Nos séculos anteriores ao séc. XX, os relógios sempre tiveram o status de jóia ou artigo de arte sendo um dos objetos pessoais mais caros e foram sinais de status aristocrático.
O tempo é contado pelas pulsações do cristal transmitidos a um circuito eletrônico que se baseia nos pulsos para mostrar os números no mostrador digital. Nos relógios digitais não há ponteiros e a hora é lida digitalmente no mostrador.
relogio digital: Na grande maioria dos relógios produzidos hoje, a passagem do tempo é medida pelas vibrações de um minúsculo cristal de quartzo que gera pulsos elétricos enquanto submetido a uma pressão física – e que também vibra fisicamente quando atravessado por uma corrente elétrica.
O cristal, cortado na forma de garfo é alimentado por uma carga elétrica fornecida por uma bateria, que alimenta tanto o cristal quanto o visor e o microchip.
O cristal é usado na forma de um diapasão alimentado por uma carga elétrica que é cortado na forma de um garfo, no formato exato e precisamente calculado para que ele venha a emitir sempre exatos 32 768 pulsos elétricos por segundo.
Os pulsos são transmitidos a um circuito eletrônico, que registra os pulsos para formar os números do mostrador digital.
relógio analógico, o circuito divide a vibração a apenas um impulso por segundo regulando um motor que move as engrenagens dos ponteiros.
O DIAPASÃO DE CRISTAL
O formato de diapasão do cristal é calculado para que ele emita sempre exatos 32 768 pulsos elétricos por segundo que serão enviados para um microchip.
|
Um oscilador é um componente eletrônico que utiliza a ressonância de um cristal em vibração de um material piezoeletrônico, para criar um sinal elétrico com uma frequência bastante precisa. | O cristal piezoelétrico mais utilizado é quartzo.Esta frequência é comumente usada para medir precisamente o tempo em relógios de quartzo, bem como para estabilizar frequências de transmissores de rádio. |
Um oscilador é um componente eletrônico que utiliza a ressonância de um cristal em vibração de um material piezoeletrônico, para criar um sinal elétrico com uma frequência bastante precisa. Esta frequência é comumente usada para medir precisamente o tempo em relógios de quartzo, bem como para estabilizar frequências de transmissores de rádio. O cristal piezoelétrico mais utilizado é quartzo.Os relógios de quartzo popularizaram-se na década de 70 e substituíram quase que completamente os relógios mecânicos, regulados por mola e corda. Enquanto os melhores aparelhos mecânicos se desajustam em 1 décimo de segundo por dia, os de quartzo não erram mais que 1 milésimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário