13 de mar. de 2016

MUDRAS Posição das mãos


MUDRAS Posição das mãos 

Os mudras básicos 






 

Segundo as filosofias #Yoga (meditação) #Ayurveda (med.), o ser individual, o microcosmo e o macrocosmo, estão em  sincronia no universo. 


Os mudras são tão familiares na dança indiana, onde as mãos, os olhos e os movimentos do corpo agem e / ou dançam todo o drama sem os vários mudras e hastas (poses de braço) tão significativos na representação dos deuses hindus


O que são mudras? Mudra é um termo com muitos significados. É usado para significar um gesto, uma posição mística das mãos, um selo ou mesmo um símbolo.
A sincronia do macrocosmo é a base do equilíbrio universal e da cura e bem estar, o resultado da sintonia do externo com o interno, do macrocosmo ao microcosmo é saúde corpórea em plenitude.
Os  Mudras são ferramentas poderosas para equilibrar e/ou otimizar a saúde no corpo humano. 
O corpo humano é composto de praticamente todos os elementos que foram criados na morte das estrelas no universo e são elementos que compõem toda a matéria (pó) da terra que é advém da poeira das estrelas e que foram assimilados e trabalhados no planeta durante bilhões de anos. 
Para um praticante "hindu" de Mudras, o corpo humano é composto por (5) cinco elementos:
1- terra, 
2- água, 
3- fogo, 
4- ar 
5- éter-(espaço) 

Considera-se que cada um desses elementos está relacionado com cada um de nossos sistemas fisiológicos, e também com certas qualidades.  
--- Se usados durante a meditação, os Mudras são capazes de nos levar a diferentes estados de consciência. --- 
No hinduísmo considera-se que existam 24 mudras principais. 
Juntamente com as asanas (posturas), os Mudras são usados em meditação budista e na yoga hindu. 
Para os praticantes de meditação ou yoga, cada gesto traz em sua aplicação, qualidades específicas que os ajudam, trazendo benefícios pelo uso dessa prática em si mesmo. 


MUDRAS BÁSICOS E SEUS BENEFÍCIOS


Ao adotar o posicionamento dos dedos em Mudras, as mãos atuam como antenas canalizando energias de cura que agem em todos os aspectos do Ser físico e mental. 
Mudras são conhecidos como "yoga das mãos" e são amplamente utilizados na #Yoga, que a partir do mudra, que é uma forma de junção e de posicionamento dos dedos das mãos, criam-se as condições necessárias para a uma completa recuperação do organismo. 
O fluxo de energia vital ou prana por todo o corpo só é possível devido à grande concentração de terminações nervosas que estão nas mãos, assim como em comparação com as terminações dos pés.
MEDITAÇÃO CRÍSTICA | rubenatureza - Outra forma de meditação em que não se tem a necessidade de assumir posturas, gestos e é possível meditar apenas relaxando o corpo em qualquer posição confortável e limpando a mente de todo pensamento, e até mesmo dormindo. Experimente ....


A meditação crística é ensinada nos vídeos das cartas de Cristo e, cujo objetivo da meditação é a procura de uma maior ligação, via pineal, com o Eu Superior...

Consciência Crística -   ... minha Consciência pode envolver o globo terrestre para responder àquele que me chamar.....   Acesse pelo link -








A Pratica do Mudras

Os Mudras são praticados com uma leve pressão dos dedos para sentir um fluxo de energia através do corpo e as mãos relaxadas, assim de uma maneira particular os circuitos de alimentação permitem uma estimulação do elemento em Desequilíbrio.  
Deve ser levado em consideração que a cada dedo corresponde uma função para a formatação dos Mudras, representando a cada um dos cinco elementos, e por conseguinte, controlar as várias partes e funções do corpo.

Para atingir esse objetivo deve-se levar em consideração a escolha de cada dedo para determinar qual é o dedo que se deve usar e como posiciona-lo para atingir o objetivo durante a prática da Mudra e obter a particularidade da condição que se deseja estimular. 




Significado dos dedos na experiência do mudra

Cada dedo da mão representa um elemento da natureza.

Polegar: 

Representa o elemento Fogo, atribuindo funções no pulmão, a lógica e a força de vontade.

Indicador: 

Representa o Ar e controla o estômago, o pensamento e a mente.

Médio:

É associado ao o elemento éter e beneficia a circulação do sangue e o funcionamento da vesícula biliar.

Anelar: 

Representa o elemento Terra e atua sobre o desempenho do fígado, vitalidade e boa saúde.

Mínimo

Representa o elemento Água e está ligado diretamente ao coração, à sexualidade, à comunicação e aos relacionamentos.

 Reflexo dos chacras  e mão sob espectrógrafo


Mudra - Tem o significado de "gesto de mão".  

Existem dezenas de mudras, e cada um deles representa uma certa qualidade, tais como compaixão, coragem ou sabedoria.  
Acredita-se que, através da prática do mudra, você pode despertar as sementes desses estados dentro de você. 
É o método de #citta-bhavana, ou "cultivar um estado específico de espírito".  

