Os sete corpos
É necessário salientar que para a ciência materialista o homem é apenas um ser físico evoluindo organicamente, este não leva em conta a existência de outros mundos suprafisicos.Os sete corpos
Podemos entender o ATMAN como a coroa que encabeça a constituição humana (a ponta superior do triângulo), fornecendo-lhe o seu espírito imortal.
A "Tríade superior" é a parte imortal da natureza humana, enquanto que o Quaternário inferior é a parte mortal.
Estas Mônadas são a Essência Imortal do Homem.
Esta díade (dupla) Atman-Budhi reveste-se de princípios cada vez mais densos, e em número de sete.
O revestimento que são corpos, iniciam-se do mais denso para o mais sutil, ficando dispostos dessa forma, assim:
O corpo físico, corpo denso.
É o elo entre a Díade Atman-Budhi e nossos princípios inferiores; O corpo mental de Manas inferior;
- A tríade Atma-Budhi-Manas é a parte superior e imortal do Homem.
- A parte mortal são os restantes quatro princípios chamados de "princípios inferiores" ou "quaternário inferior".
Existem mais de 9 corpos, sendo um deles o corpo físico e aceito pela grande maioria. Os outros corpos invisíveis na matéria densa, normalmente não são percebidos pelos 5 sentidos físicos humanos, cuja normalidade é a percepção pela:
Alguns investigam a nossa dualidade e ainda não provam, que temos corpo e alma, mas já admitem a existência da consciência.
Para alguns é admissível que o ser humano seja composto de corpo e espírito.
O corpo humano é um ser vivo e não pode haver vida se não houver consciência.
impossível haver somente o corpo
https://www.rubenatureza.com/2018/10/corpos-sutis-matriz-global.html
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A maioria dos homens se encontra em circunstâncias análogas a de um homem nascido cego neste mundo dos sentidos, em relação ao mundo suprafísico, para uma maioria da pessoas, o fato de ainda estarem com os sentidos adormecidos não as permite entrar em contato com os próprios sentidos mais sutis e mais elevados.
Esse corpos não possuem matéria densa e são formados de um tipo de matéria eterizada, fluídos e energias e são invisíveis aos nossos sentidos.
Se fossem visíveis poderiam servir para demonstrar a realidade das dimensões superiores (e também inferiores) da Natureza e do Cosmo.
Objetos físicos todos nós podemos sentir, ver, apalpar, simplesmente por que temos os sentidos físicos que nos capacitam perceber a realidade tridimensional; mas não outras realidades, porque nossos outros sentidos estão atrofiados/adormecidos.
Embora o homem cego, esteja envolvido pela luz e pela cor, é incapaz de aperceber-se delas. Para ele, isso é algo incompreensível, simplesmente porque lhe faltam os sentidos apropriados que lhe permitiriam perceber as cores através da visão.
Através dos sentidos, todos vêem objetos e cores, ouvem sons do mundo físico, perfeitamente normal, mas há outros reinos e planos que unicamente os clarividentes chamam de “mundo superior”. Estes sentidos são para a maioria da humanidade tão incompreensíveis como a luz e a cor para os cegos de nascença.
Segundo Blavatsky, "o Absoluto emana de si raios, que são chamados de Mônadas ou Atman".
Estas Mônadas são a Essência Imortal do Homem.
Díade Atman+Budhi
O Atman, emana de si um princípio mais denso chamado Budhi, cujo objetivo é o de individualizar-se.Esta díade (dupla) Atman-Budhi reveste-se de princípios cada vez mais densos, e em número de sete.
O revestimento que são corpos, iniciam-se do mais denso para o mais sutil, ficando dispostos dessa forma, assim:
1- Sthula sharira -
O corpo físico, corpo denso.
2- Prâna -
O corpo vital;3- Linga sharira -
O duplo etérico, o corpo astral na teosofia original, de Blavatsky;4- Kâma rupa -
O corpo de desejos ou corpo emocional, o corpo astral na literatura teosófica posterior a Blavatsky;5- Manas -
Nossa Alma Humana, ou Mente Divina.É o elo entre a Díade Atman-Budhi e nossos princípios inferiores; O corpo mental de Manas inferior;
6- Budhi -
Nossa Alma Divina;7- Atman -
O raio do Absoluto, nossa Essência Divina.Na constituição setenária, 3+4=7, simboliza-se O Homem, geometricamente, por um triângulo sobre um quadrado. |
- Tríade
- A tríade Atma-Budhi-Manas é a parte superior e imortal do Homem.
- A parte mortal são os restantes quatro princípios chamados de "princípios inferiores" ou "quaternário inferior".
