23 de abr. de 2014

JESUS X MARIA

 Se a Bíblia estiver errada, então nem sequer poderemos discutir os outros erros 
que não estão na Bíblia . . .
Onde fica Jesus na Igreja Católica Romana ?
Qual é o templo e qual é a Igreja verdadeira de Jesus?
Os santos, ou os considerados santos, são canonizados pela Igreja católica, 
e não por Deus.
Quem glorifica Jesus, e testemunha dele também será glorificado diante do Pai Dele.
Lc 11.27-28 – “Ora, enquanto ele ( Jesus ) dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste. Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam”.
Jesus diz que mais do que Maria seriam todos os demais que obedessecem à Deus.



Diz a Igreja Católica

Diz a Bíblia
"Maria, âncora da Salvação".

Jesus, âncora da salvação - I Tm 1.1; At 4.12
"Confiança em Maria"

Confiança em Jesus - Ef 1.21-23
"Maria é a Rainha da Misericórdia".

Jesus é o Sumo-Sacerdote de quem recebemos misericórdia - Hb 4.15-16
"Maria, protetora dos pecadores".

Jesus, o Salvador dos Pecadores - Hb 7.25; Jo 6.37
"Maria sofreu por nós"

Jesus sofreu por nós - Hb 10.12-14
"Maria não pode deixar de nos amar ".

Jesus é quem tem o maior amor - Jo 15.13
"Maria, portadora da graça ".

Jesus é o portador exclusivo da graça - Jo 1.17
Perdão de Pecados por intercessão de Maria”

Perdão de Pecados é obra exclusiva de Jesus – I Jo 1.7; 2.12
Maria acolhe os pintinhos sob suas asas”

Jesus acolhe os pintinhos sob suas asas – Mt 23.37
Maria, o caminho da Salvação”

Jesus, o caminho da Salvação – Jo 14.6; AT 16.30
Maria é nosso conforto - ...Como fogem os demônios à presença de N.Sª”

Jesus é o nosso conforto – Mt 11.28; Mc 16.17 “ em meu nome expelirão demônios”
Maria é nosso auxílio no tribunal divino”

Jesus é nosso auxílio – I T 1.1,15
Maria é a esperança de todos os homens”

Jesus é a esperança de todo os homens – At 4.12
Maria, nossa advogada”

Jesus é nosso advogado – I Jo 2.1
Maria, nossa redentora”

Jesus, nosso redentor – Jo 6.37; I Tm 2.6
Maria é onipotente”

Jesus é onipotente – Mt 28.18; Ap 1.8
Maria esmagou a cabeça da serpente”

Jesus esmagou a cabeça da serpente-Lc10.17,19; Rm 16.20
Maria, coluna de nuvem e fogo”

Jesus, coluna de nuvem e fogo – Jo 1.9; 8.12
Toda honra deve ser tributada a Maria”

Toda honra deve ser tributada a Jesus – Jo 5.23; Ap 5.11,12
Maria, nossa medianeira”

Jesus, nosso único mediador – Jo 14.6; I Tm 2.5
Maria concebida sem pecado”

Jesus o único concebido sem pecado – Lc 1.46; Gl 3.22; Hb 7.26; Rm 3.10; 6.23;
Maria, Rainha do céu”

Jesus é o rei dos reis – Jr 7.18; I Co 8.5-6; I Tm 6.14-15


E você o que acha disso?
Cabe aqui a citação de Paulo em Gálatas 4.16: 
‘Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade’”
Se Jesus é menos do que Maria, pelo fato dela ser mãe Dele, confira a verdade.
Respeite Maria, como bem-aventurada e abençoada que foi por Deus.
Mas sobretudo, respeite à Deus.
Louve e adore em espírito, e em verdade não se curve às imagens e nem diante de outros deuses, criados pelos homens.
Aceite a mensagem de Jesus Cristo, e o aceite como único digno diante de tudo o mais.
Maria é mãe de Jesus. 
A política da Igreja Católica é agradar aos seus fiéis, nada mais.