Os Mudrás são um gestos simbólicos realizados com a mente, as mãos, os pés, a boca, os olhos ou com o corpo todo e são muito usados no Yoga e nas danças indianas, reverenciando vários aspectos das divindades hindus e da natureza. Mudras são encontradas na arte e rituais de muitas tradições sagradas.

mudras-mantras-oração

As origens históricas dos mudras são desconhecidas, e foram passados de forma verbal, acreditando-se que cada gesto é uma expressão exterior natural de um estado interior iluminado, e assim como os mantras muda ou representa o estado físico e mental do indivíduo.

Muitos dos mudras mais conhecidos representam as qualidades de um bodhisattva, um guerreiro yogue que luta sem medo para acabar com o sofrimento de todos os seres. 
Pode-se pensar em mudras como uma língua de sinais que brote de uma mente aberta e um coração desperto. 
Os mudras, encerram um simbolismo que têm por objetivo unificar dualidades, como por exemplo: unir a consciência individual à consciência cósmica; o prana solar ao prana lunar; a matéria ao espírito, etc. 

No contexto do Hatha Yoga, os mudras são elementos que dão suporte à sua prática. 

No Gheranda Samhita, texto clássico do Hatha Yoga, encontramos que 

"o processo útil que colabora nas práticas de pranayama, pratyahara, dharana, dhyana e samadhi se denomina mudra" (Souto, 2002).

O poder destes gestos aparentemente simples vai muito além da adição e facilidade de foco para a sua prática. Praticar mudra durante asana, meditação, Pranayama ou kirtan (cantando) irá ajudá-lo a acalmar a tagarelice da sua mente de fundo. 








Principais Mudras Básicos e seus Benefícios

1) Anjali Mudra (oração): 
Com as mãos no chakra do coração, pressione suavemente os dedos, segure as palmas das mãos com uma pequena cavidade interior. É um excelente exercício para induzir a meditação, reduz o estresse e a ansiedade, proporcionando harmonia e calma.
2) Buddhi Mudra ou Bhudi (equilíbrio):
Juntando as pontas do polegar e dedo mínimo nas duas mãos, pressione suavemente. Os outros dedos permanecem relaxados. Ajuda a comunicação, a recuperar o equilíbrio das emoções, melhorar o funcionamento dos rins e da bexiga e a aumenta o sentido do paladar.
Os dois mudras gyan a seguir (Passivo e  Ativo ), são as mais conhecidos em yoga e agem no nível psíquico e corporal, simbolizando a harmonia da consciência.
3) Gyan Mudra - passivo (consciência e conhecimento): 
Juntando as pontas do polegar e do dedo indicador nas duas mãos, pressione suavemente. Este Mudra atua no nível psíquico e espiritual, ajudando a acalmar a capacidade de resposta, melhorando os estados de tensão.
4) Gyan Mudra - ativo: 
As pontas do indicador tocam a primeira articulação do polegar colocando pressão sobre a unha do indicador.
5) DhrmChakra: 
Equilibra a nossa energia interior para o nosso ambiente físico e espiritual. Desenvolve o potencial espiritual. Ligando-nos ao mundo espiritual, permitindo obter a ajuda de outros seres no universo. Auxilia a ouvir a voz da divindade e descobrir nossa missão na vida, revelando nossas vidas passadas.
6) Ganesh Mudra (decisão e firmeza):
Mãos sobre o peito, a palma da mão esquerda para fora e a palma da mão direita voltada para o corpo. Inspirar e puxar as mãos na direção oposta por alguns segundos, várias vezes. Em seguida, mude a posição da mão. Fortalece sua área do peito, estimula a atividade do coração e fortalece a confiança.
Public. em 12/08/15 -Fonte:Livro "Curso de Mantras e Mudras".mudra By admin Yantra-Mudra-Meditação por Elena Ray, 

As aulas de ioga muitas vezes começam e terminam com as mãos em Anjali Mudra .
(Saudação selo, às vezes chamada posição de oração), como um lembrete de que sua prática é uma forma de oração ou a oferta para o seu verdadeiro Eu. 
Ao juntar as mãos na posição ANJALI, você faz o gesto físico da união. 
A referência simbólica da união do sentido do Eu individual e do sentido do Eu universal, significa que você está ciente da interligação de todos os seres vivos.
Quando você mantém o gesto com a intenção de união, você pode notar uma mudança ocorrer em sua mente e em seu coração, que você pode ver claramente como agir a partir desse sentimento de conexão. 

Mudras podem lembrá-lo de duas peças importantes da sabedoria yogue. Mudras são como orações traduzidas em forma física. As ações falam mais alto do que as palavras.

- Em primeiro lugar, você já está sendo tudo o que você procura ser. 
É fácil ver coragem e sabedoria nas histórias e imagens de divindades hindus ou a Buda. É muito mais difícil ver que essas qualidades também residem em você. 
Mudras podem lembrá-lo de que estes não são traços que você tem ou não tem, são os estados que você escolher conscientemente, sentir e expressar. 
- Em segundo lugar, a prática do mudra pode ajudar a encontrar uma maneira de traduzir as boas intenções em ações hábeis. 
Mudras são a ponte entre a sua experiência espiritual interior e as interações externas com o mundo. 
Veja alguns Mudras com suas indicações terapêuticas
Em cada nome de mudra há o chakra correpondente e um um link sobre o chakra.