PORQUE NÃO VEMOS TUDO ISSO?
Aos indivíduos, cuja mente se encontra desperta ou seja, não são regidos somente pelos sentidos físicos estes podem sentir outras formas mais sutis de integração do ser com o universo.Existem mais de 9 corpos, sendo um deles o corpo físico e aceito pela grande maioria. Os outros corpos invisíveis na matéria densa, normalmente não são percebidos pelos 5 sentidos físicos humanos, cuja normalidade é a percepção pela:
visão, olfato, paladar, tato, audição.
Alguns investigam a nossa dualidade e ainda não provam, que temos corpo e alma, mas já admitem a existência da consciência.
Para alguns é admissível que o ser humano seja composto de corpo e espírito.
O corpo humano é um ser vivo e não pode haver vida se não houver consciência.
impossível haver somente o corpo
https://www.rubenatureza.com/2018/10/corpos-sutis-matriz-global.html
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A maioria dos homens se encontra em circunstâncias análogas a de um homem nascido cego neste mundo dos sentidos, em relação ao mundo suprafísico, para uma maioria da pessoas, o fato de ainda estarem com os sentidos adormecidos não as permite entrar em contato com os próprios sentidos mais sutis e mais elevados.
Esse corpos não possuem matéria densa e são formados de um tipo de matéria eterizada, fluídos e energias e são invisíveis aos nossos sentidos.
Se fossem visíveis poderiam servir para demonstrar a realidade das dimensões superiores (e também inferiores) da Natureza e do Cosmo.
Objetos físicos todos nós podemos sentir, ver, apalpar, simplesmente por que temos os sentidos físicos que nos capacitam perceber a realidade tridimensional; mas não outras realidades, porque nossos outros sentidos estão atrofiados/adormecidos.
Embora o homem cego, esteja envolvido pela luz e pela cor, é incapaz de aperceber-se delas. Para ele, isso é algo incompreensível, simplesmente porque lhe faltam os sentidos apropriados que lhe permitiriam perceber as cores através da visão.
Através dos sentidos, todos vêem objetos e cores, ouvem sons do mundo físico, perfeitamente normal, mas há outros reinos e planos que unicamente os clarividentes chamam de “mundo superior”. Estes sentidos são para a maioria da humanidade tão incompreensíveis como a luz e a cor para os cegos de nascença.
O argumento de que a maioria das pessoas não poder ver os mundos supra físicos não significa que ninguém os possa ver. Se um cego adquirir a visão, verá a luz e a cor.
Caso os sentidos superiores dos que atualmente estão cegos para o mundo supra físico forem despertados apropriadamente, estes também poderão ver tais mundos que presentemente lhes são ocultos.
Para nascer no mundo em corpo físico é necessária a união sexual. Cuide de não pensar nessa energia sexual como prevaricação, mas tudo provém da energia eletromagnética e da união dos opostos, do positivo e do negativo.
Do maior Cosmos até o menor dos cosmos, (o Ser Humano é um microcosmos), a união sexual vista como polaridades opostas e unidas na criação, ocorre na criação de todos os Universos.
Como seres multidimensionais que somos, nos manifestamos em várias dimensões ou diferentes planos de realidade e possuímos um sistema de corpos, dos quais, o corpo físico é um conglomerado de todos os outros corpos, com acréscimo da matéria ou substância planetária.
Da mesma forma que acontece para os corpos físicos tornarem-se vidas, para construirmos os corpos existenciais do ser em outras dimensões também é necessária a energia sexual.
Isso explica o porque de o mental, o emocional, o psíquico e o espiritual, encontrarem-se retratados num corpo físico.
Os sete corpos sutis são compostos da substância luz e sao representados por corpos de energias e fluídos.
Esses corpos de luz tem os seus centros em diversos pontos localizados no corpo material e distribuídos ao longo do eixo central do corpo e são conhecidos como chakras .
Manas: a Consciência
Manas é de natureza masculina. Manas é o perfeito reflexo da mente cósmica em nós. Manas é a Consciência, a verdadeira mente universal. A faculdade de Manas é a intuição. Manas é conhecida também como o Corpo da Vontade Consciente.
Simbolicamente, este corpo de vontade ficou estampado com o sangue do Divino Mestre no Lenço de Verônica quando o Drama Cósmico da Iniciação foi representado ao vivo nas ruas da antiga Jerusalém. Não se deve confundir "desenvolver força de vontade" com "encarnar o corpo da vontade consciente".