EM DEFESA DE MARIA

Inteire-se dessa questão colocando-se dessa forma, contra um dogma da Igreja Católica, não seja contra ou odeie Maria, mãe de Jesus, tal qual o fazem os evangélicos.

A propositura é de que a idolatria à Maria não salva e não pode salvar pela graça e só quem pode salvar é o cristo. 
Maria apesar de ser mãe de Jesus, não pode ser considerada a mãe de Deus, assim como era considerada a deusa Diana, adorada pelos pagãos.
Maria é santificada por suas virtudes e graça, mas ainda assim, restrita ao fato de ser progenitora de um corpo físico e não como criadora do espirito elevado de Cristo e o fato de ser a escolhida e receptora por suas virtudes em ser mãe de um ser de tamanha responsabilidade como Jesus.
Quanto à criação mesmo os iluminados encarnados necessitam de uma certa orientação primária no seio da familia, no berço para iniciar a sua caminhada. Então José teria de ser Pai de Deus para os que não creem na virgindade de Maria e na fecundação pelo espirito do Senhor. 

Se puder explicar, por alto e resumidamente, diria.

Essa é a forma abominada pelos protestantes, cujo movimento iniciou-se pelo conhecimento bíblico que por volta do séc xv, apenas, de nossa era, era traduzida do aramaico ou grego para o  latim, a língua do império, língua romana e morta, e traduzida conforme os interesses que a moldassem e adequassem ao poder eclesiástico.

Desde a tradução dos originais para línguas como o inglês, alemão, francês, espanhol e português iniciou-se o protestantismo. Dentro dessa partição cristã declarou-se a salvação pela graça, assim como Cristo pregara, e retirando o poder da igreja católica sobre a salvação. Também se manteve nessa repartição da cristandade o conceito de abominável para a maneira da casa católica exprimir a cristandade e o erro em aceitar o sincretismo, esse o mesmo absorvido pelos espiritualistas, espíritas e de que se servem como expressão também os cultos afro e afro/brasileiros, umbanda, candomblé, quimbanda, e até vodoo e satanistas, que cultuam os espíritos e não o espírito do altíssimo, cultuam o santo inferior a Deus sem questionamentos, desprezando o que Jesus pregou e passou para nós nesse entendimento. 

A igreja católica romana praticamente excluiu o criador, como Deus, e deixou Jesus permanecer na cruz como simbolo de sofrimento e de dor e ao invés de adora-lo pela glória alcançada na ressurreição relegou a ele um segundo plano infeliz da morte na cruz por nossos pecados. 
Jesus concedeu a luz para transformar os seres humanos comuns em sacerdotes. 
Essa condição e honraria ou possibilidade de encontro com o Divino só era permitida na lei mosaica e concedida aos levitas que nada possuiriam portanto em bens materiais a não ser os ofertados pelo povo.
Não foram os imperialistas romanos e nem sequer Pilatos que o condenaram à morte e sim os próprios judeus aliciados pelos dirigentes religiosos. 
Os líderes religiosos da época e entre esses tais, os saduceus e fariseus não aceitavam os ensinamentos de Jesus, e mesmo sendo oponentes dentro do mesmo sistema religioso uniram-se em promover a morte de Jesus.

