2 de jan. de 2016

ALGAS MARINHAS

ALGAS MARINHAS
Você já conhece os benefícios da Alga Marinha? 

Existem cerca de 27 mil espécies ou tipos diferentes de algas umas 500 são comestíveis. 
Algas são seres vivos pertencentes a um grupo de seres vivos chamados de protistas. 
Em geral, são constituídas por uma ou mais células e são encontrados em todo o mundo.E sendo mais comuns na água de oceanos, rios, lagos, riachos, lagoas e pântanos. Algumas espécies vivem no solo ou sobre folhas, madeira e pedras e até as que crescem sobre animais como tartarugas e ursos-polares.

As algas diferem das plantas e são menos complexas sob vários aspectos. Não têm caules nem folhas, e suas raízes são diferentes das raízes das plantas. Além disso, ao contrário das plantas, não produzem flores nem sementes. 

As algas podem ser verdes, azuis, vermelhas ou marrons, variando muito de tamanho. Algumas espécies são tão pequeninas que só podem ser vistas ao microscópio e as algas conhecidas como kelp podem atingir 60 metros de comprimento.

Muitos tipos de algas são constituídos por células individuais podendo formar colônias ou filamentos de células ou, como na alga marinha, tecidos simples. Alguns tipos de algas como as algas marinhas, se parecem com plantas. 

As algas produzem seu próprio alimento e são muito importantes na liberação do oxigênio no ar, por meio da fotossíntese. 

Além de produzir oxigênio, as algas são importantes para animais aquáticos como baleias, focas, peixes, polvos e estrelas-do-mar dependem das algas como alimento. 
As pessoas comem alguns tipos de algas em muitas regiões do mundo. Agricultores usam algas marinhas como fertilizante.
Algas contêm clorofila e são especialmente ricas em minerais, como Cálcio, Ferro e Iodo, mas podem também ser consideradas boas fontes de proteína, carboidratos e Vitamina A . 

Fonte de Iodo
As Algas Marinhas ajudam a proteger contra envenenamento por radiação devido ao seu alto teor de Iodo. O Iodo é também importante para:
  • Tireoide;
  • Sistema Imunológico; 
  • regulação dos hormônios femininos;
  • Melhorar a função do cérebro;
  • Proteger o estômago contra gastrite e úlcera gástrica;
  • Melhorar a saúde do coração;
  • Desintoxicar o organismo;
  • Regular o metabolismo;
  • Emagrecimento: pode-se usar algas marinhas para emagrecer porque elas têm fibras que permanecem mais tempo no estômago e, por isso, dão saciedade, regulam a tireoide e o metabolismo, podendo facilitar o processo de emagrecimento. 

Maneiras de consumir algas marinhas

As algas marinhas fazem bem à saúde e podem ser colocadas na salada, sopa ou mesmo no molho ou refogado de vegetais, aumentando assim o valor nutricional dos vegetais e in natura e em sucos (nesse caso usa-se spirulina em pó).

Benefícios das Algas Marinhas
As Algas Marinhas contêm antioxidantes que não são encontrados em outros vegetais. Usa-se para tratar a obstipação, a bronquite, asma, obesidade e desordens do aparelho gastro-urinário e como laxante, bom para a pele no combater celulite, reduzindo a flacidez e as rugas precoces devido à ação do colágeno e dos sais minerais.

Tireoide: O Iodo é essencial para o funcionamento saudável da glândula tireoide. Pois, os altos níveis de iodo presentes nas Algas Marinhas ajudam a regular os hormônios da tireoide.

Combate ao Câncer: Há muito tempo se sabe que as mulheres japonesas, cujas dietas são ricas em Algas Marinhas, têm menores taxas de câncer no ovário, mama e câncer do endométrio. Um estudo feito na Universidade de Berkeley constataram que uma dieta contendo Algas Marinhas reduz as chance de ocorrência de câncer. As algas marinhas, em especial a laminária, contêm muitos agentes antibióticos e uma substância chamada fucoidina que atrasa o desenvolvimento do cancro da mama.

O fucoidan é um composto presente nas Algas Marinhas, um carboidrato complexo, que é um poderoso anti-inflamatório que tem a capacidade de induzir a apoptose (morte celular) em células cancerosas.

Endometrose: Um pesquisador descobriu que mulheres com endometriose que foram suplementadas com 700 mg de cápsulas de Algas Marinhas por dia tiveram uma redução significativa na dor.

As algas marinhas, ou Kelp, destroem as bactérias, estimulando o sistema imunológico, curando úlceras, reduzindo o colesterol no sangue e tensão arterial. Os polissacáridos das algas castanhas têm uma atividade anticoagulante semelhante à da heparina e limpam o sangue de substâncias gordas.




Postagem em destaque

MEDITAÇÃO CRÍSTICA

#MEDITAÇÃO CRÍSTICA. #APRENDA_MEDITAR Ao  meditar, assuma uma postura confortável. P ara obter um estado m...