1- Bhu Mudra
Chacra Muladhara :
https://tamoromat.blogspot.com/2018/09/chakra-basico-raiz-radico-muladhara.html 
MULADHARA CHAKRA - É o nome do Chakra Básico (Raiz) em sânscrito, que significa base de apoio ou estrutura da base, fecundação - Em português: Chakra Básico - Rádico.
Facilita a sensação de conexão com a terra e confere segurança. Com as duas mãos: indicador e médio ficam esticados como antenas tocando o chão. Os outros dedos ficam naturalmente dobrados com o polegar por cima.

2- Swadhistana Mudra
Chacra Svadhistana:
https://tamoromat.blogspot.com/2018/09/chakra-umbilical-swadisthana-chakra.html

Está relacionado com as glândulas supra-renais, regendo a coluna vertebral e os rins. Rege os rins, sistema reprodutor, circulatório e bexiga. As energias como a paixão, sensualidade e a criatividade são manifestadas através deste chakra.
Nutre a área do segundo chakra e facilita a sensação de bem estar.
Mão direita no baixo abdômen e mão esquerda com palma para cima, recebendo a energia curativa do universo.

3- Matangi Mudra
Chacra Manipura : 
https://tamoromat.blogspot.com/2018/09/manipura-chakra-plexo-solar.html 
MANIPURA. - Sua área de influência é o sistema digestivo: estômago, fígado e a vesícula biliar, além do sistema nervoso . Energiza a área do plexo solar e facilita a sensação de auto-estima.
Entrelace todos os dedos, estique e una os dedos médios em frente ao plexo solar.

4- Padma Mudra (o mudra da flor de lótus aberta)
Chacra Anahata : 
https://tamoromat.blogspot.com/2018/10/anahata-chakra-do-coracao.html
O ANAHATA chakra é através do qual amamos. O amor pode ser expresso em muitos níveis: pode ser puramente egoísta, exigente e restritivo ou pode ser compassivo e cuidadoso. Sua cor é o Verde e o Rosa.
Abre o coração sutil, diminui a carga de tensão sobre o coração físico e cria expansão da caixa torácica.
Junte os punhos, polegares e dedos mínimos e abra os outros dedos.

5- Garuda Mudra
Chacra Vishuddha:
https://tamoromat.blogspot.com/2018/10/vishudda-chakra-laringeo.html
Expande o poder da voz e da intuição, facilitando a caminhada espiritual.
Palma da mão direita em frente ao peito, a esquerda por trás. Entrelace os polegares e abra os dedos como as asas de um pássaro.




6- Mandala Mudra
Chacra Ajna e Chacra Sahasrara :
https://tamoromat.blogspot.com/2018/09/ajna-chakra-frontal-terceira-visao.html
O AJNA CHAKRA permite a sintonia e a visão espiritual.
É um canal da visão intuitiva que necessitamos ter para o contato com o mundo espiritual.


7º CHAKRA MUDRA
SHAHASHARA CHAKRA fica localizado no topo da cabeça. Este Chakra é o portal da espiritualidade, do reconhecimento de Deus/Deusa em nós e no outro. https://tamoromat.blogspot.com/2018/09/chakra-coronario-sahasrara.html
Facilita a experiência de integração com todo o universo.
Repouse os quatro dedos da mão direita sobre os da mão esquerda. 
Una os polegares formando um círculo.

A Cura pelos Mudras

Os #Mudras estão diretamente ligados aos pontos energéticos existentes nas mãos e dedos, (pontos de acupuntura),  e nos ligam ao prana do ar, o que faz com que tenham uma ação terapêutica e curativa bastante eficaz, pela pressão e/ou massagem desses pontos, juntamente com a respiração e a meditação, como nos mostra a gravura abaixo.
#Mudras para #saúde #emocional
#Harmonização dos #Chakras com Mudras 

Em um ambiente tranquilo, roupas confortáveis, comece a harmonização dos chakras e os mudras, seguindo a sequência do 1 ao 12.

Respire profundamente (tente fazer a respiração abdominal) e soltando o ar preferencialmente pela boca.Mentalize para cada chakra a afirmação a ele correspondente. Permaneça em cada um por pelo menos 3 minutos.Ao final medite alguns minutos com o Jnana Mudra.


Meditação - mentalização e oração. 
Detectando as  sutis diferenças entre meditar - mentallizar e orar ...... examine!




Blog monetizado - Anúncios qualificados by Google Adsense – Gratidão por DESATIVAR BLOQUEIOS de anúncios em seu navegador. Também é possível doar pelo PagSeguro, ou doar através de NFP-"55681867820".Sua visita e o seu compartilhamento também é a maior recompensa pelo esforço de manutençao do blog - Grato!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MEDITAÇÃO CRÍSTICA

#MEDITAÇÃO CRÍSTICA. #APRENDA_MEDITAR Ao  meditar, assuma uma postura confortável. P ara obter um estado m...