COMO CONGELAR OS GRÃOS DE KEFIR
Para se ter uma disponibilidade de uma reserva estratégica de grãos do seu kefir, ou seja poder dispor por longo prazo de um #backup dos mesmos para uma eventualidade em acidentes do tipo, a diarista jogou fora, beberam todo o conteúdo, viajei, ou o leite estava estragado ou azedo e etc.
Para salvar as futuras colonias, pode ser de água ou de leite, deve-se ao renovar o seu pote separar uma porção dos mesmos.
Coe o kefir normalmente e separe uma porção desses grãos de kefir que não lhe farão falta para dar continuidade à colonia e providencialmente os terá para recomeçar a produção.
Após a separação dos grãos de #kefiram, não é necessário lavar os grãos e nem adicionar qualquer outra coisa, simplesmente coloque-os em saquinhos plásticos de sorvete vendidos nos mercados ou potinhos de plastico herméticos e congele no freezer ou congelador.
O Kefir congelado fica em estado de hibernação ou dormência, e não vai se alimentar com nada, então não precisa de leite, nem açúcar, nem leite em pó nem nada.
Feche a embalagem e pronto e não se esqueça de colocar dia mes e ano de embalagem e o tipo.
Não se preocupe, como um urso que hiberna o seu grãozinho congelado não irá morrer!
Há casos de terem sido guardados por dois anos e os grãos reviveram e continuaram se multiplicando normalmente.
Bloc.Anúnc.
Blog monetizado - Google Ad – gratos por permitir anúncios; ao DESATIVAR BLOQUEIO em seu navegador.
Sua visita e o seu compartilhamento é a recompensa pelo esforço de manutençao do blog - Anúncios qualificados by Google Adsense - Grato!
COMO DESCONGELAR OS GRÃOS DO KEFIR:
Retire-os do freezer e deixe-os na geladeira ou à temperatura ambiente até amolecer.
Não use artifícios para apressar o descongelamento, deixe a temperatura baixar normalmente sem apressar o processo deixe-os acordar suavemente de sua hibernação.
Acrescente o leite gelado de forma suficiente para cobrir grãos de kefir completamente, pode ser gelado. Se for o tíbico, coloque água mineral com o açúcar mascavo.
Esse é o primeiro banho depois da hibernação, após 12 horas banhando-se, coe o líquido e vá renovando até ele assumir o seu cheirinho característico pelo período que desejar, 12 ou 24 horas a mais, repetindo o processo.
Após o período de adaptação, não se esqueça que eles são organismos vivos vá alimentando-os com leite ou água e açúcar mascavo.
Aos poucos eles irão reagir, após esse período, aos poucos eles irão reagir ao estresse do congelamento e começar a fermentar e crescer como antes. Dê-lhes um banho com água sempre que acrescentar leite colocando numa peneirinha de plástico esterilizada e chacoalhando sem esmagar de forma a renovar a superfície que os envolve e retirando a parte que flutua. Repita o processo mantendo-os na geladeira, não se preocupe com a diminuição depois volta a produzir tão bem quanto antes
Se a sua geladeira está com aquele cheirinho saiba Como-acabar-com-cheiro-ruim-da-geladeira.html
Técnicas de desidratação:
O uso da estufa elétrica com calor;
Aproveitar o calor do sol e seca-lo;
Secagem com uso do cooler desidratador;
Desidratação por Liofilização;
Secagem com papel absorvente;
Uma forma de fazer pão sem necessitar de fermento, é diferente não é ázimo e também muito gostoso - Fabricacao-de-fermento-natural-e-pao-de.html
Uma forma de fazer pão sem necessitar de fermento, é diferente não é ázimo e também muito gostoso - Fabricacao-de-fermento-natural-e-pao-de.html
Sua visita e o seu compartilhamento é a recompensa pelo esforço de manutenção do blog - Anúncios qualificados by Google Adsense - Grato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário