Ondas mecânicas
- Ondas Mecânicas:
A propagação das ondas se dá através de um meio material, envolvendo o transporte de energia cinética e potencial com dependências da elasticidade do meio.
Este tipo de onda não é capaz de se propagar no vácuo, onde não há matéria, portanto uma onda não é capaz de propagar-se no vácuo porque não há um meio de transporte.
Este tipo de onda não é capaz de se propagar no vácuo, onde não há matéria, portanto uma onda não é capaz de propagar-se no vácuo porque não há um meio de transporte.
As ondas mecânicas são as que se propagam somente através de um meio material, Seja este, o ar, a água, o ferro, molas e cordas, sons e em superfícies líquidas.
As ondas sonoras também são ondas mecânicas.
Um estalar de dedos ou o canto produzido pelas cordas
vocais de um cantor cumprem o papel de “perturbação” que se propaga no ambiente ao comprimir as moléculas do ar até que o ar comprima o tímpano dentro do ouvido humano.
vocais de um cantor cumprem o papel de “perturbação” que se propaga no ambiente ao comprimir as moléculas do ar até que o ar comprima o tímpano dentro do ouvido humano.
No exemplo da pedra jogada n'água, temos uma onda mecânica: as moléculas da água, próximas a perturbação inicial, chocam-se com as moléculas imediatamente ao lado e repassam a energia.
Dessa forma – numa reação em cadeia – os efeitos da perturbação se propagam até que a energia seja dissipada completamente na massa de água.
Ondas não observáveis
Também existem ondas que não podemos observar a olho nu, como, por exemplo, ondas de rádio, ondas de televisão, ondas ultra-violeta e microondas.
Além destas, existem alguns tipos de ondas que conhecemos bem, mas que não identificamos normalmente, como a luz e o som. O que elas têm em comum é que todas essas energias são propagadas através de um meio, e este meio não acompanha a propagação.
Blog monetizado - Anúncios qualificados by Google Adsense – Gratidão por DESATIVAR BLOQUEIOS de anúncios em seu navegador. Também é possível doar pelo PagSeguro, ou doar através de NFP-"55681867820".Sua visita e o seu compartilhamento também é a maior recompensa pelo esforço de manutençao do blog - Grato!
Características das Ondas
As ondas são criadas a partir de uma interação entre campos de força; as ondas são pulsos energéticos que se propagam https://www.rubenatureza.com/2015/09/ondas-eletromagneticas.htmlFísica Oscilatória
Para caracterizar as ondas usamos as seguintes grandezas:
Amplitude:
A amplitude corresponde à altura da onda, marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio (repouso) da onda até a crista. Note que a “crista” indica o ponto máximo da onda, enquanto o “vale”, representa a ponto mínimo.
O número de ciclos feitos por um ponto vibrante na unidade de tempo é denominado freqüência (f). Na onda, a distância de uma crista ou um vale ao nível de equilíbrio, é denominada amplitude (A). Na onda a distância que a perturbação percorre durante um período é denominada comprimento de onda.
1- Comprimento de onda:
Representado pela letra grega lambda (λ), é a distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas. Comprimento de onda é a distância de um pico de frequência de onda para o outro, e é comumente associado ao espectro eletromagnético. É possível encontrar facilmente essa medida de uma onda, contanto que você saiba sua velocidade e frequência
2- Velocidade:
3- Frequência:
representada pela letra (f), no sistema internacional a frequência é medida em hertz (Hz) e corresponde ao número de oscilações da onda em determinado intervalo de tempo. A frequência de uma onda não depende do meio de propagação, apenas da frequência da fonte que produziu a onda.
4- Período:
representado pela letra (T), o período corresponde ao tempo de um comprimento de onda. No sistema internacional, a unidade de medida do período é segundos (s).
Grandezas relacionadas as ondas
Classificação das ondas:
Segundo a direção de propagação das ondas, elas são classificadas em:
1- Ondas Unidimensionais:
as ondas que se propagam em uma só direção.
Exemplo: ondas em uma corda.
2- Ondas Bidimensionais:
as ondas que se propagam em duas direções.
Exemplo: ondas se propagando na superfície de um lago.
3- Ondas Tridimensionais:
as ondas que se propagam em todas as direções possíveis.
Exemplo: ondas sonoras.
As ondas também podem ser classificadas de acordo com a direção de vibração:
1- Ondas Longitudinais:
a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda.
Exemplo: ondas sonoras
2- Ondas Transversais:
a vibração é perpendicular à propagação da onda.
Exemplo: onda em uma corda.
Na relação entre período e frequência, o período é o inverso da frequência.
Conforme sua natureza as ondas são classificadas em:
Ondas Mecânicas:
A propagação das ondas se dá através de um meio material, envolvendo o transporte de energia cinética e potencial e dependente da elasticidade do meio, portanto uma onda não é capaz de propagar-se no vácuo.
Alguns exemplos são os que acontecem em molas e cordas, sons e em superfícies de líquidos.
Ondas Eletromagnéticas:
são ondas geradas por cargas elétricas oscilantes e sua propagação não depende de meio material e nem do meio em que se encontram, podendo propagar-se também no vácuo.
Alguns exemplos são as ondas de rádio, de radar, os raios x, luz e microondas.
Velocidade das Ondas
Todas as ondas eletromagnéticas tem em comum a sua velocidade de propagação no vácuo, próxima a 300000km/s, que é equivalente a 1080000000km/h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário