14 de ago. de 2015

VAI PLANTAR BANANEIRAS



A #Banana é um fruto que tem a sua origem no sudeste do continente asiático.
Esta deliciosa e nutritiva fruta tropical possui uma polpa macia, saborosa e doce.
Elas formam-se em cachos na árvore chamada bananeira.
No Brasil, as mais conhecidas são: nanica, prata, banana-terra e a banana maça. 
A banana além de possuir muito potássio, também é rica em vitaminas e minerais , uma banana grande tem teor de vitamina A 123 UI . A vitamina B também está presente com 0,15 mg de riboflavina , niacina 0,82 mg , 0,07 mg de tiamina , 88 mg de vitamina B6 , e 29 mcg de ácido fólico. Teor de vitamina C é de 13,8 mg . e na escala de cálcio mineral conta com 9,2 mg, 44,1 mg de magnésio, com quantidade indefinida de ferro e zinco ..

Elas nascem verdes e quando estão maduras ficam com as cascas amarelas (maioria das espécies) ou vermelhas (minoria).
Cada bananeira produz de uma só vez de 5 a 15 pencas de banana.
São muito utilizadas na culinária de centenas de países. São consumidas ao natural, fritas, cozidas e assadas.
Uma banaca madura e de porte grande (nanica, por exemplo) pesa, em média, 120 gramas.

A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e A.

A banana não possui sementes, ela é um fruto sem fecundação prévia.

Aproximadamente, 70% deste fruto é composto por água.

A #bananananica, mais consumida no Brasil, é muito utilizada em bolos, doces e outros pratos da culinária brasileira.

Plantando bananeiras
Se você tem uma área de terra e deseja ter umas bananas ou até um pequeno bananal é fácil e não precisa ser nenhum especialista da Embrapa. Basta seguir os utilíssimos conselhos de produção e de plantio que vem a seguir:

A muda de bananeira usada  para replantar a nova bananeira deve ser aquela que dá junto ao tronco mãe naturalmente.
Deve ser replantada antes de formar folhas largas e de topo fino e  caule mais encorpado.



https://www.rubenatureza.com/2018/10/m-f-rural-mercado-rural.html - entre neste site e cadastre-se para vender ou comprar produtos agropecuários - sementes, frutas, cereais, implementos, caminhoes tratores e fazendas imóveis e etc.


O solo que irá receber a nova muda teverá ter uma cova de   60x60, e no meio desse buraco, fincar fortemente a muda bem no centro do buraco de forma a se firmar na terra macia.A muda nova deverá ter ainda folhas finas que é  uma característica da planta que ainda é dependente da planta e não busca a fotossíntese como a da foto. 



Não é necessário cobrir  a cova de terra e o buraco será preenchido com o tempo e irá recebendo  toda a matéria orgânica de folhas e resto de plantas naturalmente, pode-se auxiliar jogando restos de folhas ou húmus, mas não adianta apressar e sufocar a raiz. 

A muda plantada na cova, que fica mesmo aberta para receber matéria orgânica, irá enraizar e essa raiz n início exposta será forçada a penetrar novamente na terra pela lateral encaminhado-se alcançando a distância de mais de metro além da cova.
Deve-se ressaltar que esse não é o método indicado pelos orgãos especialistas, mas é premiado como o maior produtor. Obviamente a fertilidade do solo deve-se à humidificacão natural do solo e sem uso de agrótóxicos. Esse sistema herdado dos tataravós, consegue ter uma média maior de produção, que o sistema indicado pelos orgãos federais. e por longo tempo , até 15 anos.
Neste vídeo vc poderá entender melhor pelas próprias palavras do agricultor



CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Zingiberales
Família: Musaceae
Gênero: Musa
links 
http://rubenatureza.link>Jardinagem é um prazer que compensa
http://rubenatureza.link>Glossário de hidroponia
http://rubenatureza.link>Elixir de alecrim e sálvia
http://rubenatureza.link>GERGELIM
http://rubenatureza.link>GENGIBRE
Como  você pode fazer-mussarella-queijo-frescal