Igreja católica Romana. 
A igreja cristã três séculos mais tarde seria assumida pelo Império Romano pela conversão do seu Imperador Constantino e foi moldada conforme as razões imperiais e a deteve para si mesma a única possibilidade humana de salvação, a exemplo do farisaísmo . Postergando novamente a conquista do reino celestial ou como podemos afirmar a evolução espiritual do homem por seus próprios méritos. 
Formaram a bíblia tal como lhes convinha e esqueceram-se dos ensinamentos crísticos, passando novamente a louvar e adorar santos e santas, mesmo que o digam e afirmem ser apenas por devoção pelo exemplo ou pelo martírio deles em razão da doutrina Cristã. Conveniaram em acolher dentro dessa igreja a fim de cooptar os pagãos como fieis e crentes a cada um dos deuses e deusas pagãs das culturas gregas e romanas da época. 
Dentro do cristianismo original, o apostólico, o louvor e a adoração a um só Deus era pregado e nunca se tratou de uma religião, e sim de uma nova proposta de comportamento humano baseado estritamente no amor e tanto Jesus, quanto o Deus IHWH, o bíblico dos judeus, ensinou o temor em não aceitar o amor e a providência de Deus, evitando a idolatria a deuses inventados e divindades restrita à agricultura, pecuária, fertilidade, etc., 

CULTO A DEUSA MÃE

Por Hélio de Souza

“...todos unanimemente levantaram a voz, clamando por espaço de quase duas horas: Grande é a Diana dos efésios” (At 19.34)

“Em dado momento, abrem-se par em par as portas de cipreste do templo. As multidões que convergiam de todas as partes da Ásia Menor, da Galácia, da Capadócia, da Macedônia e da Acaia, tanto sãos como enfermos, aleijados com as suas muletas, cegos guiados por crianças, paralíticos carregados em padiolas, se comprimem entre as colunas fronteiras à fachada. Todos esperam o momento de erguer-se o véu da deusa.

“Um longo clangor de trombeta, um rápido estrurgir de tambores e, em seguida, um intervalo de silêncio. Uma nuvem de incenso paira na praça. Dentro e fora do templo os fiéis se prosternam retendo o fôlego. O véu de seda é lentamente retirado. Sobre o pedestal de mármore negro, cercado de misteriosos hieróglifos indecifráveis, ergue-se a deusa Diana de Éfeso, que Apolo enviou do céu à terra.

“No momento em que foi desvendado, um brado comovido se propagou do salão para o pórtico e do pórtico para a praça, onde milhares de fiéis estavam prostrados em terra.

- Viva a grande Diana dos efésios!

“Um êxtase de esperança e de temor dominou a multidão que se quedou de olhos fechados, lábios contraídos e frontes a se tocarem uma nas outras... Levantando-se então os fiéis seguiram de roldão para as portas do templo. Os cegos, os coxos e os enfermos avançavam como podiam, com os pés ou de rastos, em direção à deusa que não viam, amparando-se uns aos outros e gritando suas orações. Aqui e ali vozes delirantes soavam:


– Milagre! Milagre! O coxo está caminhando! O enfermo desceu da cama!

“A esses brados saía do templo um grupo de sacerdotes e, atravessando a multidão, eles reuniam as muletas jogadas fora, para pendurá-las como troféus nas paredes do templo, em homenagem à grande deusa Diana”.1

Com essas palavras, o escritor judeu-cristão polonês, Sholem Asch, descreveu o culto à deusa Diana, tão popular na região da Ásia Menor, nos primórdios da Era Cristã. Como podemos conferir, qualquer semelhança com os cultos modernos às chamadas “Nossas Senhoras” não é mera coincidência, mas perpetuação de uma milenar tradição de culto a deusas, hoje disfarçada com matiz cristã. E não estamos falando de uma pequena seita obscura, existente em algum povo atrasado em um país exótico, mas de uma religião que possui milhões de adeptos, com uma força de devoção que chega à beira da loucura: o “marianismo”.

E não é preciso ser teólogo para perceber isso. Qualquer conhecedor de História pode constatar. Em uma revista de circulação nacional foi publicada uma matéria com o título: “No princípio, eram as deusas”. O texto se desenvolve da seguinte forma: “As deusas só foram destronadas com o advento das religiões monoteístas, que admitem um só deus, masculino. Com a difusão do cristianismo, as antigas deusas são banidas do imaginário popular. No Ocidente, algumas acabaram associadas à Virgem Maria, mãe do Deus dos cristãos, outras se transformaram em santas... Nos primeiros séculos cristãos, Ísis passou a ser identificada com Maria”. O historiador Will Durant em sua História da Civilização diz: “O povo adorava-a (Isis) com especial ternura e erguia-lhe imagens, consideravam-na Mãe de Deus; seus tonsurados sacerdotes exaltavam-na em sonoros cantos...e mostravam-na num estábulo, amamentando um bebê miraculosamente concebido...Os primitivos cristãos muitas vezes se curvavam diante das estátuas de Ísis com o pequeno Hórus ao seio, vendo nelas outra forma do velho e nobre mito pelo qual a mulher , criando todas as coisas, tornou-se por fim a Mãe de Deus .

Status de deusa

O paganismo não se conformou em ficar sem suas deusas. Assumindo características culturais e étnicas de cada nação, o culto à deusa Maria foi se adaptando à devoção popular com uma versatilidade incrível. Desde suntuosos santuários até silhuetas em vidros e grãos de milho, inúmeras aparições no mundo inteiro dão status de deusa a estas supostas aparições, incorporando-as ao acervo popular de inúmeras nações.

No Brasil, a chamada “Senhora Aparecida” possui traços raciais negros e seu culto está muito ligado à cultura afro. Seu santuário, na cidade de Aparecida, chega a receber 6,5 milhões de visitantes por ano. Em Portugal, a deusa Maria, conhecida como “Senhora de Fátima”, assume características raciais européias, bem como a “Senhora de Lourdes”, na França. Elas recebem, respectivamente, cerca de 4,2 milhões e 5,5 milhões de visitas por ano. Entre outras divindades nacionais, ainda podemos citar a “Senhora de Guadalupe”, no México, e a “Senhora da Estrela da Manhã”, no Japão.

Não é óbvio presumirmos que as antigas divindades tutelares reverenciadas no passado apenas mudaram de nome? Diana para os efésios, Nun para os ninivitas, Ishtar para os babilônios, Kali para os hindus e, assim, continuam sendo cultuadas por meio de um pseudocristianismo.

Além de divindades nacionais, o marianismo assume características regionais e funcionais, assenhoreando-se de cidades e regiões, assumindo diferentes nomes e funções. Assim, temos no Brasil a “Nossa Senhora do Monte Serrat”, “Nossa Senhora do Rosário”, “Nossa Senhora das Dores”, “Nossa Senhora das Graças” e “Nossa Senhora do Parto”, entre outras. Na verdade, muito do que as estatísticas chamam de cristãos não passam de grosseiros pagãos, aprisionados por superstições e servindo a falsos deuses.

Curiosa é a descrição da deusa Diana feita por R.N. Champlin. Esse renomado teólogo diz que a deusa Diana e a deusa Maria se confundem, o que torna difícil encontrar a diferença entre a “Diana dos efésios” e a “Maria dos efésios”. Em 431 d.C., a idolatria tornava a entrar pela porta de onde saíra: “Em Éfeso ela recebeu as mais altas honrarias. De acordo com uma inscrição existente no local, ela trazia estes títulos: Grande Mãe da Natureza, Patrocinadora dos Banquetes, Protetora dos Suplicantes, Governanta, Santíssima, Nossa Senhora, Rainha, a Grande, Primeira Líder, Ouvidora...”

A ascensão de Maria

Segundo o catolicismo, “finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu Filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo. A assunção da Virgem Maria é uma participação singular na ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos”.

Qualquer conhecedor das Escrituras fica aborrecido diante de tamanha distorção. A humilde camponesa de Belém, que singelamente aceitou sua missão de ser a mãe de Jesus, foi, ao longo dos séculos, transformada em uma divindade pagã.

