Como cultivar plantas pelo método hidropônico.

As soluções nutritivas existem já prontas para o uso em lojas especializadas.

Você poderá encontrar todo o material em PVC em lojas de materiais de construção ou especializadas para hidroponia.
Uma boa ideia é o uso de uma parede, com tubos instalados a intervalos regulares. Estes tubos podem ser furados com pontaletes de metal incandescente, para o espaço onde ficarão as plantas, como devido espaçamento conforme o tipo de planta, As extremidades dos canos devem ser vedadas com cola e/ou massa de calafetar. Para alfaces, 20 cm, para morangos 25 cm, para tomate cereja 25 cm sendo que estas ultimas crescem e descem ou sobem conforme o apoio que lhe for proporcionado.
A solução nutritiva deverá circular por gravidade, grau de desnível, conforme a extensão do tubo e através de uma ligação entre mangueiras de preferencia translúcida e não muito clara, com um reservatório ao final com filtro para impurezas e para que se possa restaurar os nutrientes da mesma solução.
Um tampãozinho com um registro no início pode ajudar a equacionar a ação da gravidade controlando também a pressão da vazão dos nutrientes. Através de uma bombinha elevadora tipo aquário, ou mesmo manualmente poderá reaproveitar a solução colocando-a novamente no topo do sistema após ser restaurada com os nutrientes.

Jardim Hidropônico caseiro Morangos Hidropônicos

Para tomateiro será necessário providenciar antes do seu crescimento uma treliça pode ser de sarrafos ou bambus, ou de molduras com fios de nylon ou arame estaqueados em treliça reta ou em diagonal.
As plantas podem ser semeadas normalmente como é feito para cultivo em solo, em sementeiras de caixotes ou bandejas especiais.
Se gostar compartilhe