13 de ago. de 2017

SONS BINAURAIS





BATIDAS BINAURAIS - Ondas Cerebrais - Sincronização 
As batidas binaurais são frequẽncias dissonantes e o seu efeito não é percebido se reproduzido em alto-falantes comuns, sendo necessários fones de ouvido e estéreo.
Binaural - literalmente significa "possuindo ou sendo relacionado às duas orelhas".

O cérebro humano capta as frequências vibratórias das ondas sonoras que normalmente são emitidas pelo ambiente, sendo captadas pelo cérebro humano e fluem através das ligações neurais.  

A filtragem dessas frequências audíveis, permite aos animais determinarem a direção e a origem de sons audíveis através das ondas sonoras.


TERMOS DO ESTUDO DE PADRÕES DE ONDAS CEREBRAIS
As Ondas Cerebrais são qualificadas em função da rapidez das vibrações, nesta ordem: Beta, a mais rápida,  Alfa, Theta e Delta, a mais lenta.
 Bloc.Anúnc.
Somos gratos pela sua visita à este blog monetizado - Google Adsense - Portanto pedimos V. permissão para os anúncios; lembrando que a vista delas são um meio de compensação pelo esforço desta criação
Ao DESATIVAR O BLOQUEIO em seu navegador -Os anúncios são qualificados pelo Google Adsense - qualidade de anúncios - Obrigado - Namastê!





Ondas Beta: São as ondas mais rápidas, a partir de 13 a 30 Hz.  É o padrão normal de onda de um cérebro durante o estado de vigília. 
Ao ser monitorado por um EEG seria registrado um padrão de ondas Beta.
Ondas Alfa: Mais lentas que as Beta, 7 a 13 Hz. Associadas a um estado de maior tranqüilidade e relaxamento. Podem ser encontradas durante os estados meditativos.
Ondas Theta: 3 a 7 Hz. Associadas a um estado de grande capacidade de reminiscência, criatividade e visualização, inspiração e conceptualização holística. 
É o padrão cerebral representativo do sono REM ( o do sonho).
Ondas Delta: 1 a 3 Hz - São as mais lentas dos 4 padrões principais. Associadas ao sono profundo e ao transe profundo, sem sonho.


INTERAÇÃO COM O ESTADO DE CONSCIÊNCIA
As frequências ondulatórias interagem simultaneamente influenciando o estado mental, ou estado de consciência. Os benefícios podem ser: Clareza mental, foco, cognição e inteligência, conforme a predominância de um padrão sobre o outro e é essa predominância no intervalo das frequências auditivas, ou a diferença entre um e outro ouvido, é que irá produzir o estado de consciência alterado.

Podendo-se introduzir um determinado padrão de ondas de forma a facilitar determinadas atividades mentais. A predominância de um padrão harmônico é a sincronização entre os sons binaurais e podem ser usados para harmonizar ou sincronizar os dois hemisférios cerebrais num só padrão sinérgico de ondas cerebrais. 

As ondas cerebrais pulsam a diferentes amplitudes e frequências, dependendo do nosso grau de envolvimento com determinadas atividades. 
O cérebro pode ficar sincronizado com determinados padrões de ondas a que for exposto.A sincronização é um resultado harmônico natural. Ocorre sempre que existir a possibilidade. 

CRIAÇÃO E PERCEPÇÃO DAS FREQUÊNCIAS BINAURAIS
A criação de frequências binaurais consiste basicamente em aplicar-se um estímulo auditivo diferente em cada um dos ouvidos. 
Ao escutarmos os sons binaurais percebemos uma ondulação, uma espécie de onda, que não está sendo emitida pelos fones de ouvido. 
O princípio binaural é tocar um som numa frequência em um ouvido e tocar um tom ligeiramente diferente no outro ouvido, criando um contraste.
Quando percebemos num dos ouvidos um tom e no outro ouvido um tom ligeiramente diferente, e procuramos harmonizar essas diferenças automaticamente
Os hemisférios cerebrais tendem a sincronizar essas diferenças e é esta sincronia mental que produz o tom ondulante. 
Essa percepção é uma criação da nossa mente, que ao sintetizar os dois sons denota a diferença e esta se torna harmônica entre os mesmos. 

Se o ouvido esquerdo estiver a captar um som com uma frequência de 97 Hz e o direito a captar um som com uma frequência de 103 Hz, o nosso cérebro irá perceber uma diferença entre estas frequências e tentará criar harmonicamente uma sincronização em 6Hz.
Ao processar os dois tons diferentes captados pelo ouvido direito e esquerdo, o cérebro assimila uma diferença entre os mesmos e, num efeito de harmonização, entra numa determinada frequência correspondente à essa diferença. 
A frequência de 6Hz se encaixa na frequência theta, que é medida entre 3 e 7 Hz conforme tabela acima. 
Assim a mente começará gradualmente a alterar-se, entrando num estado de profundo relaxamento e sono que é o estado de sonho.

Usando sons binaurais, podemos atingir um determinado número de estados de consciência. 
Existem CDs criados com esse princípio para diferentes propósitos. O som binaural pode melhorar significativamente a memória, leitura e ortografia, além de ajudar a realizar tarefas com alto nível de processamento de informação, pode relaxar todos seus músculos e manter sua mente focada e até mesmo aumentar a concentração e o processo de tornar-se consciente e potencializar a aprendizagem, deixar de fumar, facilitar o sono, promover uma cura mais rápida, induzir sonhos lúcidos e facilitar a ocorrência de experiências fora-do-corpo.  Tudo isso vai depender da frequência em que o som está.
Isto é algo que os xamãs ou os monges do Tibete descobriram e fazem desde há séculos usando métodos naturais, no primeiro caso através da ingestão de psicodélicos naturais e no segundo através da meditação e Yoga dos sonhos.

