2 de dez. de 2014

CULTIVO SALSINHA E CEBOLINHA

POUCA TERRA  E MUITO TEMPERO

Aproveite sua plantação caseira, é uma delicia ter uma hortinha em casa.

salsinha


Características da planta:
Planta bienal ou perene, herbácea, com 0,60 a 1,00 m de altura, de caule oco, pouco ramificado, de coloração verde-clara e rico em canais oleiríferos que lhe dão aroma e sabor peculiar. Também possuem aroma forte e agradável.
Zoneamento agrícola: o cultivo da salsa é indicado para regiões de clima ameno, desenvolvendo-se melhor sob temperaturas entre 7 a 24 º C. Não tolera temperaturas extremas. Apesar de ser uma espécie pouco exigente em fertilidade, prefere solos com textura média, ricos em matéria orgânica, bem drenados e com pH entre 5,5 e 6,8.
Época de plantio: para regiões onde o inverno não é rigoroso, a melhor época é de março a setembro. Em regiões serranas, de clima ameno, pode ser cultivada o ano todo; porém, em locais onde o inverno é rigoroso, evitar a semeadura nos meses frios.
Cultivares: comum, crespa, gigante portuguesa, lisa comum e lisa preferida.
Espaçamento: 0,20 a 0,25 x 0,10 a 0,15 m.
Sementes necessárias: 2 a 3 kg/ha.
Semeadura: feita em canteiros definitivos, em sulcos com profundidade de 20 a 40 cm, em fileiras continuas. A germinação é muito lenta, de 12 a 13 dias quando a temperatura do solo está entre 25 a 30 º C, e 30 dias quando está a 10 º C. A germinação pode ser apressada, deixando-se as sementes de molho por uma noite. Quando as plantas estiveram com 4 a 5 cm de altura(duas folhas definitivas faz-se o desbaste, deixando-as mais vigorosas, espaçadas de 0,10 a  0,15 cm. Podem-se aproveitar as mudas vigorosas para  transplante.
Calagem: aplicar calcário para elevar a saturação por bases do solo até 80% e o teor de magnésio a um mínimo de 8 mm olc/dm3.
Adubação orgânica: aplicar, pelo menos 30 dias antes da semeadura, 30 a 50 t/ha de esterco de curral bem curtido ou composto orgânico, que podem ser substituídos por 7,5 a 12,5t/ha de esterco de galinha ou 2,5 a 4,0 t/ha de torta de mamona fermentada sendo, a dose maior, para solos arenosos.
Adubação mineral de plantio: 10 kg/ha de N, 90 a 180 kg/ha de P2O5 e 45 a 90 kg/ha de K2O. A quantidade, maior ou menor, de adubo a ser utilizada dependerá  das análises de solo e foliar, cultivar empregado e produtividade esperada.
Adubação mineral de cobertura: 30 a 60 kg/ha de N e 15 a 30 kg/ha de K2O, parcelados em duas ou mais aplicações, entre 30 e 60 dias após a semeadura à medida que vão sendo feitos os cortes, deve-se repetir a adubação de cobertura, parcelando-a em duas vezes: na época do corte e 15 dias após.
Irrigação: pode ser feita por infiltração ou aspersão, o suficiente, porém, para proporcionar bom desenvolvimento.
Tratos culturais: manter a cultura livre de plantas invasoras pois, além da concorrência, a salsinha perde valor comercial quando cortada juntamente com mato. Fazer escarificação após cada corte.
Principais pragas: lagarta-rosca, lagartas, vaquinhas, pulgões e cochonilhas.
Principais doenças: esclerotínia, septoriose, mancha de Alternaria, mofo-cinzento.
Colheita: inicia-se entre 50 e 70 dias, dependendo do cultivar, fazendo-se nova colheita a cada 30 dias. O corte é feito quando as plantas atingem cerca de 10 cm de talo. Corta-se a planta pela base ou, o que é mais aconselhável, apenas as folhas mais desenvolvidas, assim, a produção será  maior e mais prolongada.
Produtividade normal: 7.000 a 8.000 maços por hectare, que correspondem a 14 a 16 t/ha.
Rotação: hortaliças de outras famílias, milho e leguminosas usadas como adubo verde.
Cebolinha
Resultado de imagem para plantio de cebolinhaDescrição: A cebolinha é uma planta condimentar semelhante à cebola, mas não desenvolve bulbo.  Duas espécies são cultivadas: cebolinha verde ou comum e cebolinha-de-folhas-finas ou galega. A cebolinha verde  possui folhas numerosas, fistulosas, com comprimento variando de 25 a 35 cm e cor verde mais clara do que a galega.  As plantas formam tufos bem fechados com folhas numerosas, finas e cor verde-escura.
Zoneamento agrícola: o cultivo da cebolinha é indicado para regiões de clima ameno, entre 8 e 22C, resistindo ao frio. As variedades do grupo ‘Todo Ano’, no entanto, toleram temperaturas altas. Prefere solos de textura média, ricos em matéria orgânica, bem drenados e com pH entre 6,0 e 6,8.