Manas é Tipheret na Cabala - o centro da Árvore da Vida. Manas, a alma humana, a Consciência, não é o corpo mental. Manas trabalha e atua de forma independente da mente, das emoções e do corpo. Manas está além da mente, dos afetos e das recordações.
A psicologia confunde a Consciência com o ego. Muitas escolas e ordens que atuam no Jardim de Infância do esoterismo da humanidade vão além, dividindo o ego em Eu Superior e Eu Inferior.
A Filokalia e a Cosmologia ensinam claramente que ego é ego e Consciência é Consciência. A Consciência é uma faculdade e um atributo da Alma e do Ser.
No homem comum e corrente, de fato, existe mais subconsciência que
consciência. A inconsciência do homem é tamanha que basta adormecer para mergulhar em sonhos e não se lembrar de mais nada.
A inconsciência aumenta com o passar dos anos porque esquecemos de nós mesmos, temos nossa atenção descentralizada ou voltada para o mundo exterior quando deveríamos permanecer atentos, alertas e centrados em nós mesmos o tempo todo.
Por sermos criaturas inconscientes vivemos e fazemos tudo de forma mecânica e superficial, sem sentir e sem chegar a viver de fato porque mais bem passamos pela vida do que vivemos. Para deixarmos de ser inconscientes precisamos aprender a dividir e a governar a atenção.
Buddhi: a Alma Divina
Atman possui duas almas gêmeas: Buddhi e Manas. Buddhi é a Alma Espiritual, de natureza feminina, denominada Beatriz na Divina Comédia de Dante Alighieri.
Buddhi e Manas são os dois peixes do zodíaco que nadam nas águas negras e profundas da Eterna Mãe-Espaço. Buddhi e Manas são os dois opostos, masculino e feminino, que se conciliam na Mônada (Atman) para formar a tríada imortal - o segundo triângulo divino.
A imortal tríada de qualquer homem comum e corrente não está encarnada, não vive no homem, nem o homem a possui dentro de si. A imortal tríada vive livremente na Via Láctea espiritual e a única ligação existente com o homem terrestre se dá através do antakarana, o tênue fio da vida.
O homem tem uma alma mas não a possui. O homem encarna sua alma quando atinge o Sexto Grau do Magistério do Fogo na sagrada ciência da alquimia.
O pouco de alma, a semente de alma que está depositada no homem terrestre a espera de germinar, nascer e se desenvolver, é chamada no Oriente de Buddhata.
Essa semente, fecundada com as águas da vida, germina, depois, na Terra
Filosofal do homem, num autêntico processo de auto-inseminação alquímica. Mais tarde, nasce como o Filho do Homem através de um segundo nascimento em que,
ensinou Jesus, não é preciso voltar novamente ao ventre materno.
Lembre-se, ó Arhat, que não há trabalho alquímico sem Kundalini.
Uma escola esotérica que não conhece e não trabalha com o Magistério do Fogo e com o Magistério da Luz e ainda por cima desconhece os Sagrados Mistérios dos 12 Trabalhos de Hércules - o Cristo Cósmico - não é uma Escola Iniciática autêntica. É apenas um Jardim de Infância para o espírito.
Existem quatro categorias básicas de Escolas Iniciáticas:
1. As que funcionam como Jardim de Infância;
2. As que ensinam a encarnar a Alma;
3. As que ensinam a encarnar o Espírito;
4. As que ensinam a encarnar o Cristo Cósmico.
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Meditações, pranayamas, asanas, mantras e orações servem de meio para
estabelecer contato com Atman, o que não significa encarná-lo. Exercícios de yoga e zen podem proporcionar o samadhi - que é a fusão temporária com Atman, mas, terminado o êxtase, volta-se à dura realidade da Mansão de Barro.
Samadhi, portanto, não significa encarnar o Ser, apenas uma fusão ou absorção temporária com o Ser.
Um yogue ou estudante zen pode ter facilidades, pela dura disciplina que desenvolveu, para trabalhar com Kundalini. Mas que, de resto, terá que enfrentar a si mesmo como qualquer outro aspirante do Conhecimento Secreto.
Texto postado por C. Moreira na lista Malkhut
A Alma Humana no judaísmo cabalístico
O Zohar registra o ciclo de morte e renascimento chamado gilgul, ("roda" ou "transformações"), ensinando que cada reencarnação é uma missão especial que inclui lições a se aprender, ordens a serem cumpridas e feitos a serem executados, para equilibrar erros cometidos em existências anteriores. O propósito mais importante do gilgul é a purificação da alma e sua libertação do ciclo de vidas terrenas.
Conceitos de Alma humana no zohar
O Zohar propõe que a alma humana possui três elementos, nefesh, ru'ach, e neshamah.
