os movimentos perdidos. Onde houver um músculo no corpo ele deve ser acionado para manter as suas propriedades, tônus, maciez, torque e flexibilidade.
o globo ocular é um músculo também e se o mesmo fica parado na mesma posição perde a flexibilidade e a sua lubrificação torna-se mais difícil causando lagrimas não usadas, pois a lubrificação é feita por lágrimas e se as lágrimas não são usadas , sobram e caem.
Se nós usamos óculos e não fazemos exercícios com os olhos, estamos enfraquecendo a vista cada vez mais.
Algumas formas de exercício estudados para estimular e #lubrificar os #olhos, #reativar e #realinhar músculos #atrofiados pela falta de movimento.
Exercício um : piscar - piscar - piscar de frente, piscar de lado, piscar pra cima e piscar pra baixo e olhar de soslaio
Não devemos ficar muito tempo com os olhos abertos sem piscar.
A fixação constante em computadores, aparelhos eletrônicos e jogos inibe o movimento e reduz a lubrificação então é conveniente de tempo e tempo fechar os olhos por uns minutos, ou mesmo fechar e abrindo escanear tudo o que está a sua volta com os olhos sem mover a cabeça de forma que estenda um pouco, espreguice os músculos.
Um dos segredos da maleabilidade dos gatos mesmo que ele durma o dia inteiro, ronronando e vibrando em seu corpo enquanto relaxa. Quando nós dormimos acordamos enrijecidos e conforme a idade, quase desprovido de tônus muscular e com movimentos pequenos e limitados. Porém observe o gato ao ser incomodado, acordado, ele nunca se move antes de uma boa estendida nos músculos como uma grande espreguiçada esticando os seus maxilares corpo e pernas.
Pisque sempre os olhos e tenha o hábito de, a cada duas ou três horas, fechar os olhos por alguns minutos.
Há uma verdadeira série de ginástica a que você deve submeter seus olhos.
São 16 #exercícios ao todo (siga as setas com os olhos).
Procure passar algum tempo sem os óculos – pois o intuito desses exercícios é fazer com que você fortaleça os músculos da visão e até mesmo se livre das lentes.
É díficil, mas com disciplina e dedicação é possível sim.
Massageie suavemente os pontos em volta dos seus olhos como os da imagem abaixo:
Pressione um pouco o globo ocular com a ponta do dedo indicador e o dedo médio.
Feito isso, vá pressionando os pontos específicos duas vezes com o dedo indicador.
Procure olhar para pontos mais distantes quando está caminhando.
Beba com regularidade um suco de cenoura com algumas gotas de azeite.
Lave os olhos com água morna diariamente.
Procure não usar computador ou celular por muito tempo pelo menos duas horas antes de dormir.
TRÁTAKA
Uma prática indiana que estabelece a visão.
“Consiste em olhar fixamente e sem piscar para um objeto pequeno, até surgirem lágrimas nos olhos. Os mestres chamam essa prática de Trátaka.
Ela elimina o cansaço e todas as doenças oculares.
Da sua prática regular pode surgir a clarividência.”
- A pessoa deve olhar para um objeto ou imagem por um tempo, sem piscar, até que o cérebro reproduza pensamentos claros a respeito do que está vendo.
Quando os olhos começarem a lacrimejar, feche por um tempo.
Procure ficar o máximo possível concentrado na imagem antes que os olhos lacrimejem.
O Trátaka é considerado, tradicionalmente, uma “ação purificatória” para os olhos e faz parte do grupo de seis ações purificatórias descritas em dois dos principais tratados de Hatha Yoga que foram conservados até nossa época, o Hatha Yoga Pradípiká e o Gheranda Samhitá. Também se trata de uma excelente técnica de concentração mental.
Sobre essa técnica, dizem tais tratados:
trataka-exercicio-para-os-olhos-iogaEssa técnica pode ser realizada com o auxilio de um objeto externo, normalmente usamos o próprio dedo ou a chama de uma vela para servir de ponto para a fixação ocular. Também pode ser realizado através de visualizações mentais.
Conheça os benefícios dessa técnica
#Trataka, de fato, pode curar algumas doenças oculares, como alguns casos de miopia, de astigmatismo e de estrabismo;
Alivia tensões oculares e alguns tipos de dores de cabeça;
Melhora a acuidade visual;
Aumenta a capacidade de concentração;
Auxilia no tratamento de depressão;
Pode ajudar a reduzir a ansiedade;
Melhora a memória sobretudo a visual;
Desenvolve a força de vontade;
Energiza o ájñá chakra;
Além de melhorar a visão física, proporciona também clareza de visão mental e intuitiva: uma capacidade de ver “além das aparências”;
Prepara para meditação.
Durante a execução do Trataka deve-se manter os olhos e todos os músculos faciais relaxados tanto quanto for possível.
Por Gilberto Schulz
Gostou?
Nenhum comentário:
Postar um comentário