Instruções para o uso correto:

1. O som binaural logicamente, deverá ser ouvido com fones de ouvido, um para cada, stéreo ou por um bom sistema de som estereofônico. O volume do som não muito alto, deve ser o suficiente para que não ocorram distrações vindas do exterior.
2. Mantenha-se confortável preferencialmente mantendo os olhos fechados e garantindo a particularidade para não ser perturbado.
3. A audição de batidas binaurais pode induzir a estados de perda de consciência o que pode ser perigoso, assim que recomenda-se precaução de não estar fazendo nada que requeira atenção, como escutar dirigindo ou na rua.
 Bloc.Anúnc.






Os anúncios são qualificados pelo Google Adsense - qualidade de anúncios - Obrigado - Namastê!
O som binaural, é representado por batidas binaurais em duas ondas de frequência distintas. usadas para criar uma terceira onda harmônica cerebral, não auditiva
Cada frequência é aplicada em um dos ouvidos separadamente, o cérebro reage criando um terceiro tom que é a diferença entre os dois, ou seja, o meio termo entre um e outro som. Isto permite ao cérebro se sintonizar diretamente a uma frequência que o ouvido não reconhece

Demonstração de um padrão de som binaural


Ouça 20 Minutos por dia com fone de ouvido para aumentar o raciocínio e tranquilizar a sua mente.


ATENÇÃO: Não escute som binaural durante a condução de veículos, equipamentos operacionais, ou qualquer outra tarefa que exija concentração. Se estiver sujeito à convulsões ou tem epilepsia, doenças cardíacas ou toma medicamentos que alteram o humor, consultar um médico antes de tentar. 

As freqüências produzidas por esse fenômeno é conhecida como Sons Binaurais e é quando dois tons de freqüências específicas são escutados através de fones de ouvido. O cérebro pode ficar confuso e produzir sua própria alucinação áudio tridimensional que é ouvida apenas na cabeça do ouvinte. 
O que acontece é que o cérebro está desacostumado a ouvir uma freqüência em cada orelha tão próximas. Por ser diferente dos sons que ocorrem na natureza  nenhum mecanismo evoluiu em nosso cérebro para compreendê-los. Em substituição, na tentativa de normalizar a audição em algo que se possa entender.  o núcleo olivar superior, a área do cérebro que controla os aspectos da percepção do som tridimensional, preenche a diferença entre as frequências que variam entre si, criando um "terceiro tom". 
O que é mais estranho é que cada pessoa ouve o "terceiro tom" diferente: As pessoas com doença de Parkinson não podem ouvi-lo, as mulheres vão ouvir tons diferentes através de seu ciclo menstrual.

A origem das energias do universo-CHACRAS

Este processo é usado pelos xamãs das tribos indígenas, que usam tambores e chocalhos para harmonizar as suas ondas cerebrais com uma frequência particular e assim entrar num estado de consciência alterado.

Este processo é importante, pois também possuem implicações diretas no nosso cérebro, este opera de modo semelhante a uma caixa de ressonância. Uma criança num balanço sabe como usá-la. Num instantinho ela descobre qual é o momento certo de dobrar o corpo para aumentar a amplitude do movimento.

No exemplo do sistema massa-mola, balançar devagar ou depressa demais causa pequenas amplitudes de oscilação. Balançando na freqüência certa, que é a freqüência natural do sistema, chega-se à ressonância e obtém-se grandes amplitudes de oscilação.

Juntamente com o papel desempenhado pelas ondas cerebrais no nosso estado de consciência é também importante discutir a anatomia básica do nosso cérebro e a forma como as suas partes interagem e funcionam. 
O cérebro humano possui dois hemisférios, o hemisfério esquerdo é linear, lógico, prático e orientado no tempo e o hemisfério direito é não linear, abstrato, criativo, holístico e não lógico. 
Um contador, no seu trabalho, usa muito mais o hemisfério esquerdo, enquanto que numa festa ou cantando uma canção o mesmo contador usará mais o hemisfério direito. 
O uso de um determinado hemisfério é harmonizado e consoante à atividade em que estamos envolvidos, das mesma forma existe uma predominância de certas ondas cerebrais dependendo de determinadas atividades de um dos hemisférios cerebrais.
Os dois hemisférios estão ligados pelo corpo caloso. Esta estrutura funciona como uma ponte ou conduta entre ambos os lados e pode literalmente ser exercitada e fortalecida mentalmente até se tornar fisicamente maior e mais capaz de transmitir informação entre os dois hemisférios. Sincronizando os dois hemisférios e permitindo que estes trabalhem em conjunto poderemos reorganizar e potencializar a capacidades mental aumentando a eficiência mental por uma melhor comunicabilidade e transferência de dados de um hemisfério com o outros, a sincronização efetiva. 
A meditação pode conduzir à sincronização entre os hemisférios cerebrais em que o padrão de ondas cerebrais reflete uma sincronia, um estado especial, em que ambos os hemisférios estão ativamente envolvidos nas mesmas frequências. 
Os meditadores experientes tem uma sincronização hemisférica acima do comum, bem como, maior capacidade de atingir estes estados deliberadamente. Ambos os hemisférios podem estar sincronizados em qualquer padrão de combinação de ondas cerebrais. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MEDITAÇÃO CRÍSTICA

#MEDITAÇÃO CRÍSTICA. #APRENDA_MEDITAR Ao  meditar, assuma uma postura confortável. P ara obter um estado m...