O nefesh é encontrado em todos os seres humanos e entra no corpo físico durante o nascimento; é a fonte da natureza física e psicológica do indivíduo.
As outras duas partes da alma não são implantadas durante o nascimento, mas criadas lentamente com o passar do tempo. Seu desenvolvimento depende das ações e crenças do indivíduo. Elas só existiriam por completo em pessoas espiritualmente despertas.
Uma forma comum de explicar as três partes da alma é como mostrado a seguir:
Nefesh - A parte inferior ou animal da alma. Está associada aos instintos e desejos corporais.
Ruach - A alma mediana, o espírito. Ela contém as virtudes morais e a habilidade de distinguir o bem e o mal.
Neshamah - A alma superior, ou super-alma. Essa separa o homem de todas as outras formas de vida. Está relacionada ao intelecto, e permite ao homem aproveitar e se beneficiar da pós-vida. Essa parte da alma é fornecida tanto para judeus quanto para não-judeus no nascimento. Ela permite ao indivíduo ter alguma consciência da existência e presença de Deus.
A Raaya Meheimna, uma adição posterior ao livro Zohar, de autor desconhecido, sugere que haja mais duas partes da alma, a chayyah e a yehidah.
Gershom Scholem escreveu que essas "eram consideradas como representantes dos níveis mais elevados de percepção intuitiva, ao alcance somente de alguns poucos escolhidos".
Chayyah - A parte da alma que permite ao homem a percepção da divina força.
Yehidah - O mais alto nível da alma, pelo qual o homem pode atingir a união máxima com Deus.
O Zohar registra o ciclo de morte e renascimento chamado gilgul, ("roda" ou "transformações"), ensinando que cada reencarnação é uma missão especial que inclui lições a se aprender, ordens a serem cumpridas e feitos a serem executados, para equilibrar erros cometidos em existências anteriores. O propósito mais importante do gilgul é a purificação da alma e sua libertação do ciclo de vidas terrenas.
Conceitos de Alma humana no zohar
O Zohar propõe que a alma humana possui três elementos, nefesh, ru'ach, e neshamah.
O nefesh é encontrado em todos os seres humanos e entra no corpo físico durante o nascimento; é a fonte da natureza física e psicológica do indivíduo.
As outras duas partes da alma não são implantadas durante o nascimento, mas criadas lentamente com o passar do tempo. Seu desenvolvimento depende das ações e crenças do indivíduo. Elas só existiriam por completo em pessoas espiritualmente despertas.
Uma forma comum de explicar as três partes da alma é como mostrado a seguir:
Nefesh - A parte inferior ou animal da alma. Está associada aos instintos e desejos corporais.
Ruach - A alma mediana, o espírito. Ela contém as virtudes morais e a habilidade de distinguir o bem e o mal.
Neshamah - A alma superior, ou super-alma. Essa separa o homem de todas as outras formas de vida. Está relacionada ao intelecto, e permite ao homem aproveitar e se beneficiar da pós-vida. Essa parte da alma é fornecida tanto para judeus quanto para não-judeus no nascimento. Ela permite ao indivíduo ter alguma consciência da existência e presença de Deus.
A Raaya Meheimna, uma adição posterior ao livro Zohar, de autor desconhecido, sugere que haja mais duas partes da alma, a chayyah e a yehidah.
Gershom Scholem escreveu que essas "eram consideradas como representantes dos níveis mais elevados de percepção intuitiva, ao alcance somente de alguns poucos escolhidos".
Chayyah - A parte da alma que permite ao homem a percepção da divina força.
Yehidah - O mais alto nível da alma, pelo qual o homem pode atingir a união máxima com Deus.
Outro corpo conhecido como corpo espiritual (Eu Sou) que é o princípio inteligente do ser humano.
No caminho da Alquimia Interior, devemos nos esforçar para detectar e agir, dentro de cada um desses níveis.
Muita filosofia especulativa que diz muito , mas não diz nada , ainda prefiro a simplicidade da Bíblia que não de mentes tão brilhantes para compreender o plano de salvação estabelecido por Deus na pessoa do seu Messias Yeshua , é ele que nos liberta dessas vans filosofias e nos leva , se quisermos a nos reconciliar com DEUS e termos vida eterna
ResponderExcluirBoa tarde, edevaldo. Nada disso compromete a salvação, bem como a salvação não consiste apenas em religiosidade bíblica. A salvação está mais para a elevação da consciência dentro ou fora da religião. Seguir os princípios crísticos é essencial... as religiões também ensinam.
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