Campos Magnéticos. A medição de campos magnéticos só foi possível a partir de 1960, com o avanço da física e a criação dos SQUID (superconducting quantum
interference devices), ou dispositivos supercondutores de interferência quântica. O Pensamento e o Eletromagnetismo Somos como uma antena que permite livre movimentação de cargas elétricas. Sendo transmissores e receptores ao mesmo tempo, através do campo eletromagnético propagamos pensamentos e captamos outros e de certa forma e aptidão podemos aceitar ou refutar o pensamento emitido na mesma proporção e qualidade de que foi enviado. Ao serem ativadas, essas ondas de pensamento, conforme a intensidade e direção, dependendo do esforço mental no objetivo do pensamento, para quem ou "o que" se pensa para emitir esse pensamento vão gerar campos de natureza eletromagnética no espaço ao seu redor, mesmo no tridimensional. . Em vista dessa condição, devemos refletir em tudo o que podemos atrair, pois ao criarmos em nossa volta um campo eletromagnético, é importante que esse seja de vibrações harmoniosas, podendo vir equilibrar ou desequilibrar o nosso sistema nervoso ou todo o organismo, causando as doenças tanto físicas como mentais. Sintonia Tecnicamente Sintonia é o nome que se dá ao processo de ajuste de dois ou mais elementos para uma única faixa de frequência ou a uma frequência específica de ondas sintonizando o correspondente à essa frequência. Assim iremos colocar o "dial" na mesma faixa de frequência colocando do rádio receptor na mesma faixa de frequência de uma potencial emissora, permitindo ao aparelho decodificar as mensagens que são enviadas pelo radiodifusor.

Segundo Martins Peralva, em Estudando a Mediunidade, “sintonia" significa, isso em uma definição mais ampla, o entendimento, harmonia, compreensão da ressonância ou equivalência. Sintonia Psíquica Sintonia psíquica é um fenômeno em "harmonia psíquica" que funciona naturalmente à base de vibrações. Em "Mecanismos da Mediunidade" temos as seguintes considerações nesse livro a respeito de sintonia: “Existem … manifestações da luz, da eletricidade, do calor e da matéria, desconhecidas nas faixas da evolução humana, das quais, por enquanto, somente poderemos recolher informações peças vias do espírito. Ainda, do mesmo livro: “Temos o homem … como um viajante do cosmo, respirando num vastíssimo império de ondas que se comportam como massa ou vice-versa” ... lembrando a fórmula de Einstein, sobre a transformação de energia em matéria e vice-versa: E=mc². Continua no livro: ”o homem... condicionado nas suas percepções, à escala do progresso que já alcançou, progresso esse que se mostra sempre acrescentado pelo patrimônio de experiência em que se gradua, no campo mental que lhe é característico, em cujas dimensões revela o que a vida já lhe deu, ou tempo de evolução, e aquilo que ele próprio já deu vida ou tempo de esforço pessoal na construção do destino... usa o cérebro, por intermédio do qual exterioriza as ondas que lhe marcam a individualidade no concerto das forças universais, e absorve aquelas com as quais pode entrar em sintonia.”Cada pessoa tem sua própria frequência e vibração, caracterizada não somente pela energia (onda) emitida, mas pela característica intrínseca que esta energia transporta, que - em resumo - é a própria identidade do indivíduo, é como a sua impressão digital. “As mulheres vibram uma oitava acima dos homens, daí decorre as mulheres terem mais facilidade para realizar comunicações mediúnicas.”
