28 de out. de 2016

MANDIOCA CULTIVO E MANEJO

MANDIOCA CULTIVO E MANEJO






INFORMAÇÕES - CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
 

A #Mandioca, #aipim, #maniva, #macaxeira ou pão de pobre são os diferentes nomes desse tubérculo tipicamente brasileiro e apreciado em todos os cantos do país.
Blog monetizado - Anúncios qualificados by Google Adsense – Grato por permitir anunciar, ao DESATIVAR BLOQUEIOS em seu navegador. Sua visita e compartilhamento é a recompensa pelo esforço de manutençao do blog - Grato!


Essa raiz, essencial na alimentação dos indígenas, conquistou aos poucos um vasto território e diferentes paladares: atualmente é cultivada em todo o mundo.




Possui vitaminas e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B e C. É uma boa fonte de fibras vegetais, que auxiliam no trânsito intestinal. Praticamente não possui gordura, o que é muito positivo para a saúde. Como não possui glúten, possui a vantagem de poder ser consumido pelas pessoas portadoras de doença celíaca. As folhas da mandioca são ricas em provitamina A, vitamina C, ferro, cálcio e proteínas.



Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Euphorbiales
Família: Euphorbiaceae
Gênero: Manihot
Espécie: M. esculenta



A mandioca é uma raiz com alto valor energético (cada 100 gramas possui 150 calorias), com sais minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas do Complexo B.

A mandioca é a base da alimentação de muitas tribos de índios do Brasil. Conforme a região do Brasil a Manihot esculenta possui nomes diferentes: macaxeira, aipim, castelinha, macamba etc.


Originária do Brasil, a mandioca já era cultivada pelos índios, por ocasião da descoberta do país. Foi levada para outros pontos do planeta, principalmente para África, onde constitui, em muitos casos, a base da dieta alimentar.  A cultura da mandioca está estabelecida, mundialmente, entre as latitudes 30º N e 30º S, principalmente nas zonas tropicais das Américas, África e Ásia. 
A mandioca é um alimento, frequentemente a principal fonte de hidratos de carbono, presente quotidianamente nas refeição de cerca de 1 bilhão de pessoas em 105 países, sobretudo nos países em desenvolvimento. 
É a terceira fonte de calorias, depois do arroz e do milho.
Clima
A mandioca é uma planta de origem tropical, nativa do Brasil. O clima ideal para o cultivo da mandioca é um clima quente e úmido, necessitando de temperaturas acima de 18°C para se desenvolver bem.

A mandioca-brava é uma espécie venenosa e não pode ser consumida sem a retirada do veneno.
A farinha de mandioca é muito utilizada na culinária brasileira.
A tapioca, alimento de origem indígena, é produzida com a farinha de mandioca.
O polvillho também é produzido a partir da mandioca.
 


Aprenda a fazer a farinha e o polvilho da mandioca pelo processo artesanal - http://www.rubenatureza.com/2016/10/farinha-de-mandioca.html

O tucupi também é produzido do subproduto do caldo no processamento do polvilho e da farinha. 




Aprenda a fazer o tucupi- http://www.rubenatureza.com/2016/10/receita-de-caldo-de-tucupi.html

A mandioca tem em suas características melhores a parte interna sempre branca e não pode variar para a cor cinza.
A casca varia de branca à rosa e é envolvida por uma fina película da cor marrom e enrugada.
O plantio da mandioca se dá melhor de janeiro a julho quando ocorre o período de safra da mandioca.


Tipos de mandioca
Existem dois tipos comuns de mandioca: 
a doce e a brava.
Na mandioca brava tem uma maior concentração do ácido cianídrico, uma substância que é altamente tóxica para nosso organismo é maior.
Para reduzir os efeitos dessa toxina, a mandioca deve ser cozida ou exposta ao sol.
Por isso, é sempre da mandioca doce com menor quantidade da enzima que faz liberar os ácidos tóxicos é que são feitos a maior parte dos pratos da culinária.
A planta inteira contém dois glicosídeos cianogênicos, linamarina e lotoaustralina. Quando a planta é cortada ou sofre algum dano, uma enzima chamada linamarase decompõem estes glicosídeos, liberando cianeto de hidrogênio (HCN), também chamado de ácido cianídrico ou ácido prússico, uma substância muito tóxica. Assim nem a mandioca, nem suas folhas e ramos devem ser consumidos crus. 
A mandioca mansa pode ser consumida cozida, frita ou transformada em farinha. Suas folhas podem ser utilizadas em refeições cozidas ou fritas depois que as folhas são picadas e lavadas várias vezes.
A mandioca-brava só deve ser utilizada após cuidadoso preparo como farinha e derivados.
A mandioca brava é usada principalmente para a produção de farinha, tapioca e polvilho. Sem problema algum não devendo ser comida crua e possuindo gosto desagradável ao paladar.
Para reduzir o efeito da toxina, a mandioca deve ser cozida ou exposta ao sol.
Por isso, da mandioca doce são feitos a maior parte dos pratos, enquanto a mandioca brava é usada principalmente para a produção de farinha, tapioca e polvilho.