Época de plantio: o ano todo em regiões de clima ameno; para os demais locais a melhor época é de fevereiro a julho. As variedades do grupo ‘Todo Ano’ podem ser cultivadas no verão.
Cultivares: cebolinha comum – Ano Todo, Evergreen, Bunching, Hanegui, K. Futonegui, Nebukai, N. Hosonegui, White Spear Bunching.
Espaçamento: 0,25 x 0,15 m.
Sementes necessárias: 1,0 a 1,5 kg/ha.
Semeadura/Transplante: a semeadura é feita em canteiros, em sulcos distanciados de 10 cm e com profundidade de 2 a 5 cm, distribuindo-se as sementes em linha contínua. O transplante é feito 30 a 40 dias após a semeadura, em canteiros definitivos, em sulcos com profundidade de 3 a 4 cm, distanciados de 15 a 25 cm entre plantas.
Outra opção é transplantar mudas de touceiras antigas, cortando as folhas acima da gema apical e podando as raízes. Deve-se ter o cuidado de transplantar as mudas à mesma profundidade em que se encontravam. Essa operação deve ser feita, de preferência, de março a julho.
Calagem: aplicar calcário para elevar a saturação por bases do solo até 80%.
Adubação orgânica: aplicar, pelo menos 30 dias antes do transplante das mudas, 40 a 60t/ha de esterco de curral bem curtido ou composto orgânico, que podem ser substituídos por 10 a 15t/ha de esterco de galinha ou 3 a 4,5 T/ha de torta de mamona fermentada sendo, a dose maior, para solos arenosos.
Adubação mineral de plantio: aplicar, pelo menos 10 dias antes do plantio das mudas, 40 kg/ha de N, 160 a 360 kg/ha de P2O5, 80 a 160 kg/ha de K2O e 1 kg/ha de B. A quantidade, maior ou menor, de adubo a ser utilizada depender  das análises de solo e foliar, cultivar empregado e produtividade esperada.
Adubação mineral de cobertura: 120 kg/ha de N e 60 kg/ha de K2O, parcelados em três aplicações, aos 15, 30 e 45 dias após o transplante à medida que vão sendo feitos os cortes, deve-se repetir a adubação de cobertura, parcelando-a em duas vezes: na época do corte e 15 dias após.
Irrigação: pode ser feita por infiltração ou aspersão, o suficiente, porém, para proporcionar bom desenvolvimento.
Tratos culturais: manter a cultura livre de plantas invasoras pois, além da concorrência, a cebolinha perde valor comercial quando cortada juntamente com mato. Fazer escarificações sempre que houver formação de crosta na superfície do canteiro.
Principais pragas: lagarta-rosca, cigarrinhas, pulgões, tripes, minador da folha,  ácaros e cochonilhas.
Principais doenças: requeima, mancha de Alternaria, ferrugem, antracnose, mancha púrpura e míldio.
Colheita: deve ser feita entre 80 e 90 dias após a semeadura, quando as folhas mais velhas ainda estão verdes, arrancando-se a planta ou cortando-se as folhas. Optando-se pelo corte, é possível fazer novas colheitas a cada 50 dias.  O corte é feito entre 10 a 15cm do solo (acima da gema apical).
Para o plantio doméstico, use jardineiras, vasos, garrafa PET, tubos de PVC ou caixinhas de madeira.
Para o plantio de salsinha  jogue uma grande quantidade de sementes, pois as sementes são de baixa germinação e como a sua produção é caseira não haverá problemas. Não se preocupe com o tempo de germinação, nas recomendações do fabricante diz que leva até 15 dias para germinar, mas na verdade pode levar até um mês, então aguente firme. Mas depois a recompensa é uma delicia. 
Para a cebolinha pode ser o mesmo processo de plantio, a germinação é rápida em até 15 dias, mas para o consumo é um pouco mais demorado, pois ela precisa crescer. Outra dica é a utilização de substratos para o plantio, caso não tenha terra e nem esterco, depois é só adquirir um produto orgânico para que você possa fazer as fertirrigações com o próprio regador. Se optar por garrafas pet não esqueça de fazer furos no fundo para poder drenar água.


Fonte:IAC Boletim 200







links:
http://rubenatureza.link>Jardinagem é um prazer que compensa
http://rubenatureza.link>Glossário de hidroponia
http://rubenatureza.link>Fazer Jardim
http://rubenatureza.link>Elixir de alecrim e sálvia
Como  você pode fazer-mussarella-queijo-frescal






http://rubenatureza.link> Inseticidas naturais
http://rubenatureza.link>Cultivo de tomates



















Postagem em destaque

MEDITAÇÃO CRÍSTICA

#MEDITAÇÃO CRÍSTICA. #APRENDA_MEDITAR Ao  meditar, assuma uma postura confortável. P ara obter um estado m...