    1. http://rubenatureza.link>Cultivo de
      1. milho hidropồnico para gado



    Plantio de bananeira segundo a EMBRAPA

    Época de plantio
    O plantio pode ser realizado em qualquer época do ano, desde que as chuvas sejam bem distribuídas ou que a área cultivada seja irrigada. Em condições de sequeiro, o plantio deve ocorrer após o período de maior concentração de chuvas, uma vez que as necessidades de água para o cultivo da bananeira são menores nos três primeiros meses após o plantio. O plantio deve ser escalonado para que haja produção durante todo o ano.
    Espaçamento e densidade de plantio
    Os espaçamentos utilizados para o cultivo da banana estão relacionados com o clima, o porte da cultivar, as condições de luminosidade, a fertilidade do solo, a topografia do terreno e o nível tecnológico dos cultivos. Nas regiões produtoras de banana do Brasil, os espaçamentos mais praticados estão descritos na Tabela 2.

    Tabela 2. Espaçamentos para diferentes cultivares, em função do porte.
    Porte
    Cultivares
    Espaçamento (m)
    Baixo a médio
    FHIA 18
    2,0 x 2,0; 2,5 x 2,0; 2,5 x 2,5; 3,0 x 3,0; 3,0 x 2,0 x 2,0 e 4,0 x 2,0 x 2,0.
    Médio a alto
    Thap Maeo, FHIA 1, FHIA 02 AM e Caipira.
    3,0 x 2,0; 3,0 x 2,5; 3,0 x 3,0 e  4,0 x 2,0 x 2,5.
    Alto
    Prata Ken, Prata Zulu
    3,0 x 3,0; 4,0 x 2,0; 4,0 x 3,0 e 4,0 x 2,0 x 3,0.

    Coveamento
    Em áreas não mecanizáveis, as covas são abertas manualmente, com cavador e/ou enxadas, nas dimensões mínimas de 40 cm x 40 cm x 40 cm.

    Plantio e replantio
    A muda deve ser posicionada no centro da cova adubada, colocando-se em seguida a terra removida, pressionando-a bem para evitar que a água de chuva ou irrigação acumulada possa, depois do plantio, ocasionar o apodrecimento da muda.
    As mudas micropropagadas, após climatizadas por um período de 45 a 60 dias, são levadas para o local de plantio, em época de alta umidade, a fim de facilitar o seu estabelecimento. Devem ser retiradas cuidadosamente do recipiente que as contém, para não danificar as raízes, e distribuídas no centro das covas, sobre a terra misturada, com adubo orgânico e fertilizante fosfatado, fechando-se a cova.
    O plantio de mudas procedentes de viveiros ou de bananal sadio (mudas convencionais) é feito de acordo com os tipos (chifrinho, chifre e chifrão), os quais devem ser plantados nesta ordem, colocando numa mesma área, mudas do mesmo tamanho. Após o plantio, coloca-se 5 a 10 cm de terra solta sobre o pseudocaule, evitando-se que os tecidos sejam danificados pela exposição direta da luz solar.

    Nas Filipinas, você encontrará um cacho de bananas que vale por um bananal.  na cidade de Datu Odin Sinsuat , Maguindanao , Filipinas.

    Datu Guiamad Dicolano, o proprietário da Banana disse que esta não era a primeira vez que tinha visto este tipo de bananas e que seu vizinho Kanis Kagi, de quem conseguiu as mudas de banana obteve bananeiras mais altas e que deu mais frutos do que esta que tem a altura de 7 pés e por volta de 2.000 bananas. A banananeira chamou a atenção dos transeuntes, que tiraram fotos e acabou por ser destaque em notícia ABS -CBN . A mesma variedade de bananeira também foi encontrada em Iloilo , Filipinas, mas tem 900 frutos somente e ainda ostentam mais.












    Postagem em destaque

    MEDITAÇÃO CRÍSTICA

    #MEDITAÇÃO CRÍSTICA. #APRENDA_MEDITAR Ao  meditar, assuma uma postura confortável. P ara obter um estado m...