A vida que não pode ser inventada pelo homem
Você sabia que um vírus não pode ser classificados como seres eucariontes ou procariontes, pois não possuem células.
Para ser considerado como um ser vivo, este deve apresentar estas características:
- Ser constituído de célula;
- Buscar energia para sobreviver;
- Responder a estímulos do meio;
- Se reproduzir;
- Evoluir.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DO SERES VIVOS
A classificação depende da presença de células no organismo.
1- CÉLULAS PROCARIONTES
.
As células procariontes não contém núcleo e outras organelas ligadas à membrana e se distinguem das eucariontes por sua estrutura, enquanto que as células EUCARIONTES- CLIQUE PARA VER - - http://www.rubenatureza.com/2018/07/celulas-eucariontes.html - têm estruturas complexas,formadas por membranas internas, citoesqueleto e um núcleo.
As células procariontes foram a única forma de vida na Terra por milhões de anos, até que as células eucarióticas mais complexas surgiram, através do processo de evolução. São organismos sem um núcleo de célula ou qualquer outra organela ligada à membrana. Seu material genético fica disperso no citoplasma, e a maioria dos seres procariontes é unicelular, apesar de alguns procariotas serem multicelulares.
- A troca de substâncias com o ambiente externo e a proteção são realizadas pela parede celular.
- Tem funcionamento simples.
Exemplos de seres vivos procariontes:
- Bactérias
- Cianobactérias (algas azuis)
Blog monetizado - Anúncios qualificados by Google Adsense – Grato por permitir anuncios e DESATIVAR BLOQUEIOS em seu navegador. Sua visita e compartilhamento é a recompensa pelo esforço de manutençao do blog - Grato!
Estrutura e funções de células procarióticas
Existem células determinadas para constituirem seres no reino animal e no reino vegetal - http://www.rubenatureza.com/2018/07/celula-animal-e-celula-vegetal.html
célula animal - |
As células procarióticas não são tão complexas quanto as células eucarióticas. Elas não têm núcleo verdadeiro, pois o DNA não está contido dentro de uma membrana ou separado do resto da célula, e sim disperso em uma região do citoplasma chamada nucleoide.
As seguintes estruturas e organelas podem ser encontradas em células procarióticas:
- Cápsula - Cobertura externa adicional que protege a célula, que impede a desidratação, favorece a adesão às superfícies e protege a célula;
- Parede celular - Cobertura externa que protege a célula bacteriana e dá a sua forma;
- Citoplasma - O citoplasma é uma substância semelhante a um gel. Seu papel é dar estrutura e manter a forma da célula;
- Plasmídeo - Moléculas duplas de DNA que armazenam material genético;
- Membrana Celular - A membrana celular envolve o citoplasma da célula e regula o fluxo de substâncias dentro e fora dela;
- Flagelo e cílio - Ajudam na locomoção da célula;
- Ribossomo - Os ribossomos são estruturas celulares responsáveis pela produção de proteínas;
- Nucleoide - Área do citoplasma que contém a molécula de DNA.
As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes. A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação. Também possuem DNA na forma de um anel não-associado a proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o DNA se dispõe em filamentos espiralados e associados à histonas).
Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.
A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais:
- Bactérias
- Cianofitas (algas cianofíceas, algas azuis ou ainda Cyanobacteria)
- PPLO ("pleuro-pneumonia like organisms") ou Micoplasmas
- Células incompletas
As bactérias dos grupos das rickettsias e das clamídias são muito pequenas, sendo denominadas células incompletas por não apresentarem capacidade de auto-duplicação independente da colaboração de outras células, isto é, só proliferarem no interior de outras células completas, sendo, portanto, parasitas intracelulares obrigatórios.
CÉLULAS TRONCO - A CAPACIDADE DE EVOLUÇÃO E CONSTRUÇÃO - http://www.rubenatureza.com/2016/08/celulas-tronco.html
São diferente dos vírus por apresentarem:
- conjuntamente DNA e RNA;
- parte da máquina de síntese celular necessária para reproduzirem-se;
- uma membrana semipermeável, através da qual realizam as trocas com o meio envolvente.
Obs.: já foram encontrados vírus com DNA, adenovirus, e RNA, retrovírus, no entanto são raros, os vírus que possuem DNA e RNA simultaneamente.
---------------------------------------------------------contribua com o site - é a única fonte de sobrevivência do blogueiro e do site - grato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário