Ritmos Circadianos
Cronobiologia:
A cronobiologia é o estudo dos ritmos biológicos dos seres vivos:
Aplica-se a todos os animais inclusive o Homo Sapiens
Aplica-se a todos os animais inclusive o Homo Sapiens
Ultradiano
Um ritmo ULTRADIANO é um ciclo repetido recorrentemente no período de 24 horas, maior do que uma hora, usado em pesquisas sobre o sono humano para referenciar-se com o ciclo de 90–120 minutos das fases do sono.
das marés.
Infradiano
Um ritmo INFRADIANO, repete-se em períodos maiores que um dia: ciclo menstrual, ciclodas marés.
Ciclos Circadianos períodos em torno de 24h. são as horas de Vigília e Sono
Os biólogos acreditam que esse ciclo muda de acordo com a espécie para que cada uma delas explore um horário diferente do dia. EX: pessoas mantidas em cavernas por períodos de várias semanas ou meses continuam dormindo e acordando com uma periodicidade de aproximadamente 25h e mesmo durante o dia num galinheiro escuro as galinhas dormem.
O termo "circadiano" provém da designação em Latim "circa diem", que significa "cerca de um dia".
Sabe-se que os ciclos circadianos são controlados em sua maioria nos mamíferos nos núcleos supraquiasmáticos do hipotálamo e estes, por sua vez, estão sob controle temporal por agentes sincronizadores, como a luz.
A grande importância do conhecimento das funções e das atividades do Ciclo Circadiano está em poder analisar o comportamento do corpo humano e observar as anomalias que venham a ocorrer dentro de um mesmo período ciclico (de 24 horas), podendo-se analizar em qual estrutura corpórea ocorre algum tipo de desequilíbrio.
Pesquisas recentes expandiram o sentido do termo, demonstrando que os ritmos circadianos estão também relacionados às marés, ao ciclo lunar e também à dinâmica climática da Terra através das correntes eólicas e marítimas, em especial se observado com relação aos animais migratórios. Dessa forma, a dinâmica circadiana não se reduz a uma questão fisiológica, é influenciada pela astronomia, geologia e ecologia.
Uma curiosidade: Como esse relógio humano avança diariamente 18 minutos, o organismo se recupera mais facilmente de longas viagens para o leste – direção em que o fuso horário aumenta – do que para o oeste, e parece que também ao entrarmos no famigerado e desnecessário horário de ( …) verão, quando o relógio é adiantado em uma hora, também é mais difícil entrar do que sair dele. “Todos os dias, minutos extras do nosso ciclo circadiano são ajustados conforme as atividades e a quantidade de luz a que somos submetidos. Se forem mais intensas pela manhã, o ciclo encurta. As atividades no fim da tarde ou à noite, o expandem”.
Os biólogos acreditam que o ciclo circadiano muda de acordo com a espécie para que cada uma delas explore um horário diferente do dia. Imagine todos saindo à mesma, seria igual ao RUSH humano produzido nas horas de trabalho.
Ciclo Circadiano - Ritmo Diário
Ritmo circadiano ou ciclo circadiano (do latim circa cerca de + diem dia) designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.
O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano. Uma das funções deste sistema é o ajuste do relógio biológico com influência sobre, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo controlando o sono e o apetite. Representa o período de um dia (24 horas) no qual se completam as atividades do ciclo biológico dos seres vivos.
A área do cérebro de onde esse relógio monitora o ciclo de atividades do corpo humano fica é o núcleo supraquiasmático, localizado no hipotálamo na base do cérebro e acima das glândulas pituitárias, região cerebral que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino.
De acordo com alguns estudos recentemente publicados, existem outros fatores que implicam no funcionamento do ritmo circadiano. Eles estão relacionados ao ciclo da Lua, as marés, dinâmica climática da Terra pelas correntes marítimas e eólicas. Assim, o ritmo circadiano não se resume à questão da fisiologia, tornado-se um campo aberto em que fatores astronômicos, ecológicos e geológicos apresentam efetiva influência.
Nas aproximadas vinte e quatro horas em que se baseia o ritmo circadiano, cada órgão do corpo humano manifesta o seu pico de funcionamento, período em que é realizada a auto-limpeza do corpo. Assim, a cada duas horas, divididas entre as 24, um órgão necessita da utilização de mais energia.
Blog monetizado - Anúncios qualificados by Google Adsense – Gratidão por DESATIVAR BLOQUEIOS de anúncios em seu navegador. Também é possível doar pelo PagSeguro, ou doar através de NFP-"55681867820".Sua visita e o seu compartilhamento também é a maior recompensa pelo esforço de manutençao do blog - Grato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário