26 de out. de 2018

agricultura orgânica - consumo saudável


Agricultura orgânica - consumo saudável

mercado


O mercado de produtos naturais atingiu o volume de 4 bilhões de reais em 2018 . A produção brasileira de alimentos orgânicos floresce desde o século passado embalada pela paixão de alguns produtores rurais que apostaram na agricultura sem uso de produtos químicos como forma de melhorar a qualidade e ainda garantir a sustentabilidade nas lavouras. Aos poucos, o sistema foi ganhando adeptos e hoje já apresenta um crescimento de 20% ao ano e há uma tendência em tornar-se ainda mais atraente  economicamente é com  o aumento da demanda por produtos naturais ressaltando que estatisticamente 64% das pessoas associa o consumo de orgânicos à melhoras de saúde.

estatísticas

Estas estatísticas mostram que os brasileiros têm um interesse crescente em produtos orgânicos, só que encontram uma série de dificuldades para consumir estes produtos.Porém, a principal dificuldade para o consumo dos orgânicos era o preço alto e a dificuldade de encontrá-los no mercado o que significa que o setor de produtos orgânicos é uma excelente oportunidade de mercado também no Brasil.

cultivo orgânico, o que é?

1- O que é a agricultura orgânica?
A produção de orgânicos trata-se de uma agricultura natural e sem o uso de química que seriam prejudiciais à saúde ou à natureza, sem o uso de sementes geneticamente modificadas (transgênicas).
A agricultura orgânica é definida pelo SEBRAE como agricultura sem o uso de fertilizantes sintéticos de alta solubilidade e agrotóxicos, além de reguladores de crescimento e aditivos sintéticos para a alimentação animal.

2- Quais são os principais produtos orgânicos produzidos no Brasil?
Se analisarmos o ranking dos produtos orgânicos produzidos no Brasil, a soja sai na frente, onde a versão natural não transgênica, desta cultura representa 32% de todos os tipos de soja plantados no Brasil. As hortaliças representam (27%) e o café (25%).
Há outros produtos como a cana de açucar que é exportada para 25 países, o cacau atingeega a valer até 30% mais que a comum) e o tomate (já existem defensivos agrícolas totalmente naturais, especialmente para esta cultura).

4- Quais são os benefícios dos produtos orgânicos para o ser humano e o meio ambiente?
Para o ser humano, os benefícios são óbvios: a alimentação com produtos orgânicos é mais natural por não conter toxidades, o que proporciona uma saúde melhor e um organismo mais saudável.
Para o meio ambiente, principalmente para o solo – um dos princípios da agricultura orgânica é o seu reconhecimento como um organismo vivo, que não tolera a alta quantidade de químicos usada na agricultura tradicional sem consequências.

Deste modo, para  o produtor rural, o cultivo orgânico é mais uma maneira de assegurar que a sua terra seja produtiva por mais tempo, permitindo que você colha produtos de melhor qualidade. 

Além disso, como veremos a seguir, os produtos orgânicos são um setor promissor, cada vez mais rentável, com tudo para ser extremamente lucrativo.

5- A agricultura orgânica é economicamente competitiva?
Há muitos empreendedores do agronegócio que sentem-se receosos em trabalhar com produtos naturais, temendo que a empreitada não seja rentável. Contudo, isto ficou para trás: a demanda é crescente, assim como o surgimento de soluções específicas para a agricultura orgânica.

Um bom exemplo da evolução é o controle de pragas: plantar orgânicos não é mais sinônimo de estar à mercê delas. Já há empresas comercializando métodos de controle alternativos específicos para cada tipo de cultura, como os defensivos e os fertilizantes agrícolas naturais.

Paralelamente a este aumento na oferta de insumos, as estatísticas revelam que, apesar de o consumo de produtos orgânicos ainda não ser majoritário, grande parte dos brasileiros se interessa por isso. O problema é que há obstáculos que freiam o consumo (principalmente o preço e a baixa quantidade de estabelecimentos que os vendem).

Em âmbito global, o cenário também é promissor. O Brasil tem se tornado um país cada vez mais competitivo no mercado internacional de orgânicos, com mais de 15 mil propriedades rurais certificadas e em processo de certificação para produzi-los.

6- Quais são os principais usos dos produtos orgânicos no Brasil?
O setor de cosméticos está cada vez mais propenso aos insumos orgânicos apelando para um produto mais natural e saudável.
De acordo com o instituto inglês Organic Monitor, o mercado de produtos de beleza naturais da América Latina vale US$ 50 bilhões.

O mercado de produtos orgânicos é uma grande oportunidade para o agricultor com um pensamento mais moderno e atento às necessidades de uma parcela crescente dentro de uma população que investe cada vez mais em saúde.

Blog monetizado - Anúncios qualificados by Google Adsense – Gratidão por DESATIVAR BLOQUEIOS de anúncios em seu navegador. Também é possível doar pelo PagSeguro, ou doar através de NFP-"55681867820".Sua visita e o seu compartilhamento também é a maior recompensa pelo esforço de manutençao do blog - Grato!


 
LINK PARA O CURSO DE HORTA ORGÂNICA 
CURSO – HORTICULTURA ORGÂNICA- link 
Este é um produto digital, você receberá os dados para acessá-lo. via https://go.hotmart.com/W9075650L  na  internet.
https://go.hotmart.com/W9075650L 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MEDITAÇÃO CRÍSTICA

#MEDITAÇÃO CRÍSTICA. #APRENDA_MEDITAR Ao  meditar, assuma uma postura confortável. P ara obter um estado m...