15 de mar. de 2016

SUBCONSCIENTE e INCONSCIENTE



Inconsciente e Subconsciente
São empregados em alguns casos ambos os vocábulos dando a eles um significado idêntico. Entretanto, o inconsciente deve ser claramente separado do subconsciente:


INCONSCIENTE
O inconsciente deve ser encarado como um ressurgimento do primário, o conhecimento remoto e distante de épocas passadas do ser. Significa estancamento, bloqueio ou regresso a um processo psíquico anterior. 
É o lastro acumulado o qual se deve ir perdendo na "ascensão espiritual". 
É o ato psíquico não deliberado, proveniente da nossa anterior experiência orgânica, vital. 

Ao falar do "ser inconsciente" referimo-nos a um aspecto intranscendente do seu psiquismo, ou ao indivíduo, organicamente considerado como indivíduo. 

No começo do século XX era comum autores utilizarem tanto inconsciente como subconsciente. O que está por trás da ideia de inconsciente é que a consciência não é a totalidade da psique. 
É possível começar a entender o conceito de inconsciente através da ideia de algo que não é consciente. 
Existem “partes” ou “funções” da nossa psique que não são conscientes ou seja, não estão sob o controle da consciência, por isso, pode ficar um pouco confuso. 

Podemos constatar que o #Inconsciente e o #Subconsciente , residem ambos no perispírito.
O períspirito é o que permite ao  espírito receber todas as sensações do corpo.
No seu subconsciente, você traz lembranças fortemente impregnadas, ainda que estejam ocultas, de traumas e/ou emoções de uma vida anterior que podem irromper e afetar a sua consciência atual.

As diferenças entre o inconsciente e o subconsciente.

Imagine qual foi o pior dia da sua vida. Você certamente não irá descrever o pior, mas irá buscar no seu subconsciente um dia que de fato tenha sido muito ruim.Isso porque você encontrará em sua memória acontecimentos  ruins, mas certamente o pior dia da sua vida está no seu inconsciente, um dia realmente traumático e que sua mente bloqueou ou reprimiu. 

De acordo com Freud, uma das diferenças entre inconsciente e o subconsciente é que o inconsciente trabalha como um mecanismo de proteção sobre a nossa mente.
Você pode até encontrar o pior dia da sua vida, mas precisará de terapia para ter acesso a camadas de sua mente tão profundas e escondidas em um lugar bem longe de seus consciente e subconsciente.
No inconsciente estão armazenadas as informações que nos foram passadas mas que estão reprimidas e não são trazidas facilmente à mente consciente, podendo ser oriundas de algum trauma ou até mesmo apenas memórias, simples pensamentos, desejos e impressões que temos mas que estão abaixo da memória realmente acessível. 

#SUBCONSCIENTE
O subconsciente é a compreensão de todos os conteúdos conscientes na larga trajetória do espírito durante o processo da sua evolução biológica e o seu evolver anímico; captação que registra e arquiva minuciosamente todos os pormenores de fatos ocorridos, deixando como síntese um pensamento orientado, um ensino proveitoso para o ser. 
É o progresso e a evolução. É o conhecimento que se acrescenta para aproveitamento ulterior. 
Se falarmos do "ser subconsciente" referimo-nos ao espírito na sua função evolutiva, ao seu aspecto transcendente ou imanente do psiquismo.

A memória subconsciente
Diferentemente do inconsciente, o subconsciente está logo abaixo da consciência e é acessível se houver um esforçar para isso.  Se alguém lhe perguntar o que você deseja para o futuro, precisará ter acesso ao seu subconsciente para responder.
Na #memorização de um número telefônico, a informação não está na sua memória consciente, mas no seu subconsciente. você não tem um acesso direto a ela, como no caso da memória consciente, mas se você pensar muito e se esforçar, conseguirá lembrar-se do número que você busca. Para descobrir o número de telefone você precisa voltar toda sua atenção para a sua memória, até se lembrar das associações referentes ao numero. 
Todas lembranças que você consegue lembrar-se diretamente e não requerem foco ou atenção já estão na sua memória consciente.

A #subconsciência, tão investigada em vosso tempo, não elucida os problemas dos chamados fenômenos intelectuais. 
Os estudos levados a efeito sobre essa câmara escura da mente são ainda mal orientados e apesar disso, muitas teorias apressadas presumem explicar todo o mediunísmo com a sua estranha influência sobre o “eu” consciente. De fato, existem os fenômenos subliminais; todavia, a subconsciência é o acervo de experiências realizadas pelo ser em suas existências passadas. 
O #Espírito, no labor incessante de suas múltiplas_existências, vai ajuntando as séries de suas conquistas, de suas possibilidades, de seus trabalhos; no seu cérebro espiritual organiza-se, então, essa consciência profunda, em cujos domínios misteriosos se vão arquivando as recordações, e a alma, em cada etapa da sua vida imortal, renasce para uma nova conquista, objetivando sempre o aperfeiçoamento_supremo.
Subconsciente, Consciente e Superconsciente 

Ondas-eletromagneticas.html André Luiz, em sua obra No Mundo Maior, faz comentários excelentes sobre a Casa Mental, dizendo que possuímos apenas um cérebro, que se divide em três regiões distintas, quais sejam, o subconsciente, o consciente e o #superconsciente. 
Ele compara a Casa Mental a um castelo constituído de três andares. No primeiro andar, está situado o subconsciente; no segundo, o consciente; e, no terceiro andar, encontra-se o superconsciente.

No sistema nervoso - diz o querido médico espiritual - temos o cérebro inicial, ou subconsciente. 
O subconsciente representa e ou contém:
- O repositório dos movimentos instintivos;
- O porão da individualidade;
- O arquivo das experiências;
- O registro dos menores fatos da vida;
- A residência dos nossos impulsos automáticos;
- O sumário vivo dos serviços realizados;
- O hábito e o automatismo, que moram nele;
- Representa e contém o passado, desta e das anteriores reencarnações.

O consciente - prossegue explicando André Luiz - localiza-se na região do córtex motor e também na zona intermediária entre os lobos frontais e os nervos. O consciente consubstancia:
- As energias motoras para as manifestações imprescindíveis no atual momento evolutivo do nosso modo de ser;
- Representa o domicílio das conquistas atuais;
- Nele se erguem e consolidam as qualidades nobres que estamos edificando;
- Nele residem o esforço e a vontade;
- Representa o presente.

No terceiro andar desse castelo, localiza-se o superconsciente, que se encontra nos planos dos lobos frontais; superconsciente este, ainda, silencioso para a investigação científica do mundo, que:
- Guarda materiais de ordem sublime, que a criatura humana conquistará gradualmente;
- Representa a parte mais nobre do nosso organismo divino em evolução;
- Representa a casa das noções superiores, indicando as eminências que nos cumpre atingir;
- Nele, demoram-se o ideal e a meta superior a ser alcançada;
- Representa o futuro.

Do livro: Depressão: Causas, Conseqüências e Tratamento

Autor: Izaias Claro - Casa Editora O Clarim













Postagem em destaque

MEDITAÇÃO CRÍSTICA

#MEDITAÇÃO CRÍSTICA. #APRENDA_MEDITAR Ao  meditar, assuma uma postura confortável. P ara obter um estado m...