a) “Nós temos o 'privilégio', pela lei cósmica, de nos mantermos em sintonia com os nossos desafetos”
Já vimos que os semelhantes se atraem, conforme a explicação do livro do Martins Peralva.
b) “O homem nunca se desligou de Deus, só perdeu a #sintonia”
Esta frase, analisada com a devida profundidade nos lembra que somos uma centelha divina e que vivemos num planeta adequado ao nosso grau de evolução e diz que precisamos ressintonizar com #Deus.
Esperamos que o conhecimento sobre frequências e sintonia ajude no processo de ressintonia com Deus.
Nos espectro #eletromagnético os raios Gama e Raios X, oscilam em frequências superiores e com comprimento de onda próximas ao tamanho de átomos e, por isso, com grande influências sobre a matéria.
- Átmico, espírito, centelha divina.
- Búdico.
- Mental superior.
- Mental inferior.
- Astral, emocional, matéria astral, corpo do mundo espiritual, personalidade.
- Duplo etérico, ainda físico, sede dos chacras, receptor e transmutador do prana.
- Físico, sede da consciência atual, sensações, vida biológica. “baixas frequências”.
O corpo Átmico é sinônimo do que se chama de espírito e este corpo vibra em “altíssima frequência” sendo que o corpo físico de “mais baixas #frequências”.
Cada corpo descrito, do físico ao átmico, tem a sua própria constituição material e densidade peculiares e, por conseqüência, tem sua própria faixa vibratória.
#APLICAÇÕES_ESTUDOS_MEDIANÍMICOS
As ondas eletromagnéticas são importantes para o presente estudo porque vão ajudar no estudo dos fenômenos medianímicos.
Medianímica – Qualidade da faculdade dos médiuns. Faculdade medianímica. – Qualificativo da capacidade própria que permite aos médiuns o exercício da função de intermediários entre os Espíritos e os homens.
Nos anos 60 do séc.XX, o Dr. Lacerda estudava as energias metapsíquicas e Teosofia nos livros de Helena Blavatsky e Anne Besant quando cunhou o termo “Apometria”.
Ele fundamentou cientificamente e instrumentalizou operacionalmente um conjunto de técnicas anímico mediúnicas e desenvolveu um método de trabalho medianímico de atendimento espiritual, energético e desobssessivo, com o intuito de “servir ao próximo com amor e instrumentalizar a medicina de maneira a permitir diagnósticos mais concretos e terapêutica adequada ao tratamento da maioria das enfermidades de origem psicossomáticas.
As Energias Metapsíquicas: usadas desde sempre, conforme registros históricos, são exemplos de aplicação das energias mentais utilizadas desde a antiguidade, passando pelos rituais indígenas e chegando à nosso tempo pela via do estudo da Teosofia.
No atendimento apométrico, entre outras técnicas, utiliza-se a contagem acompanhada do estalar de dedos, que tem como objetivo comandar a “energia mental, ordenada pela mente e projetada pela vontade na forma de fluxo eletromagnético”
Está de acordo com a lei número oito da apometria: Lei do ajustamento de sintonia vibratória dos desencarnados com o médium ou outros espíritos. Impulsos ordenados pela contagem para sintonizar médium, consulente, assistência, etc.
Portanto, a energia mental referida deve ser entendida como uma onda, com uma frequência (sintonia) e com uma vibração (comando) adequados ao trabalho medianímico que se deseja realizar. Nos atendimentos realizados com técnicas apométricas, utilizam-se termos como “abrir o campo” que significa sintonizar o consulente e o médium numa mesma faixa de frequência; “abrir a frequência” é acionar no consulente o seu “canal” de comunicação.
Há um consumo de energia gerada na mente pelo pensamento irradiado na forma de fluxo eletromagnético.
Da introdução do livro Mecanismos da Mediunidade temos uma frase de Emmanuel que diz que “A força magnética é simples agente, sem ser causa das ocorrências medianímicas, nascidas, invariavelmente, de espírito para espírito”, ou seja, a emanação de energia, a propagação de uma frequência por si só não é suficiente para que ocorram os devidos efeitos. É necessário que haja coordenação e vontade no processo para que os objetivos sejam alcançados.
“A mente é a sede do pensamento. A vontade é o livre arbítrio” .
Segundo as fórmulas, o homem gera um campo mento-magnético caracterizado como um vetor de força Σ (sigma) capaz de, orientado pela vontade, atuar nas partículas do fluído cósmico universal, produzindo vibrações, energias que, atuando na matéria astras, produz alimentos, roupas, reconstitui tecidos, etc.
