O gengibre, nome científico Zingiber officinale.
É usado principalmente pelo seu uso culinárioem todo o mundo.
O #GENGIBRE tem a propriedade de relaxar o sistema gastrointestinal, prevenir enjoos e evitar náuseas. porém proporciona ainda inúmeros benefícios devido aos nutrientes que possui. Serve também para:
É usado principalmente pelo seu uso culinárioem todo o mundo.
O #GENGIBRE tem a propriedade de relaxar o sistema gastrointestinal, prevenir enjoos e evitar náuseas. porém proporciona ainda inúmeros benefícios devido aos nutrientes que possui. Serve também para:
- Auxiliar na digestão;
- Melhorar a circulação;
- Aliviar as cólicas menstruais e a TPM;
- Combater a dor de garganta;
- Proteger o organismo contra gripes e resfriados;
- Pode-se consumir o gengibre ralado como condimento para carnes e molhos, ou em forma de chá ou cápsulas.
Plantio
O plantio é feito com pedaços de rizomas ( gomos) de 3 a 5 cm de comprimento. Os gomos ou pedaços de rizoma, com uma ou duas gemas cada, são plantados no local definitivo da plantação a até 5 cm de profundidade, ou em canteiros e vasos, sendo então transplantados depois de um mês, quando as mudas têm aproximadamente 3 cm de altura.
O espaçamento entre as plantas pode ser de 70 a 90 cm entre as linhas de plantio e de 30 a 50 cm entre as plantas.
Diminuir o espaçamento entre as plantas aumenta a produção, mas dificulta a colheita, que geralmente acaba danificando os rizomas.
O gengibre pode ser cultivado em vasos grandes. Em regiões de inverno muito frio, o plantio em vasos é o ideal para plantações domésticas, trazendo o vaso para dentro de casa durante os meses gelados do ano.
Colheita
A colheita do gengibre pode ocorrer de 7 a 12 meses após o plantio, quando as hastes e folhas começam a ficar amareladas. As plantas podem ser arrancadas com cuidado a mão, com forquilhas, para expor os rizomas, que são então lavados e deixados secar por um ou dois dias.
Em plantações domésticas, não é necessário colher a planta inteira. Uma parte do solo pode ser escavada em torno da planta, de forma a expor somente um pedaço do rizoma, colhendo o mesmo com cuidado deixando o resto da planta intacta para continuar seu crescimento. Desta forma a planta pode viver por vários anos, sem necessidade de replantio.
Benefícios do gengibre para a garganta
Os benefícios do gengibre para a garganta são aliviar a dor porque ajuda a limpar o catarro e a resolver a inflamação mas deve ser tomado como chá quente.
O gengibre também é muito bom para o sistema respiratório pois é relaxante e expetorante aliviando a asma, a tosse com catarro, infeções das vias respiratórias e bronquite.O Gengibre é uma planta medicinal que possui sabor apimentado e que pode ser utilizado no tratamento de problemas circulatórios, resfriados ou inflamações, como dor de garganta, por exemplo.
Pode ser comprado em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e feiras livres, na sua forma natural, em pó ou em cápsulas. Zingiber officinale
PARA QUE SERVE GENGIBRE
Propriedades do Gengibre
O Gengibre serve para ajudar no tratamento de má digestão, azia, enjoo, gastrite, resfriado, colesterol alto, pressão alta, tosse, dores musculares, problemas de circulação sanguínea e artrite.
As propriedades do Gengibre incluem sua ação anticoagulante, vasodilatadora, digestiva, anti-inflamatória, antiemética, analgésica, antipirética e antiespasmódica.
BENEFÍCIOS DO CHÁ DE GENGIBRE
Os benefícios do chá de gengibre ainda incluem a prevenção de alguns tipos de câncer devido a sua ação antioxidante e a ação antisséptica auxilia no combate à doenças. O gengibre é rico em vitamina B6, cobre, magnésio e potássio e melhora a circulação sanguínea, sendo um ótimo aliado a qualquer dieta para emagrecer.
O chá de gengibre é bom para a digestão, auxilia no alívio da indigestão, azia e gases intestinais.
Deve-se tomar cuidado com excesso de chá. Se for utilizado em grandes quantidades poderá aumentar o risco de hemorragias quando consumido por quem toma aspirina regularmente devido à redução da viscosidade do sangue.
Viscosidade sanguínea é a mensuração direta da resistência do fluxo de sangue. Isso afeta o organismo não somente quanto à dificuldade que o coração tem em trabalhar para circular o sangue, mas também pelo o nível de estresse, atrito, agressão e inflamação que o sangue causa às artérias.
VISCOSIDADE SANGUÍNEA
A viscosidade diminui o fluxo sanguíneo, causando a aterosclerose causando agressões aos vasos sanguíneos que levam à formação de placas e seus sintomas se tornam evidentes somente alguns anos mais tarde
Quanto mais grosso for o sangue é necessário mais pressão para o órgão movê-lo pelo corpo, gerando maior empenho para o coração . O sangue torna-se abrasivo e lesivo para as células do endotélio (paredes das artérias) agredindo os lipídeos e outras células inflamatórias que migram para o endotélio para reparar os danos. As placas crescem e o risco de ruptura dessas placas aumenta também e a lesão aterosclerótica progride, .
O aumento de viscosidade faz aumentar também o atrito, de forma que o sangue “se esfregue” contra as paredes dos vasos sanguíneos com tendencia a endurecer-se e ficarem estreitas, resultando em mais fricção e diminuição do fluxo nas artérias e veias.
MODO DE USO DO GENGIBRE
A parte usada do Gengibre são suas raízes para fazer chá ou temperar as refeições.
Chá de Gengibre para resfriado e dor de garganta: colocar de 2 a 3 cm de raiz de gengibre numa panela com 180 ml de água e deixar ferver por 5 minutos.
Coar, deixar esfriar e beber até 3 vezes por dia;
Compressa de Gengibre para reumatismo: ralar o gengibre e aplicar na região dolorida, cobrir com uma gaze e deixar atuar por 20 minutos.
Efeitos colaterais do Gengibre
Os efeitos colaterais do Gengibre incluem dores de estômago e sonolência, quando consumido em excesso.
Contraindicações do Gengibre
O Gengibre está contraindicado para pacientes que utilizam remédios anticoagulantes, como a Varfarina.
Embora o gengibre esteja contraindicado na gravidez, ele pode ser usado apenas para aliviar os enjoos durante a gestação. Embora o gengibre possa ser usado para aliviar os enjoos comuns da gravidez, o chá está contraindicado durante a gravidez.
Informação nutricional do Gengibre
Componentes
Quantidade por 100 g
- Energia 80 calorias
- Proteína 1,8 g
- Gorduras 0,8 g
- Carboidratos 18 g
- Fibras 2 g
- Vitamina C 5 mg
- Potássio 415 mg
O chá de gengibre é um ótimo remédio caseiro para emagrecer porque ele é um potente diurético e é considerado um alimento termogênico, que aumenta o metabolismo de gordura, fazendo o corpo gastar mais energia, mesmo parado.
Ingredientes
2 cm de gengibre fresco ou 1 colher (de chá) de gengibre em pó
1 litro de água
Como fazer o chá de gengibre para emagrecer
Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por cerca de 8 a 10 minutos. A seguir, tape a panela e espere amornar, coe e beba o chá como substituto da água, várias vezes ao dia.
É aconselhado tomar este chá diariamente e seguir uma dieta com pouca gordura e açúcar e praticar exercícios físicos para alcançar resultados progressivos e duradouros.
PASTA DE GENGIBRE
Muito conveniente para usar em pratos orientais
Ingredientes a mesma quantidade de gengibre e alho
100 g de alho, picados
100 g de gengibre fresco, picado
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Modo de preparo
Macere muito bem até homogeneizar acrescentando o azeite aos poucos e se quiser passe em um processador de alimentos para obter uma pasta bem cremosa.
Guarde do refrigerador ou congele.
RECEITA DE FRANGO COM GENGIBRE
INGREDIENTES-
2 limões -
2 colheres de sopa de azeite -
2 colheres de chá de gengibre ralado ou em pó -
3 dentes de alho picado -
600g de peito de frango -
1 e 1/2 xícaras de cogumelos picado -
1 cenoura grande -
2 abobrinhas -
1 cebola picadinha -
2 colheres de sopa de molho de soja (shoyo) -
2 colheres de sopa de mel
Modo de preparo
marinada: Misture o suco dos limões com um colher de sopa de azeite, o gengibre e o alho picado.
Corte o frango em cubos pequenos e jogue a marinada por cima.
Reserve por pelo menos duas horas ou na geladeira de um dia para o outro.
Prepare então os legumes:
corte os cogumelos, cenouras e abobrinhas em pedaços uniformes do mesmo tamanho que os do frango. Pique também a cebola.
Aqueça uma frigideira.
Tire o frango da marinada, reservando o líquido.
Coloque o frango na frigideira para dourar.
Numa panela separada, adicione uma colher de azeite, os cogumelos, a cenoura, a abobrinha e frite por 4-5 minutos.
Coloque o frango na panela.
Adicione o molho de soja com a marinada reservada, o mel e a cebola.
Atingindo a fervura cozinhe por mais 2 minutos.
Se o molho ficar muito fino, adensar com uma colher de chá de farinha de milho.
links
http://rubenatureza.link>Jardinagem é um prazer que compensahttp://rubenatureza.link>Glossário de hidroponia
http://rubenatureza.link>Elixir de alecrim e sálvia
Como você pode fazer-mussarella-queijo-frescal
http://rubenatureza.link> Inseticidas naturais
http://rubenatureza.link>Cultivo de tomates