8 de abr. de 2015

NEUROCISTICERCOSE





O que é neurocisticercose?
#Cisticercose, é a infecção causada pela forma cística da tênia do porco, a "Taenia solium".
#Neurocisticercose, é quando ocorre o acometimento no sistema nervoso central (SNC).  Fonte: http://www.amato.com.link>Tratado de Clínica Cirúrgica






Os vermes mais comuns no corpo humano são a lombriga (no intestino delgado), o esquistossomo (nas veias dos intestinos), o ancilóstomo (intestino delgado), os oxiúros, a filária (vasos linfáticos) e a solitária (intestino delgado). Geralmente os vermes atacam o estômago, mas também podem atacar outras partes do corpo. 
No caso de sintomas de vermes, deve-se consultar o médico, uma vez que para cada tipo de vermes existem remédios diferentes

Como se adquire a neurocisticercose?
O ser humano pode adquirir a doença de duas formas:

1 - ao ingerir carne de porco contendo o cisticerco (Cysticercus cellulosae), que são alguns “caroços” que podem ser observados na carne de porco. Esta é a forma larvária da 'Taenia solium'. Desta forma o homem adquire a teníase e a larva passa a viver no seu intestino, tendo o homem como hospedeiro final.


2- ao ingerir acidentalmente os ovos da larva que são liberados junto com as fezes do homem infectado. podendo levar a outra forma da doença que é a cisticercose. 


Os “caroços” antes vistos na carne do porco, podem se alojar, em tecidos humanos, como os músculos e tecido nervoso. Fonte: Tratado de Clínica Cirúrgica

Para se adquirir a cisticercose é necessário que os ovos da Taenia Solium atinjam o estomago do homem, o que pode acontecer de duas maneiras:

1- a auto-infecção, quando os ovos de um indivíduo infectado são transferidos da região perianal para a boca, ou quando os ovos são regurgitados do intestino para o estômago;

2- a heteroinfecção, ingestão dos ovos por intermédio de água ou alimentos contaminados. 

A heteroinfecção é a maneira mais importante de aquisição da doença. 

A forma de transmissão da doença explica o fator de alta incidência que se relaciona com as más condições de saneamento básico.
A cisticercose é a parasitose mais freqüente do SNC sendo responsável por muitas internações hospitalares e seqüelas neurológicas graves.


SOLITÁRIA é só apelido.
Algumas infestam cães e gatos, mas só duas, adotam humanos como hospedeiros definitivos.
Taenia Solium -  que tem o porco como intermediário.
Taenia Saginata - que tem o boi como intermediário. 

As larvas penetram na carne desses animais, formando em torno de si mesmo uma carapaça duríssima chamada cisticerco e ficam só esperando.
O cisticerco que contém as larvas resiste à mastigação e ao suco gástrico e chegando ao intestino delgado se rompe deixando sair o verme, que ali se instala para crescer, amadurecer, produzir mais ovos, causar obstruções intestinais, apendicite, anemia, fraqueza, fome absurda, etc.


Quais são os sintomas da neurocisticercose?

Os sintomas dependem da localização, do número e do estágio de desenvolvimento dos cistos. O período de incubação dura de quatro a cinco anos, ou seja, os sintomas podem aparecer anos depois da ingestão dos ovos da tênia. Os sintomas geralmente surgem quando os cistos começam a envelhecer e provocam uma resposta inflamatória do hospedeiro. Os pacientes podem apresentar convulsões, danos neurológicos (paralisias ou dormências em um segmento do corpo), sinais de aumento de pressão intracraniana (dor de cabeça, vômitos e torpor), alteração do comportamento, meningite (febre, dor de cabeça, rigidez do pescoço), entre outros sintomas. Clique aqui para acessar os sintomas que podem aparecer em uma doença neurológica.

Qual o tratamento da neurocisticercose?
O tratamento da infecção intestinal é semelhante ao de outras verminoses e realizado através de medicamentos por via oral.
As formas da doença que geralmente precisam de tratamento cirúrgico são aquelas que evoluem com aumento da pressão intracraniana: dor de cabeça forte, vômitos, alteração do nível de consciência. 
A infecção por vermes adultos pode ser evitada pelo alto cozimento completo da carne suína. A prevenção de doenças é sempre o melhor remédio.
A prevenção da cisticercose individualmente pode ser feita através de hábitos corretos de higiene pessoal e alimentação. O sucesso na prevenção social é diretamente proporcional à qualidade do saneamento básico. Em regiões onde a freqüência dessa doença é alta, o controle pode ser difícil apesar dos cuidados individuais, e nestes casos, os órgãos públicos devem procurar nos sítios, fazendas e criadouros, porcos que estejam doentes para que o tratamento seja feito direto na fonte do problema.
Uma pessoa infectada por "Taenia Solium" deve ser tratada imediatamente e com muito cuidado para eliminar os vermes adultos, devendo ser tratada juntamente com as pessoas próximas e seus familiares e examinada por especialista médico, para além da eliminação do verme, verificar a possibilidade de infecção concomitante por cisticercose.
O tratamento da cisticercose tem como objetivo a redução da resposta inflamatória e nem todos os pacientes devem ser tratados, pois os cistos podem já estar mortos ou a resposta inflamatória ao uso do medicamento pode ser pior que a doença.
O tratamento pode ser, portanto, apenas a observação, uso de drogas anti-parasitárias e anti-inflamatórios hormonais e eventualmente a cirurgia.

Indicações de Albendazol
NO TRATAMENTO DE INFESTACÕES POR PARASITAS INTESTINAIS SIMPLES OU MISTAS. OS ESTUDOS CLINICOS MOSTRAM QUE O ALBENDAZOL é EFETIVO NO TRATAMENTO DO ASCARIS LUMBRICOIDES, TRICHURIS TRICHIURA, ENTEROBIUS VERMICULARIS, ANCYLOSTOMA DUODENALE, NECATOR AMERICANUS, STRONGYLOIDES STERCORALIS, TAENIA SOLIUM, TAENIA SAGINATA.

Teníase - Mebendazol: 200mg, 2 vezes ao dia, por 3 dias, VO; Niclosamida ou Clorossalicilamida: adulto e criança com 8 anos ou mais, 2g, e crianças de 2 a 8 anos, 1g, VO, dividida em 2 tomadas; Praziquantel, VO, dose única, 5 a 10mg/kg de peso corporal; Albendazol, 400mg/dia, durante 3 dias.
Neurocisticercose - Praziquantel, na dose de 50mg/kg/dia, durante 21 dias, associado a Dexametasona, para reduzir a resposta inflamatória, consequente a morte dos cisticercos. Pode-se, também, usar Albendazol, 15mg/dia, durante 30 dias, dividida em 3 tomadas diárias, associado a 100mg de Metilprednisolona, no primeiro dia de tratamento, a partir do qual se mantem 20mg/dia, durante 30 dias. O uso de anticonvulsivantes, às vezes, se impõe, pois cerca de 62% dos pacientes desenvolvem epilepsia secundária ao parasitismo do SNC. ---Bloc.Anúnc.
Blog monetizado - Anúncios qualificados by Google Adsense – Grato por permitir anunciar, ao DESATIVAR BLOQUEIOS em seu navegador. Sua visita e compartilhamento é a recompensa pelo esforço de manutençao do blog - Grato!














Postagem em destaque

MEDITAÇÃO CRÍSTICA

#MEDITAÇÃO CRÍSTICA. #APRENDA_MEDITAR Ao  meditar, assuma uma postura confortável. P ara obter um estado m...