Em toda a Bíblia, a figura de Maria não recebe qualquer posição especial com relação a Jesus ou ao plano de salvação:

• Jesus não a chamava de mãe, mas de mulher (Jo 4.4; 19.26);
• Aos que a definiram como sua mãe Ele fez questão de mostrar que seus familiares são os seus seguidores (Mt 12.46-50);
• Quando quiseram atribuir alguma honra a Maria pelo fato de ter dado à luz a Jesus, Ele fez questão de mostrar que há honra maior em obedecer a Deus (Lc 11.27-28);
• Nenhum dos apóstolos fez qualquer menção a ela, seja Paulo, Pedro, Tiago, João ou Judas.

Mas quando olhamos para o marianismo, não vemos apenas uma ascensão física, mas uma ascensão de importância que vem, através dos séculos, transformando a mãe de Jesus na figura central do Catolicismo e, conseqüentemente, da fé popular.

Como isso foi possível? Como a Igreja Católica pôde transformar uma figura que não recebeu nenhum destaque no Novo Testamento na peça mais importante de sua religião? Como essa igreja conseguiu, em nome do Cristianismo, desobedecer ao mandamento tão claro: “Não terás outros deuses diante de mim?” (Ex 20.3). A tolerância, no entanto, é uma faca de dois gumes que, se exagerada, pode permitir que uma virgem se torne uma meretriz: “Mas tenho contra ti que toleras a Jezabel, mulher que se diz profetisa. Com o seu ensino ela engana os meus servos, seduzindo-os a se prostituírem e a comerem das coisas sacrificadas aos ídolos” (Ap 2.20). Quando os verdadeiros crentes precisaram tomar uma atitude mais severa, eles se calaram e a conseqüência disso foi a forte idolatria que se camuflou com o título de cristianismo. Assim, com o passar dos anos Maria foi acumulando títulos, adquirindo mais prestígio do que a própria Trindade. 

Além da conhecida designação de “Nossa Senhora”, ela recebeu outras nomeações, como Medianeira, Imaculada (sem pecado), Mãe dos Homens, Mãe da Igreja, Rainha dos Céus, Co-redentora etc. A força de seu culto supera qualquer outro movimento dentro do Catolicismo.

A mariolatria continua mais forte do que nunca

A devoção às deusas do catolicismo cresceu nas últimas décadas e continua crescendo. Por meio de abaixo-assinado na internet para pressionar o papa João Paulo II a conceder a Maria de Nazaré o que os católicos chamam de “Quinto Dogma”, cinco milhões de assinaturas já foram levantadas. O “Quinto Dogma”, título oficial de co-redentora da humanidade, confere à santa a posição de quarta pessoa da Trindade. 

O movimento que busca essa “conquista” chama-se Vox Populi Mariae Mediatrice e é liderado pelo “teólogo” Mark Miravalle, professor da Universidade Franciscana de Steubenville, no estado de Ohio, EUA. Pelo menos 500 bispos e 42 cardeais já assinaram o abaixo-assinado, conforme matéria publicada pela revista Tudo em setembro de 2001.

O papa atual ( João Paulo II, falecido) foi e é um dos grandes fomentadores desse culto idólatra. O lema de seu brasão de pontificado, Totus tuus, significa sua entrega total a Maria. Sua primeira viagem, 13 dias após a eleição, foi a um santuário mariano nas proximidades de Roma. Desde então, o papa não perde a oportunidade de reafirmar seu culto à mãe de Jesus e de lembrar que foi “Nossa Senhora de Fátima” quem o salvou do atentado a tiros que sofreu em 1981.

No século XX, foram registradas em todo o mundo cerca de 200 supostas aparições da virgem Maria. Os dogmas da imaculada conceição e da assunção de Maria, proclamados no século XIX, colaboraram para todo esse entusiasmo.

Lamentamos o fato de que a humilde Maria não tem nenhuma culpa em toda essa idolatria cometida em seu nome. Com certeza, as rezas, os cânticos, os sacrifícios e as promessas não vão para ela que, assim como os demais servos do Senhor, também está aguardando a ressurreição dos mortos.

A história do concílio de Éfeso

O concílio de Éfeso não instituiu a adoração a Maria, apenas sancionou-a. Até então se tratava de um sentimento religioso popular. Depois disso, passou a ser matéria teológica. Pior que uma prática idólatra permitida é uma prática idólatra teologicamente defendida. E foi justamente isso que esse concílio significou para o cristianismo: o passaporte de entrada da deusa Diana para dentro da Igreja Cristã.

Hoje, fala-se muito do concílio de Éfeso como “uma questão cristológica”. O que estava em jogo não era se Maria deveria ser chamada de mãe de Deus ou não, mas se o Filho nascido dela possuía apenas a natureza humana ou as duas naturezas: a humana e a divina. O resultado positivo foi o estabelecimento da natureza hipostática de Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

Mas a deturpação veio de carona. Todo o ambiente que cercou esse Concílio foi repleto de intrigas, corrupções, ódios e idolatria, mais especificamente idolatria mariana. O historiador Edward Gibbon referiu-se ao concílio de Éfeso como um “tumulto episcopal, que na distância de treze séculos assumiu o venerável aspecto de Terceiro Concílio Ecumênico”.4 

Nestor, patriarca de Constantinopla, se recusava a conferir o título de “Mãe de Deus” a Maria. “Na Síria, a escola de Nestor tinha sido ensinada a rejeitar a confusão das duas naturezas, e suavemente distinguir a humanidade de seu mestre Cristo da divindade do Senhor Jesus. A bendita virgem era honrada como a mãe do Cristo, mas os seus ouvidos foram ofendidos com o irrefletido e recente título de Mãe de Deus, que tinha sido insensivelmente adotado desde a controvérsia ariana. Do púlpito de Constantinopla, um amigo do patriarca e depois o próprio patriarca, repetidamente pregou contra o uso, ou o abuso, de uma palavra desconhecida pelos apóstolos, não autorizada pela igreja, e que apenas tendia a alarmar os tímidos”, diz Gibbon.

Cirilo, então bispo de Alexandria, acusou-o de heresia e tratou rapidamente de convencer Celestino, bispo de Roma, de seu ponto de vista. Para resolver a questão, foi então decidido um Concílio Universal, sediado na cidade de Éfeso, na Ásia Menor, que ficaria acessível tanto por mar quanto por terra, para ambas as partes conflitantes. 

Cirilo usou todos os artifícios para persuadir o povo a tomar seu partido. Vejamos o que disse Gibbon a respeito: “O despótico primado da Ásia (Cirilo) dispôs prontamente de trinta a quarenta votos episcopais: uma multidão de camponeses e os escravos da Igreja foram derramados na cidade para sustentar com barulhos e clamores um argumento metafísico; e o povo zelosamente afirmou a honra da Virgem, de quem o corpo repousava dentro dos muros de Éfeso. O navio que havia transportado Cirilo de Alexandria foi carregado com as riquezas do Egito; e ele desembarcou um numeroso corpo de marinheiros, escravos e fanáticos, aliciados com cega obediência sob a bandeira de São Marcos e a mãe de Deus. Os pais e ainda os guardas do concílio estavam receosos devido àquele desfile esplendoroso de roupas guerreiras; os adversários de Cirilo e Maria foram insultados nas ruas ou destratados em suas casas; sua eloqüência e liberalidade fizeram um acréscimo diário ao número de seu aderentes...

“Impaciente com uma demora que ele estigmatizou como voluntária e culpável, Cirilo anunciou a abertura do Sínodo dezesseis dias após a Festa do Pentecoste. A sentença, maliciosamente escrita para o novo Judas (isto é, Nestor), foi afixada e proclamada nas ruas de Éfeso: os cansados prelados, assim que publicaram para a igreja com respeito à mãe de Deus, foram saudados como campeões, e sua vitória foi comemorada com luzes, cantos e tumultos noturnos.

