PROPRIEDADES MEDICINAIS DA MANDIOCA -
Tendo cuidados especiais com a manipulação e evitando os efeitos tóxicos da planta são possíveis algumas aplicações da mandioca na medicina alternativa.
O uso da mandioca na alimentação é benéfico e uma fonte de calorias e vitaminas e colabora efetivamente no combate à diversas doenças, por ter suas qualidades como cicatrizante, diurética, antisséptica e emoliente.
A Raiz da mandioca
A raiz, que é o que chamamos propriamente de mandioca, é a parte mais consumida da planta. Um alimento de alto valor nutritivo e energético. Cada 100g de mandioca possui cerca de 150 calorias, sendo também rica em sais minerais, como fósforo, ferro e cálcio, vitaminas C e do complexo B, óleos essenciais e proteínas.
A mandioca pode ser usada em tratamentos de:
feridas;
conjuntivite;
diarreia;
desinteria;
inflamações em geral;
cansaço;
insônia;
além de abrir o apetite.
Na alimentação como fonte de calorias
Uso de folhas
O uso das folhas moídas e tostadas servem como complemento alimentar, e fornecem cálcio, ferro e vit. A;A farinha da mandioca pode se usada para amenizar a diarreia;
Enriquece sucos, sopas e outros pratos. É excelente para crianças desnutridas ou qualquer pessoa carente de Nutrientes. Previne grande quantidade de doenças, como as respiratórias, cegueira noturna, vista fraca, manchas da velhice, acne e outros problemas de pele. Promove um belo bronzeado com pouca exposição ao sol, fortalecendo a pele.
Cuidados na manipulação das folhas para o chá
Lave bem as folhas, deixando-as de molho com 2 colheres de sopa de água sanitária por 30 minutos e, após esse tempo deve-se lava-las novamente.
O chá da raiz funciona como calmante e favorece o sono;
Para cicatrizar feridas, utiliza-se a raíz seca como cataplasma.
REMÉDIO CASEIRO PARA MICOSE DE PELE
Um bom remédio caseiro para micose de pele é limpar o local com um caldo preparado com as folhas de aipim.
Ingredientes
3 folhas da aipim
250 ml de água fervente
Modo de preparo:
Adicione as folhas de aipim picadas à água fervente, tape e deixe repousar por 10 minutos. Em seguida, coe e molhe um pedacinho de algodão neste chá e aplique na região afetada cerca de 3 vezes ao dia, após o banho, até a micose desaparecer.
Após passar o chá é normal que a pele fique um pouco ressecada, por isso, recomenda-se hidratá-la com um pouquinho de óleo de amêndoas depois.
A folha da mandioca (Manihot esculenta), possui uma das maiores fontes de vitamina A, aminoácidos e sais minerais encontrados em folhas.
É muito rica em vitamina C, ferro, cálcio e vitamina B2.
A folha da mandioca fresca possui ácido cianídrico, um ácido perigoso que reduz drasticamente com a secagem da folha (desidratação) que deve ser feita na sombra, em varais semelhantes aos de roupas, utilizando-se prendedores como prevenção ao vento. Exponha as folhas por 5 ou 7 dias, observando se não há possibilidade de umidade ou infiltração de água, isso pode causar bolores. Verifique se o agricultor que forneceu a folha utiliza venenos no plantio. Prefira sempre a mandioca produzida organicamente.
Após ser exposta e desidratada à sombra por 5 ou 7 dias a folha da mandioca desidratada deverá ser moída no liquidificador, peneirada e guardada em um vidro bem limpo e seco.
O tempo de validade é de 90 dias.
Pode ser usada para enriquecer sopas e cozidos.
Para ser usada como alimento é necessário fervê-la no mínimo por 15 minutos para garantir a eliminação do ácido cianídrico que é altamente tóxico.
https://cursohortaorganica.com/?ref=W9075650L –
LINK PARA PAGINA DE VENDAS HORTA ECOLOGICA - Página de Checkout – HORTICULTURA ORGÂNICA- link para PAGINA CURSO - HORTA ORGẪNICAEste é um produto digital, você receberá os dados para acessá-lo. via https://go.hotmart.com/W9075650L na internet.
https://go.hotmart.com/W9075650L |
Blog monetizado - Anúncios qualificados by Google Adsense – Grato por permitir anuncios e DESATIVAR BLOQUEIOS em seu navegador. Sua visita e compartilhamento é a recompensa pelo esforço de manutençao do blog - Grato!
Mandioca brava:
A mandioca brava, conhecida em alguns lugares do Brasil apenas como mandioca, possui alta concentração de algumas substâncias tóxicas.
Cuidados a serem tomados com a mandioca brava
A linamarina, que forma o ácido cianídrico por exemplo, pode levar à morte. Por isso, é necessário dar um tratamento especial a esse tipo de mandioca para que ela possa ser consumida. Recomenda-se que a mandioca brava passe por choque térmico ou mecânico para a retirada do veneno.
Atenção: O chá das folhas de aipim é tóxico e por isso não pode ser ingerindo, sendo somente indicado para uso externo.
Mesmo depois que a micose desaparecer, continue passando o chá no local por mais 2 dias, para garantir o sucesso do tratamento.
Links relacionados
https://www.rubenatureza.com/2016/10/mandioca-cultivo-e-manejo_27.html
https://www.rubenatureza.com/2016/10/lenda-da-mandioca.html
https://www.rubenatureza.com/2016/10/mandioca-receitas.html
https://www.rubenatureza.com/2016/10/mandioca-fazer-farinha-de-aipim.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário