19 de set. de 2015

CARNEIRO HIDRÁULICO

Crie uma bomba de elevar água de um lugar  baixo para um mais alto sem gastar energia elétrica.
O nome carneiro hidráulico vem da relação entre o instinto do carneiro em dar golpes com a cabeça no que ou em quem ele vê em sua frente.
O aparelho em funcionamento emite um som característico, do golpe do animal.
A bomba carneiro transforma energia cinética da água em energia potencial com um rendimento hidráulico suficiente grande para elevar a água, consistindo numa máquina com potencial hidráulico considerável e auto movido, ou seja sem despesas para o funcionamento.
link>saneamento ecológico
A bomba “carneiro”, é um dispositivo automático elevador de água  sem gasto de energia, cujo princípio de funcionamento é muito simples. 
Funcionamento
Um fluxo de água preenche as tubulações do mecanismo, quando o ímpeto do fluxo de liquido atinge um valor adequado, uma válvula dotada de uma mola interrompe abruptamente fazendo com que a energia cinética da água contida do corpo da bomba e da canalização comprima e empurre a água no corpo da bomba com um violento golpe e pode elevar uma determinada quantidade de água a uma boa altura por onde se dará a vazão do líquido controlada por uma torneira. 

HIDRAULICA APLICADA
Se um liquido incompressível (H2O) percorrer com uma certa velocidade num conduto indeformável e se ocorrendo a interrupção abrupta nessa tubulação ou cano que seja num trecho aquém de onde ocorreu o fechamento, causará necessariamente a anulação ou a diminuição da velocidade do liquido; ao interrompermos o fluxo do movimento desse liquido de uma maneira instantânea, 
a energia cinética do liquido deverá anular-se, também instantaneamente, transformando-se em uma sobrepressão de valor extremamente elevado no trecho do conduto em questão.

DETALHES PARA A INSTALAÇÃO DO CARNEIRO HIDRÁULICO
1° Declividade mínima para bom funcionamento do reservatório de água até o carneiro igual ou superior a 2,5 m;
2° Distância mínima do reservatório até o carneiro para um bom funcionamento, levando em
consideração a declividade, 18 m é suficiente (três barras de cano 32 mm até o registro);
3° O reservatório deve ter uma reposição igual ou superior a que está saindo para manter o nível e estabilidade de funcionamento. 
Controle do sistema por registro;
4° Utilizar no reservatório um bom sistema de filtro (recomendamos 50 cm de cano 100 mm todo furado revestido com sombrite ou saco de ráfia). O filtro deve ficar sempre submerso em nível;
5° Todas as conexões devem ser bem coladas, pois a entrada de ar ou vazamentos compromete a eficiência;
6° O carneiro deve ser fixado sobre um suporte de madeira, com boa resistência ao apodrecimento, em nível e se possível, fixar com braçadeiras na vertical e horizontal do carneiro;
7° Para colocar em funcionamento, após tudo bem conectado, inclusive (saída da mangueira que envia a água). Proceder abrindo o registro, a água fluirá pela válvula de sucção, caso não esteja fluindo, soltar à contra porca e girar o parafuso lentamente no sentido anti-horário até abrir, após ir fechando no sentido horário lentamente até dar a primeira batida e começar a estabelecer a pressão. Se não funcionou ainda, girar novamente lentamente no sentido anti-horário ate abrir a válvula e fluir a água, ir fechando lentamente no sentido horário até obter a segunda batida (de duas a quatro vezes é suficiente) para colocá-lo em funcionamento. (Este deve ser sempre o procedimento para funcionar o carneiro).
O batimento deve ser compassado em torno de 40 a 50 batidas por minuto. Para testá-lo, fechar o registro, abrindo novamente, o funcionamento deve ser automático. É normal que com o passar do tempo aconteça algum desgaste da mola ou da válvula interna, tudo depende do uso e qualidade da água.

OBSERVAÇÃO:
A qualidade e filtragem da água são fundamentais para a vida útil do equipamento.
O custo aproximado do carneiro fica em torno de R$ 90,00, não computados o valor da captação até o carneiro e do carneiro até a área de reservatório.

HISTÓRICO
A bomba carneiro foi inventada por JOHN WHITEHURST em 1772, porém necessitava de um operador para fazê-la funcionar. A partir desta invenção os irmãos franceses MONTGOLFIER tornaram o aparelho automático.
Devido à gravidade, quando a água escoa por um cano e sofre uma interrupção brusca, também surge um golpe. E esse fenômeno é chamado “golpe de aríete”.
A bomba carneiro hidráulico utiliza este “golpe de aríete” para bombear água de um nível mais baixo para um nível mais alto usando a própria força da gravidade para obter pressão suficiente para elevar uma quantidade de água para um reservatório a uma determinada altura sem a necessidade de combustível fóssil ou uso de eletricidade.

BAIXO CUSTO
Por ser uma alternativa de baixo custo e que não gera impactos ambientais, é de simples manejo e pouca manutenção que usa como energia a própria água para o seu funcionamento, o carneiro proporciona melhor rentabilidade a inúmeras atividades na propriedade, racionaliza o trabalho humano, otimizando o recurso natural mais importante que é a água. 
O carneiro hidráulico é uma alternativa que pode ser usada nas pequenas propriedades rurais.

MATERIAIS E EQUIPAMENTOS PARA A SUA CONSTRUÇÃO:

2 Te de 32 mm rosca interna
1 Joelho de 32 mm rosca interna
4 Niple 32 mm
1 Válvula de retenção vertical (metal) 1 polegada
1 Válvula de sucção (metal) de 1 polegada
1 Bucha redução de 1 pol. Para ½ pol.
1 Adaptador para mangueira de ½ pol.
1 Parafuso 5/16 de 10 cm (rosca até o final)
3 porcas (chave 13)
1 arruela
1 Fita veda rosca
1 Cola PVC
30 cm de cano de PVC 32 mm
1 Registro de gaveta 32 mm
1 Cap 32 mm
2 Adaptador curto 32 mm
Molas diversas (cabo de guarda-chuva, Tesoura de poda, válvula hidra, etc...)
Serviço de torno (válvula de sucção)
20 cm de Lixa de fogão
Equipamentos
Serra de cortar cano
Chave 13
Alicate de pressão

ALGUNS VÍDEOS DO YOUTUBE MOSTRANDO A BOMBA NA PRATICA 
















Postagem em destaque

MEDITAÇÃO CRÍSTICA

#MEDITAÇÃO CRÍSTICA. #APRENDA_MEDITAR Ao  meditar, assuma uma postura confortável. P ara obter um estado m...