Reflexão, Refração e Sintonia no Passe
O passe é um ótimo exemplo para verificação das propriedades das ondas eletromagnéticas em aplicação nos processos medianímicos.
Do livro Mecanismos da Mediunidade temos que, “estabelecido o clima de confiança, cria-se a ligação sutil entre o passista e consulente por um elo de forças ainda imponderáveis no mundo, e verte o auxílio da Esfera Superior na medida dos créditos de um e de outro”.
A reflexão ocorre quando não se estabelece o clima de confiança entre passista e consulente ou quando a diferença vibratória entre os dois é tamanha que as energias que fluem de um para outro são incompatíveis e, como resultado, o consulente que deveria receber e internalizar as energias emanadas do médiuns acaba refletindo estas energias tal como um espelho que devolve tudo o que é projetado sobre ele.
A refração, conforme vimos, ocorre quando uma energia passa de um meio de propagação para outro. No passe, consideramos que a energia que provem da Esfera Superior passa pelo médium que tem a função de canalizar a energia para o consulente. Este fluxo de energia fica sujeito às falhas de sintonia entre passista e consulente e não é raro ocorrer transmutação de energia durante a passagem pelo médium, que acaba por cumprir o papel de uma espécie de filtro para as energias que provém da esfera superior direcionadas para o consulente.
Quando há perfeita sintonia entre passista, consulente e plano espiritual, toda a emanação da Esfera Superior vai chegar ao consulente. Esta é uma condição ideal e temos que ter presente que a assimilação da energia pelo consulente será sempre em razão do seu merecimento, que é permeado por sua vontade e pelo seu estado mental.
Ainda sobre sintonia, no livro Mecanismos da Mediunidade no capítulo 12 – reflexo Condicionado – , vale recuperar aqui o termo reflexão no sentido de elucubração, estado mental.
“Toda a mente vibra na onda de estímulos e pensamentos em que se identifica. Facilmente percebemos que cada espírito gera em si mesmo que inimaginável, um potencial de forças mento_eletromagnéticas, exteriorizando nessa corrente psíquica os recursos e valores que acumula em si próprio, gerando a força criativa incessante em nós, assimilando, por impulso espontâneo as correntes mentais que se harmonizem com o nosso tipo de onda, impondo às mentes simpáticas o fruto de nossas elucubrações e delas recolhendo o que lhes seja característico, em ação que independe da distância espacial, sempre que a simpatia esteja estabelecida e, com mais objetividade e eficiência, quando o serviço de troca mental se evidencie assegurado conscientemente”.
É importante ao estudante dos fenômenos medianímicos entender os processos físicos que ocorrem na interatividade entre o plano físico e os demais planos existentes. Noções de energia mental, vibração, diretividade de fluxo e demais aspectos abordados neste trabalho ajudam na educação mediúnica e objetivam facilitar os processos de intercâmbio com o plano espiritual. Além disso, não se pode perder de vista a questão da vibração e da sintonia, do mérito do pensamento que revela o que nós somos em essência: lembrando a frase do Dr. Barradas já citada: “o homem nunca se desligou de Deus, só perdeu a sintonia”
Com esta frase em mente, consideremos o que está no livro Mecanismos da Mediunidade: “a mediunidade ou capacidade de sintonia está em todas as criaturas, porque todas as criaturas são dotadas de campo magnético particular, campo esse, porém que é sempre mais pronunciado naqueles que estejam temporariamente em regime de 'descompensação vibratória', seja de teor purgativo ou de elevada situação.”
Em desdobramentos espontâneos ou dirigidos, ou no desdobramento definitivo (desencarne), a sintonia vai falar mais alto. É uma lei rígida e inexorável. Vamos nos juntar, atrair e ser atraído pelos nossos semelhantes em natureza. Assim, cientes de que somos seres vibracionais e que estamos momentaneamente dessintonizados com o Criador, a compreensão dos elementos como frequência, vibração, sintonia e ressonância vão ajudar a capacitar o estudante dos fenômenos medianímicos a prestar um trabalho mais qualificado, fazendo brilhar a própria luz, iluminando assim também os seus próximos.
Bibliografia
PERALVA, Martins. Estudando a Mediunidade. 16ª edição. Brasília: FEB, 1992.
LUIS, André. Mecanismos da Mediunidade. 28ª edição. Brasília: FEB, 2009.
WIKIPÉDIA. Enciclopédia Virtual. Em: http://pt.wikipedia.org.
GOOGLE. Imagens. Em: http://images.google.com.br/
Cap. 32 – VOCABULÁRIO ESPÍRITA
Nenhum comentário:
Postar um comentário