Manjerona - Origanum Majorana
Uma das ervas favoritas de Afrodite (deusa do amor) e simbolizava a felicidade, considerada com a erva do amor eterno.
Na Grécia faziam coroas para recém-casados, para que atrair felicidades à vida conjugal do casal.
Parente próxima do orégano. Ao florir, as sementes caídas no solo desenvolvem pequenas mudas ao redor da planta, é muito fácil replantar através da transferência das mudinhas. Atinge uma altura de quase sessenta centímetros. Na minha horta, descobri que a manjerona plantada no canteiro de couves espanta as borboletinhas brancas que botam seus ovinhos nas couves e que ao eclodir as lagartas consomem as folhas da couve rapidamente.
As manjerona é usada na cozinha grega e italiana no preparo de carnes, sopas, molho de tomate, pizzas, e para saborizar óleos e vinagres. Combinando com perfeição com tomates, com queijo e batatas cozidas e no preparo de condimentos.
Composição química
Óleos essenciais como beta-pineno, p-cimeno, terpineno, linalol, terpineol, taninos e mucilagem.
indicações: Ação anti-espasmódica, bom para diarreia, flatulências, má digestão e falta de apetite. Como expectorante e em casos de problemas respiratórios como asma, bronquite, resfriados, gripes e tosses catarrais. Estimulante e digestiva, auxilia no combate à dor reumática, cólica menstrual, cólica intestinal e reumatismo. É revigorante, afrodisíaca, antioxidante, antisséptica e analgésica, funciona bem em casos de herpes genital, apatia e baixa da libido e é muito aromática.
Na Europa Medieval, as damas a usavam sob a forma de sachês. Sempre é bom ter uma muda plantada no jardim de casa pelo mesmo motivo, trazer felicidades e é claro para ter um tempero disponível.
O uso de manjerona não produz efeitos colaterais.
A manjerona pode ser consumida picadinha sobre os alimentos, batida no liquidificador ou até mascada in natura, porque não. Ao mascar uma folhinha fresca você irá notar uma certa frescura no hálito e posteriormente os óleos serão notados pelos papilos gustativos e ao final parecerá ter comido o que lembra um pouco a casca da goiaba, mas, a adstringência permanecerá bastante tempo e haverá um leve aumento da salivação.
Podendo ser tomada também em forma de chás
Chá de manjerona - indicado no tratamento de reumatismo e artrites, gripes, resfriados, transtornos digestivos e feridas mal cicatrizadas.
por infusão - imersão de folhas, raízes, sementes e plantas diretamente na água quente , aguardando 10 minutos. Na infusão podem entrar as ervas, como o hortelã e raízes como gengibre. Pode-se macerar e adicionar à água quente.
Receita
De duas colheres de sopa de manjerona para um litro de água.
Na água fervida coloque a manjerona, tampe e aguarde por dez minutos.
Está pronto para o consumo.
Dose: ingerir de duas a três xícaras ao dia.
outros assuntos que poderão interessar
jardinagem-prazer-que-compensal
como-fazer-um-bom-substrato
compostagem-faca-sua-propria-terra
cultivando-salsinha-e-cebolinha
cultivo-de-alface
fazer-jardim
cultivo-de-tomates
cultivo-de-morangos.html
inseticida-natural-contra-cochinilas-e pulgões
como-cultivar-milho-hidroponico
Nenhum comentário:
Postar um comentário