“No quinto dia, o triunfo foi obscurecido pela chegada e indignação dos bispos orientais (do partido de Nestor). Em um cômodo da pensão, antes que ele tivesse limpado o pó de seus pés, João de Antioquia tinha dado audiência para Candidian, ministro imperial, que relatou seus infrutuosos esforços para impedir ou anular a violenta pressa dos egípcios. Com igual violência e rapidez, o Sínodo Oriental de cinqüenta bispos degradou Cirilo e Memnon de suas honras episcopais; condenou, em doze anátemas, o mais puro veneno da heresia apolinária; e descreveu o primado alexandrino (Cirilo) como um monstro, nascido e educado para a destruição da igreja.

“Pela vigilância de Memnon, as igrejas foram fechadas contra eles, e uma forte guarnição foi colocada na catedral. As tropas, sob o comando de Candidian, avançaram para o assalto; as sentinelas foram cercadas e mortas à espada, mas o lugar era inexpugnável; os sitiantes retiraram-se; sua retirada foi perseguida por um vigoroso grupo; eles perderam seus cavalos e muitos soldados foram perigosamente feridos com paus e pedras. Éfeso, a cidade da virgem, foi profanada com ódio e clamor, com sedição e sangue; o sínodo rival lançou maldições e excomunhões de sua máquina espiritual; e a corte de Teodósio ficou perplexa pelas narrativas diferentes e contraditórias dos partidos da Síria e do Egito. Durante um período tumultuado de três meses o imperador tentou todos os meios, exceto o mais eficaz, isto é, a indiferença e o desprezo, para reconciliar esta disputa teológica. Ele tentou remover ou intimar os líderes por uma sentença comum de absolvição ou de condenação; ele investiu seus representantes em Éfeso com amplos poderes e força militar; ele escolheu de ambos os partidos oito deputados para uma suave e livre conferência nas vizinhanças da capital, longe do contagioso frenesi popular.

“Mas os orientais se recusaram a ceder e os católicos, orgulhosos de seu número e de seus aliados latinos, rejeitaram todos os termos de união e tolerância. A paciência do manso imperador Teodósio foi provocada, e ele dissolveu, irado, este tumulto episcopal, que na distância de treze séculos assumiu o venerável aspecto de Terceiro Concílio Ecumênico. ‘Deus é minha testemunha’, disse o piedoso príncipe, ‘que eu não sou o autor desta confusão. Sua providência discernirá e punirá o culpado. Voltem para suas províncias, e possam suas virtudes privadas reparar o erro e o escândalo deste encontro’.

“(...) os abades Dalmácio e Êutico tinham devotado seu zelo à causa de Cirilo, o adorador de Maria, e à unidade de Cristo. Desde o primeiro momento de sua vida monástica eles nunca tinham se misturado com o mundo ou pisado no chão profano da cidade. Mas neste terrível momento de perigo para a igreja, seus votos foram superarados por um mais sublime e indispensável dever. À frente de uma ordem de eremitas e monges, carregando archotes em suas mãos e cantando hinos à mãe de Deus, eles foram de seus mosteiros ao palácio do imperador”5 (grifo do autor).

Longe de ser uma disputa teológica, na qual a Palavra de Deus era o padrão da verdade, essa foi uma guerra política, ocasião em que Maria foi proclamada a “mãe de Deus”, iniciando uma ascensão que fez dela a deusa que é hoje. 

Nem todas as sutilezas teológicas produzidas pelo catolicismo terão poder de inocentar os milhões aprisionados na idolatria mariana. Nenhum longo tratado, nenhuma citação da patrística e nenhuma alegação da tradição serão suficientes para apagar dessas almas manchadas o envolvimento com essas entidades que se intitulam “Senhoras”. São mais de quinze séculos de práticas pagãs, justificadas por argumentos ilegítimos, tentando tornar aceitável o inaceitável.

Mas o fundamento de Deus permanece. “Não terás outros deuses diante de mim”, diz o Senhor. E muito menos deusas!




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