CULTIVO DE TOMATEIROS (Lycopersicum sculenthum) EM CASA
O tomate é uma das principais hortaliças consumidas no mundo, com grande importância econômica. O tomate é consumido tanto “in natura” como na forma de produtos processados pela indústria, portanto, é uma das principais hortaliças consumidas no mundo, com grande importância econômica.
ORIGEM
O tomate era cultivado nos Andes, México e America Central muito antes do homem europeu aqui chegar e levar para a Europa essa esplêndida fruta, que por ser aparentada com a Beladona era considerada venenosa e então por algum tempo foi cultivada em vasos ou jardins com objetivos ornamentais apenas. De fato, as folhas e o caule do tomateiro e as frutas ainda verdes contêm tomatina e solanina em pequenas quantidades, Quando o tomate amadurece completamente, estes alcaloides desaparecem.
O tomateiro é uma herbácea que tem longas hastes que variam de um a dois metros e que se esparramam no solo porque o seu caule não tem firmeza suficiente para sustentar a planta no sentido vertical. Então convém colocar as plantas em vasos pendurados acima de dois metros ou se a partir do solo, uma estaca tipo escada ou treliça com sarrafos de madeira ou bambus ou arames para não romper o caule com o peso dos frutos no ponto de dobra da rama.
A hidroponia é a técnica de cultivo sem solo, onde as raízes recebem a solução nutritiva balanceada que contém água e nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.
No cultivo hidropônico, as raízes devem ser postas em canais ou recipientes por onde circula a solução nutritiva, composta de água pura e os nutrientes apropriados em quantidades individuais que atendam as necessidades de cada espécie cultivada.
Os canais onde circulam os nutrientes necessários podem ter um meio de sustentação para as plantas, o substrato, como pedras ou areia e para as plantas crescerem nas melhores condições possíveis a solução nutritiva deve ter um controle rigoroso para manter as mesmas características e necessidades fazendo periodicamente testes de pH e de concentração de nutrientes.
A hidroponia é uma atividade relativamente recente mas já se destaca como a grande revelação dos meios produtivos. No início, a técnica hidropônica teve grande salto com o cultivo da alface, que foi o grande responsável pela sua difusão no Brasil. Outros vegetais ficaram, durante este tempo, restritos a pequenas áreas experimentais sem representação no mercado, como é o caso do tomate.
O tomate produzido em sistema de hidroponia não apresenta dificuldade de comercialização porque é uma hortaliça de alto consumo, e porque é um produto de elevada qualidade, em que a oferta do produto é constante.
Cultivo de Salsinha e Cebolinha