Aprenda a fazer de mandioca e polvilho da forma artesanal- https://www.rubenatureza.com/2016/10/mandioca-fazer-farinha-de-aipim.html
Para saber se a raiz é boa, observe se tem cor uniforme - branca ou amarela, conforme a qualidade, mas nunca cinza. As que apresentam manchas ou estrias escuras ficam com textura lenhosa no cozimento. A polpa também deve ser úmida e a casca tem de soltar com facilidade.

Colheita
A colheita da mandioca pode ocorrer de 6 meses a 3 anos (geralmente de 12 a 18 meses) após o plantio das manivas, dependendo do cultivar e das condições de cultivo.
A mandioca pode ser deixada crescendo no solo até que sua colheita seja necessária -


Reportagem - colheita farinha e volta para casa - Aprenda a fazer num domingo-

FARINHA DE MANDIOCA FEITA NA ROÇA | rubenatureza

28 de out de 2016 - A água contendo a massa de mandioca é colocada dentro de um saco de algodão (quanto mais fino, mas puro será o polvilho) e o saco é ...

Clima
A mandioca é uma planta de origem tropical, nativa do Brasil, e necessita de temperaturas acima de 18°C para se desenvolver bem, sendo que o ideal para o cultivo é um clima quente e úmido.

Luminosidade
A mandioca necessita de boa luminosidade, podendo ser cultivada na sombra parcial ou com luz solar direta.

Solo
A mandioca pode ser cultivada em solos pouco férteis, desde que sejam bem drenados. Solos argilosos pesados e solos compactados não são adequados, pois prejudicam o crescimento das raízes. O mais indicado é o solo permeável, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5 e 6.

compostagem, faça sua própria terra | rubenatureza

24 de jan de 2015 - +compostagem, +húmus, +minhocas,+vermicompostagem. ... compostagem,faça sua própria terra. Existem métodos ... links sobre jardinagem.

LINK PARA PAGINA DE VENDAS HORTA ECOLOGICA - Página de Checkout – HORTICULTURA ORGÂNICA- link para PAGINA CURSO -  HORTA ORGẪNICAEste é um produto digital, você receberá os dados para acessá-lo. via https://go.hotmart.com/W9075650L  na  internet.
https://go.hotmart.com/W9075650L 






















Irrigação
Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. A planta é muito sensível à falta de água durante os cinco primeiros meses de cultivo. Já bem desenvolvidas, as plantas são tolerantes a períodos de seca.

Plantio
O plantio é realizado a partir de pedaços de caule de plantas adultas saudáveis, denominados manivas, com 15 a 25 cm de comprimento e cerca de 2,5 cm de diâmetro. As manivas são colocadas em sulcos ou covas de 5 a 10 cm de profundidade, podendo ser dispostas na posição horizontal, vertical ou obliqua. Fincadas na posição vertical ou inclinadas, as manivas dão origem a plantas cujas raízes serão mais profundas, resultando em uma colheita mais trabalhosa. Dispostas na horizontal, no sentido do sulco, as raízes serão mais superficiais, facilitando a colheita. A vantagem do posicionamento vertical e do inclinado é que a porcentagem de manivas que brotarão é maior que no plantio horizontal, resultando em um maior rendimento por área.

Espaçamento
O espaçamento geralmente recomendado é de 1 m entre as fileiras e 50 a 60 cm entre as plantas, podendo variar com a fertilidade do solo, do clima da região e do cultivar utilizado. Também é recomendado o plantio com fileiras duplas, onde a distância entre os sulcos é alternadamente de 2 m e de 60 cm, isto é, uma distância de 2 m entre duas fileiras e depois 60 cm até a próxima fileira, então 2 m até a seguinte, etc., mantendo 50 a 60 cm entre as plantas de uma mesma fileira.

Sementes
Embora seja uma prática incomum e não seja o procedimento recomendado, a mandioca também pode ser cultivada a partir de sementes extraídas de seus frutos.

Manivas
O costume é cortar as manivas para formar novas mudas apenas quando a colheita for realizada, aproveitando assim os caules das plantas que são arrancadas.
Pode-se também podem ser preparadas mudas em tubetes com substrato para depois do enraizamento serem levadas ao local de plantio, e colocadas em cavas. Esse manejo promete uma melhor produção e por ser controlado mais adequado e livre de pragas.

Tratos culturais
É necessário retirar regularmente plantas invasoras que concorrem com a mandioca por nutrientes e recursos, pelo menos durante os cinco primeiros meses de cultivo.

Poda
Podar as plantas diminui a produção, e é desnecessária, assim sendo evite qualquer poda, a não ser que seja necessária a obtenção de manivas para o plantio em uma época que não corresponda a época da colheita.



 https://cursohortaorganica.com/?ref=W9075650L –
LINK PARA PAGINA DE VENDAS HORTA ECOLOGICA - Página de Checkout – HORTICULTURA ORGÂNICA- link para PAGINA CURSO -  HORTA ORGẪNICAEste é um produto digital, você receberá os dados para acessá-lo. via https://go.hotmart.com/W9075650L  na  internet.
https://go.hotmart.com/W9075650L 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

MEDITAÇÃO CRÍSTICA

#MEDITAÇÃO CRÍSTICA. #APRENDA_MEDITAR Ao  meditar, assuma uma postura confortável. P ara obter um estado m...