Quem é que não deseja ter uma pequena horta em casa e quantos desejariam um pequeno quintal de terra para poder colher ao menos uma cebolinha ou uma salsa fresquinhas. Ao pensar numa horta, as dificuldades são os canteiros, adubação, irrigação, sementeira e outras tipo : qual a terra ideal, como adubar, e podemos resolver esses problemas com um substrato para as sementeiras.
Para organizar as mudas e ter um cuidado especial na criação de mudas fortes e resistentes para o plantio posterior em solo definitivo.
FAZENDO UM SUBSTRATO PARA PLANTAR SEMENTES, ESTACAS OU BULBOS- Substrato para plantas é todo o material utilizado como meio de crescimento para plantas, que não seja o solo. Pode ser constituído por um único material ou por uma mistura balanceada de materiais orgânicos e minerais
- Algumas característica importantes do substrato de qualidade:
- 1- Baixa densidade e aeração,
- 2- Uniformidade, sem perder a capacidade de retenção de água
- 3- Isenção de fitopatógenos; patologia vegetal, é a ciência que estuda as doenças das plantas entre outras causas, insetos ou outros bichinhos, fungos, bactérias, vírus, assim como plantas parasitas e fatores climáticos.
- 4- Boa drenagem
- 5- PH neutro (nem alcalino e nem ácido)
- 6- Fácil armazenamento e baixo custo
- Você também vai gostar de ler:
- Se tiver já pronto no chão, materiais secos e grosseiros, como pequenos galhos e folhas secas geralmente embaixo de uma árvore passe essa primeira camada da terra numa peneira grossa para retirar a terra que possa conter outras sementes ou vetores patógenos.
- Para cada 20 litros dessa mistura de folhas secas, adicione :
- 50% de húmus de minhoca (vermicompostagem) fácil adquirir até em supermercados ou lojas especializadas
- 150 gramas de farinha de osso.
- Esterco bovino curtido, cuidando de não exceder metade da quantidade total.
- Devido às particularidades do estrume o de vaca até 50% do volume ( 10 l ), de cama de frango encontrada em granjas de aves de corte até 30% e de Perús 15%
- pode agregar casca de arroz carbonizada
Você poderá utilizar prontamente este substrato, é só preencher as bandejas próprias para sementeira, copinhos de café, vasos, etc.
Esse substrato é apropriado para a germinação e o enraizamento inicial e formação de mudas, seja por meio de sementes, estaqueamento ou touceiras.
Guardando bem ensacado ao abrigo do sol e da chuva e em ambiente fresco e seco pode-se utilizar o produto depois de algum tempo sem perder a qualidade.