30 de set. de 2016

CRISTÃO-RAMO DA VINHA



Ser cristão:


Ser um cristão não é como ser um #fruto de uma árvore qualquer.


De pertences nós já dispomos o suficiente para entender as nossas existências ou o que devemos fazer com nossas necessidades e desejos. 
O que muito nos falta é o discernimento.

Ser um #cristão é como ser o ramo do #tronco da #raiz da #vinha, e é dos ramos brotam as folhas e o pendão das #uvas.
O profeta Isaías descreve a nação de Israel como como uma vinha cultivada pelo Senhor,. que apesar de todo o esforço do dono, a vinha só produziu uvas bravas, e o dono decide destruí-la porque decepcionou o seu dono. 

Foi uma mensagem profética sobre o castigo da nação,  a vinha do Antigo Testamento que decepcionou seu dono. A profecia se cumpriu quando Deus trouxe uma nação pagã contra seu povo escolhido para destruir quase toda a casa de Israel.

Um século depois de Isaías, um outro profeta importante empregou a mesma linguagem para falar da decepção de Deus com a nação de Judá: 
“Eu mesmo te plantei como vide excelente, da semente mais pura; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, como de vide brava?”. 
 “Muitos pastores destruíram a minha vinha e pisaram o meu quinhão; a porção que era o meu prazer, tornaram-na em deserto” (Jeremias 12:10).
Mas, ao mesmo tempo em que viu a vinha degenerada, Deus ainda olhava para um futuro de comunhão com seu povo: 
“Naquele dia, dirá o SENHOR: Cantai a vinha deliciosa! Eu, o SENHOR, a vigio e a cada momento a regarei; para que ninguém lhe faça dano, de noite e de dia eu cuidarei dela” (Isaías 27:2-3).
O vinho que faz inebriar o ser, é feito das uvas e estas vem do tronco e da raiz que nunca mudam.

Um vinhateiro plantou na sua vinha, uma figueira e cuidou e regou e alimentou a terra, e crescendo a figueira,  por anos esta nada produziu...

O VINHATEIRO !!!!!!!!!

Lucas 13:6-9 “E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando;
    E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente?

    E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque;
    E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar. 

Discípulos de Jesus fiéis nos mesmos termos da vinha: 
“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.... Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:1,5).

OS DESERDADOS DA ESPERANÇA


“Trouxeste uma videira do Egito, expulsaste as nações e a plantaste. Dispuseste-lhe o terreno, ela deitou profundas raízes e encheu a terra” (Salmo 80:8-9).

Mateus 21.33-46[1]
Ouvi ainda outra parábola: 
Disse-lhes Jesus: Havia um homem, proprietário, que plantou uma vinha, cercou-a com uma sebe, cavou nela um lagar, e edificou uma torre; depois arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país. 
E quando chegou o tempo dos frutos, enviou os seus servos aos lavradores, para receber os seus frutos e os lavradores, apoderando-se dos servos, espancaram um, mataram outro, e a outro apedrejaram. 
Depois enviou ainda outros servos, em maior número do que os primeiros; e fizeram-lhes o mesmo e por último enviou-lhes seu filho, dizendo: A meu filho terão respeito. 
Mas os lavradores, vendo o filho, disseram entre si: Este é o herdeiro; vinde, matemo-lo, e apoderemo-nos da sua herança e agarrando-o, lançaram-no fora da vinha e o mataram.
Quando, pois, vier o senhor da vinha, que fará aqueles lavradores?
Responderam-lhe eles: Fará perecer miseravelmente a esses maus, e arrendará a vinha a outros lavradores, que a seu tempo lhe entreguem os frutos.
Disse-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os 
edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular; pelo Senhor foi feito isso, e é maravilhoso aos nossos olhos?
Portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos e quem cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó.
Os principais sacerdotes e os fariseus, ouvindo essas parábolas, entenderam que era deles que Jesus falava e procuravam prendê-lo, mas temeram o povo, porquanto este o tinha por profeta.

Da mesma forma que a nação privilegiada no Antigo Testamento abandonou o Senhor e perdeu seu lugar na presença de Deus, os cristãos eleitos pela graça correm também o risco de serem rejeitados.A escolha é individual. 


“Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. 

Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos” (João 15:6-8).












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MEDITAÇÃO CRÍSTICA

#MEDITAÇÃO CRÍSTICA. #APRENDA_MEDITAR Ao  meditar, assuma uma postura confortável. P ara obter um estado m...