O coco sempre foi uma fruta saudável e deliciosa. Atualmente tornou-se febre de consumo. Como se descobrissem a panaceia de todos os males, inclusive emagrecimento. #coco #farinha de coco
Seu nome verdadeiro é em latim : Cocos nucifera L. da família: Palmae e a sua origem é provavelmente Asiática. Mas aqui pra nós tem os nomes de Coco-da-baia, coco-da-praia, coco verde, coco seco.
As principais características dessa planta são: palmeira inerme, solitária, de estipe cilíndrica, lisa, podendo chegar a até 20 m de altura. Folhas de até 6 m de comprimento, com bainha de fibra grosseira e cor castanha, pecíolo longo e cerca de 100 pinas (folíolos) distribuídas em intervalos regulares. O fruto tem forma ovóide, com cerca de mais de 15 cm de diâmetro que, quando maduro, apresentando uma coloração castanha; possui polpa abundante e espessa e a cavidade central contém um líquido aquoso ou leitoso, conhecido como água-de-coco, muito rica em sais minerais, desde a fibra até a água e são inúmeras as suas aplicações aproveitando-se da fruta completamente.
Recomendado para diversos fins e utilidades tendo um óleo rico em ácido láurico e mais digestibilidade que qualquer outra gordura em razão de seu alto percentual de glicerídeos assimiláveis (91%).
Muito utilizado na industria de alimentos, química e da cosmética. O óleo de coco pode ser utilizado nos cabelos, na pele, na manutenção da casa e até mesmo no ato sexual como lubrificante natural. É um ótimo hidratante para os cabelos e torna os cabelos menos rebeldes.
O óleo de coco é menos propenso a ficar rançoso e derrete facilmente formando espuma e emulsões mais estáveis. O óleo de coco é um poderoso hidrante, combate as rugas e ativa a hidratação da pele. Serve muito bem como removedor da maquiagem dos olhos, capaz de retirar totalmente o delineador e a máscara dos cílios.
Vem substituindo a gordura animal em margarinas, biscoitos, bolos, sorvetes e cremes para bolos, e até a manteiga de cacau. O óleo de coco tem a propriedade de ativar o sistema imunológico do organismo, combatendo o colesterol ruim e disponibilizando o HDL - colesterol bom do organismo, protegendo o coração e prevenindo contra a osteoporose.
O ácido láurico presente no óleo de coco elimina as espinhas do rosto, das costas e do peito. O ácido láurico é quinze vezes mais potente no combate às bactérias do que o peri óxido de benzoíla, usado no combater o acne.
Por suas propriedades anti-inflamatórias é útil contra alergias a picadas de insetos, use o óleo de coco passando no local da picada para reduzir a coceira, a irritação, o inchaço e ajuda na cicatrização da picada.