Hinduísmo
Como religião, o hinduísmo consiste em um conjunto de ritos, princípios e práticas que começaram na Índia há uns 4.500 anos (2. 500 a.C) e a sua origem é dúbia mas sabe-se que foram trazidos pelos vedas (compostos literários de uma cultura desconhecida) e inicialmente foram sendo guardados pela tradição e transmitidos oralmente de geração em geração até finalmente serem transcritos.
O hinduísmo tem carácter histórico, pois a sua utilização deriva-se de hindu a denominação dada pelos persas e gregos aos povos que habitavam as margens do riu Sindhu – atual Indus. Posteriormente sob o domínio inglês, a fé deste povo foi denominada “Hinduism” em português Hinduísmo.
Hinduísmo
O hinduísmo é praticado e seguido por mais de 85% da população Índia e não possui todos os atributos (fundador, hierarquia, liturgia e dogmas) para ser definido como uma religião, porém, para os seus seguidores, o hinduísmo é mais do que uma religião.
A tradição hindu considera os vedas incriados, eternos e que foram revelados a sábios (Rishis).
A palavra hinduísmo deriva de hindu, que foi a denominação dada por persas e gregos aos povos que moravam nas margens do rio Sindhu.
Universalidade
A característica singular da fé hindu é a sua universalidade, e respeita e reconhece todas as formas de culto e de fé, atribuindo valor aos profetas e ícones das outras religiões.
Os fundamentos da religião hindú, estão contidos em quatro livros considerados sagrados:
1- Rig-veda;
2- Sama-veda;
3- Yajur-veda;
4- Athara-veda.
Essas quatro obras denominam-se Vedas e são compostas em um idioma chamado Sânscrito védico, e contêm hinos, ritos, e preces. Em sanscrito, vedas, quer dizer conhecimento.
São compostos de duas partes:
1- Trabalho
2- Conhecimento.
Os Vedas são as escrituras sagradas associadas ao hinduísmo com uma forma de ensinamentos diferentes das outras escrituras religiosas popularmente conhecidas. Em suma, devemos dizer que eles são a espinha dorsal de toda cultura hindu, também chamada de tradição védica.
Os Vedas são livros que através de seus versos, chamados de mantras, estão por detrás de muitas práticas religiosas e espirituais que são preparação para o autoconhecimento, FORNECENDO OS meios de obtê-lo amadurecendo a pessoa na sua busca pela felicidade.
As palavras em sânscrito, que é a língua originária dos Vedas, aparecem em vários termos no mundo espiritual.
O termo “OM” que está no início de diversos mantras, tem sua origem nos Vedas.
O termo karma, que usamos também vem do sânscrito.
Os Upanishads são considerados como a essência original dos vedas e este é o mais De certa forma os hindús antropomorfizam os apectos do Supremo Deus Brahma. Para os hindus (Brahma) é um só, que abrange tudo e todos, caracterizando o panteísmo desta religião.
Maya
Segundo os ensinamentos hinduístas o mundo normal e material em que vivemos não passa de uma mera ilusão, em que Maya (a ilusão), faz-se parecer real para enganar os homens e fazê-los sofrer.
Shiva
O hinduísmo ensina que os homens possuem uma alma eterna e indestrutível (atma), que faz parte de Brahma, e que todos devem trabalhar para alcançarem a liberdade (moksha) e voltarem para Brahma.
A libertação da alma é alcançada através da quebra do ciclo de existências sucessivas (samsara), ou seja, o homem ou a alma vivente em cada uma de suas existências.
Nirvana
O Nirvana é alcançar o estado de plenitude e do conhecimento de si mesmo e do universo.
Enquanto o homem não conseguir alcançar o nirvana em suas vidas, retorna após a morte para uma nova vida existencial e continua preso à sansara pelo conjunto das suas ações (karma), construindo assim a sua próxima existência que pode ser na forma de homem ou de animal (metempsicose).
MOKSHA, os tres caminhos.
Na religião hindu há três caminhos para se alcançar a libertação (moksha) e é dentro deste contexto que se usa praticar Yoga:
1- caminho do conhecimento (Jnana Marga),
2- caminho da devoção (Bhakti Marga),
3- caminho das obras rituais (karma marga).
Yoga
A prática de Yoga, para a meditação é uma forma de subjugar o corpo ao espírito (alma), assim como de unir a alma individual (atma) a alma universal (brahma), atraavés da meditação transcendental como forma de elevação espiritual, que podem ajudar o homem a alcançar a iluminação e a liberdade do mundo ilusório. Além destes aspectos práticos,também tem grande importância a oração e o ascetismo (libertação dos aspectos materiais do mundo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário